Salmo 91

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

O Salmo 91, é repleto de palavras de conforto e esperança escritas em um contexto de guerra, insalubridade e adversidade. Este salmo destaca a promessa de Deus de ser um refúgio e protetor para aqueles que confiam Nele, e suas palavras continuam a ressoar com significado em momentos difíceis ao longo da história.

Salmo 91
Deus oferece refugio e fortaleza | Imagem: Stable Diffusion

Salmo 91:1-2

 

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”

 

Estes versículos estabelecem a ideia de que Deus é um lugar de refúgio para aqueles que O buscam. Em tempos de guerra e incerteza, encontrar segurança e descanso em Deus é fundamental. Você tem procurado esse refúgio? 

 

Salmo 91:3-4

 

“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.”

 

Em um contexto de insalubridade e doenças, que o foi justamente a época de escrita do Salmo, a promessa de proteção contra “a peste perniciosa” assume um significado profundo. Deus é retratado como um cuidador protegendo suas crias sob suas asas, oferecendo segurança e cura.

 

Salmo 91: 5- 6

 

“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

 

Esses versículos falam sobre superar o medo em tempos de guerra e perigo. Deus é a nossa segurança, não importa quando a ameaça se apresenta.

 

Salmo 91:7-8

 

“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.”

 

Este é um testemunho da proteção divina em meio à destruição. Mesmo quando a morte está ao nosso redor, Deus promete nos preservar. As guerras eram muito presentes no contexto da época, e a promessa da proteção divina assumia um sentido muito mais literal. Mas hoje, a promessa ainda continua. 

 

Salmo 91: 9-10

 

“Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”

 

Deus é nosso refúgio inabalável, e a promessa é que Ele nos protegerá de todo mal e praga. Em tempos de guerra e doença, essa promessa traz consolo e esperança.

 

Salmo 91:11-12

 

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”

 

Deus envia Seus anjos para proteger aqueles que confiam Nele, garantindo que não sofram dano algum.

 

Salmo 91:13-14

 

“Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.”

 

Deus dá o poder de superar adversidades Se até leões e serpentes não são provações para àqueles que O amam e conhecem o Seu nome, imagine os problemas do cotidiano?

 

Salmo 91:15-16

 

“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”**

 

Deus promete estar conosco nas horas difíceis, livrando-nos da angústia e concedendo-nos uma vida longa e cheia de Sua salvação.

 

Segurança, paz, proteção e amor. Deus oferece cada uma dessas coisas e só espera que você as aceite. Descanse em suas promessas e ganhe forças para enfrentar as adversidades do dia a dia; 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
débora
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Débora: uma juíza na Bíblia

Existem muitas mulheres fortes e exemplares na Bíblia. Nesse texto vamos explorar a história de Débora, uma juíza corajosa e inspiradora mencionada no livro de

Ler mais »
esdras
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Esdras?

Esdras é uma figura emblemática na história judaica, conhecido por seu papel como escriba e sacerdote durante o período crítico após o retorno dos judeus

Ler mais »
judeia
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como Roma invadiu a Judeia?

Em 63 a.C., Roma invadiu Israel e dominou Jerusalém, lançando o povo judeu em uma era de incertezas e revoltas constantes. Neste artigo, exploraremos o

Ler mais »
samuel
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O chamado de Samuel

A história de Samuel sendo chamado por Deus é uma das narrativas mais tocantes da Bíblia. Encontrada em 1 Samuel 3:1-10, essa passagem revela como

Ler mais »
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O começo da história do Antigo Egito

Erguendo-se firmes e bem preservadas em pleno deserto a oeste do Rio Nilo, as pirâmides egípcias têm fascinado e intrigado a humanidade há milhares de

Ler mais »
adão
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Adão realmente existiu?

A história de Adão, conforme descrita na Bíblia, pode parecer um tanto estranha ao senso comum. Afinal, não vemos nada no mundo real que lembre

Ler mais »