Salmos 46

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

No mundo em que vivemos precisamos de esperança e paz. O Salmo 46, é uma passagem bíblica que oferece consolo e inspiração em momentos de angústia e incerteza. Mesmo com apenas 11 versículos, ele nos convida a descansar nos braços daquele que é nosso refúgio.

 

Vamos juntos meditar nas palavras dessa linda promessa? 

Salmo 46
Deus oferece consolo e refúgio | Foto: Pexels

Salmos 46:1

 

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

 

O salmo inicia com uma das afirmações mais importantes da Bíblia. Deus é descrito como nosso refúgio, nossa proteção em momentos difíceis. Ele está sempre presente quando enfrentamos angústias e desafios.

 

Um grande exemplo dessa verdade é um dos grandes salmistas bíblicos, o rei Davi. Apesar de próspero, passou por diversas dificuldades e por momentos de solidão, mas Deus não o abandonou e ofereceu refúgio a todo momento. 

 

Salmos 46:2-3

 

“Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”

 

Estes versículos nos lembram que, com Deus como nosso refúgio, não há razão para temer mesmo diante de circunstâncias aparentemente impossíveis. Seja terremotos, inundações ou qualquer outra calamidade, Deus é nossa segurança.

 

Para nós hoje, as águas do mar podem não fazer tanto sentido, mas o exemplo é fixo para qualquer problema que possa surgir em nossa vida. As tempestades no trabalho, vida familiar, pessoal e etc. 

 

Salmos 46:4

 

“Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.”

 

Este é o simbolismo da paz que encontramos em Deus. Quando estamos em sua presença sentimos alegria, esperança e calma. 

 

Salmos 46:5-6

 

“Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.”

 

Deus não apenas está presente, mas também é poderoso. Ele permanece firme, mesmo quando o mundo ao nosso redor parece estar em caos. Sua voz é capaz de trazer ordem e calma à criação.

 

Para você pode não fazer sentido, por não ouvir a voz de forma clara. Mas você tem o procurado da forma correta? Ele está disponível a todo momento, mas é preciso encontrá-lo. 

 

Salmos 46:7

 

“O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

 

Assim como no primeiro versos este versículo reitera a ideia de que Deus é nosso refúgio e protetor. O título “Senhor dos Exércitos” destaca Sua soberania sobre todas as coisas e nos assegura de que não estamos sozinhos em nossas lutas.

 

Esse ponto é tão importante para o salmista que ele o repete também ao fim do capítulo, no versículo 11, onde ele diz mais uma vez: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

 

Salmos 46:8 

 

“Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!”

 

Nós somos convidados a refletir sobre as maravilhas de Deus.Ele é o autor da criação e da redenção, e suas obras são dignas de admiração.

 

Lembre-se do que Deus já fez por você. Embora a luta de agora possa ser grande, tenho certeza que Ele já lhe concedeu a vitória em outros momentos. Se agarre a esse promessa e tenha plena certeza de que Ele ainda tem milhares de maravilhas separadas para você. 

 

Salmos 46:9-10

 

“Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.”

 

Para esses dias, esses versículos podem ser o que falam mais alto. Estamos rodeados por guerras, dor e fome, mas estes versículos expressam a promessa de que Deus trará paz e justiça ao mundo. Ele tem o poder de pôr fim à guerra e de ser exaltado sobre todas as nações. 

 

Apesar de parecer difícil, esse texto nos lembra que devemos encontrar tranquilidade em Sua soberania. Esse é nosso desafio, e deve ser nosso desejo, encontrar paz naquele que a oferece. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

17 respostas

  1. Professor Rodrigo, que a PAZ seja contigo. Que bela reflexão. Veio no momento certo em minha vida. Como o próprio salmista diz.

  2. Amém! Assim eu creio.
    Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos de acordo com o seu poder que atua em nós!

  3. Como é maravilhoso saber que D’us é o nosso refúgio, nossa fortaleza e que n’ELE estamos seguros! Assim podemos nos aquietar.

  4. Como diz em Jeremias 33,;11
    Dêem graças ao Senhor Deus todo poderoso porque Ele é Bom e sua misericórdia dura para sempre.
    Aleluias 🙌🙏

  5. Muito obrigada Pastor Rodrigo Silva, por essa palavra muito abençoada e esclarecedora e com unção !
    Deus continue de abençoando mais e mais.

  6. Essa palavra foi uma benção na minha vida ela veio na horas que estava precisando , fico encantada com nosso Deus cuida tremendamente da gente. Obrigada Pastor Rodrigo Silva
    Que Deus abençoe a sua vida.

  7. Amo saber o siguificado de cada versos do salmo 46 porquê as vezes
    Nós vamos repetindo mas sem muito saber a profundidade do salmo.
    Essas palavras são uma bênção para
    Acalmar nossos coraçoes aflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Vamos passear em Jerusalém?

Você já visitou Jerusalém? Tem esse desejo? No meu canal, Rodrigo Silva Arqueologia, tenho um tour especial para você que tem esse sonho, vou levá-los

Ler mais »
provérbios
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Os provérbios dos sábios

O livro de Provérbios está na Bíblia Sagrada, no antigo testamento, logo após o livro de Salmos. Nele, encontramos conselhos que podem alterar o curso

Ler mais »
Cristo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Jesus nasceu antes de Cristo?

Vamos explorar algumas questões que frequentemente surgem quando se trata do nascimento de Jesus, especialmente a dúvida sobre quando exatamente ocorreu. Neste texto, vou focar

Ler mais »
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
semeador
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Parábola do Semeador

A Parábola do Semeador, compartilhada por Jesus em Mateus 13, é uma narrativa rica em metáforas que revelam profundos ensinamentos espirituais. Vamos explorar os elementos

Ler mais »