Profetas Maiores

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Os Profetas Maiores são cinco livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Eles contêm as profecias e mensagens de quatro dos profetas mais conhecidos e importantes do Antigo Testamento. Essas profecias incluem advertências, conselhos e promessas relacionadas ao futuro de Israel e à vinda do Messias.

profetas maiores
Imagem: Pexels

Isaías 

O livro de Isaías foi escrito em um período em que o povo de Israel estava trilhando um caminho completamente distante do que Deus havia ordenado. Ele oferece uma mensagem de arrependimento e preparo para os acontecimentos futuros.

 

Esse livro também profetiza a vinda de Jesus, o apontando como messias e salvador. Esse livro de 66 capítulos, oferece em suas páginas a certeza da soberania de Deus e como nosso propósito deve ser segui-lo. 

 

Jeremias

O livro de Jeremias é um convite para o povo voltar aos braços de Deus. Em suas passagens são encontradas advertências ao povo, quais as consequências dos erros cometidos e o constante alerta para que os mandamentos fossem seguidos.

 

Jeremias também fala sobre a futura destruição de Israel e como isso só não tinha acontecido antes porque Deus havia sido misericordioso.  

 

Lamentações 

O livro de Lamentações também foi escrito pelo profeta Jeremias. existe uma discussão porque o livro registra cantos fúnebres e lamentações que se encaixam nos livros poéticos. 

 

De qualquer forma, nesse livro, Jeremias sofre pelo povo, pela destruição de Jerusalém, pela fome, pelas tragédias. Todas consequências do distanciamento do povo de Deus. 

 

Ezequiel

“E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.”

 

É assim que começa o livro de Ezequiel. Deus revelou ao profeta visões sobre o futuro de Israel e o instruiu a compartilhar esses alertas para com o povo. 

Daniel

Encerrando a seleção de profetas maiores temos o livro de Daniel. A história conhecida do homem que foi levado cativo à Babilônia, jogado na cova dos leões e que os amigos foram jogados na fornalha, estão nesse livro. 

 

Além disso, esse livro aponta um vislumbre do futuro para os nossos dias, ao contrário dos outros que profetizavam para o próprio povo. Daniel 2 e 8 apresentam profecias que são estudadas até hoje. 

 

Continue estudando

O impacto dos profetas ecoa do passado ao futuro. Estudar seus livros e mensagens é de extrema importância para estarmos preparados para o que nos espera. 

 

Todos os livros dos profetas maiores já estão disponíveis para estudo no curso A Bíblia Comentada.

 

Clique aqui e inscreva-se. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Uma resposta

  1. Sua, explicações é simplesmente maravilhoso, eu tenho muita vontade de fazer seus cursos, porém meus recursos financeiros não me permite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
páscoa
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Festa da Páscoa

A Festa da Páscoa é uma das festas mais significativas do calendário religioso judaico. Instituída por Deus, essa festa tem um propósito especial e é

Ler mais »
tempo
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O tempo nos dias antigos

Nos dias de Jesus, o conceito de tempo era muito diferente do que estamos acostumados hoje. Vamos explorar como os antigos lidavam com a contagem

Ler mais »
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
débora
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Débora: uma juíza na Bíblia

Existem muitas mulheres fortes e exemplares na Bíblia. Nesse texto vamos explorar a história de Débora, uma juíza corajosa e inspiradora mencionada no livro de

Ler mais »
histórias
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Outras histórias de Cafarnaum

Cafarnaum, uma cidade que desempenhou um papel significativo nos relatos bíblicos, guarda segredos e histórias fascinantes que estão sendo desenterrados por arqueólogos e historiadores. Vamos

Ler mais »