Pentateuco

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A Bíblia Sagrada é um livro inspirado por Deus, tanto por suas histórias e ensinamentos, quanto por sua organização. Além de ser dividida entre Antigo e Novo Testamento, contando sobre a história do povo de Israel antes e depois do nascimento de Jesus, ela ainda separa os livros em subdivisões descritivas que nos ajudam a compreender melhor as escrituras. 

 

Estudaremos cada uma delas separadamente, para que não fique dúvida sobre suas características. Vamos começar com a primeira divisão: o Pentateuco. 

pentateuco
Primeiros cinco livros da Bíblia | Imagem: Pexels

Pentateuco

O Pentateuco é formado pelos primeiros cinco livros da Bíblia e tem autoria de Moisés ao ser inspirado por Deus. Esses livros tem participação fundamental na cultura judaica, sendo chamada de Torah ou Livro da Lei. No passado, os meninos judeus ingressavam na escola aos seis 6 e até os 10 já tinha todos os textos  do Pentateuco decorados.

 

Os livros que fazem parte dessa subdivisão são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 

 

Gênesis

O Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e, consequentemente, o primeiro do pentateuco também. A sua narrativa passa por diversas fases e histórias diferentes, contando principalmente os relatos dos patriarcas do povo de Israel. 

 

O livro de Gênesis tem 50 capítulos e nele você pode encontrar:

 

O relato da criação

– A queda do homem;

– O dilúvio;

– Torre de Babel;

– Os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó;

– A história de José.

 

Esse livro oferece um primeiro panorama interessante para a leitura da Bíblia e uma introdução perfeita para o Antigo Testamento.

 

Exôdo

O segundo livro é o do Êxodo, que quer dizer emigração, basicamente o que o livro relata durante toda a sua narrativa. Ao fim de Gênesis, vemos que o povo de Israel se estabeleceu no Egito e está ficando próspero, o que não agrada o governo egipcio. Assim os Israelitas são escravizados.

 

O livro, de 40 capítulos, segue a jornada de libertação do povo e seu caminho pelo deserto. Nele você também encontra:

 

– A história de Moisés;

– As 10 pragas do Egito;

– Abertura do Mar Vermelho;

– Os 10 mandamentos;

– Milagre do Maná;

– Construção do Tabernáculo;

 

Existem muitas outras histórias dentro desse livro, e Deus está em contato constante com seu povo, os ajudando durante a travessia no deserto.

 

Levítico

O livro de Levítico carrega o nome de uma das 12 tribos do povo de Israel, a tribo de Levi, responsáveis pela espiritualidade do povo. Assim, suas funções incluíam o sacerdócio do templo e o direcionamento do povo na adoração a Deus. 

 

Esse livro serve como um “manual” para os levitas, bem como para todo o povo, com diversas instruções e regras que devem ser seguidas. 

 

São 27 capítulos com instruções sobre:

 

– Ofertas, sacrifícios e holocaustos;

– Animais puros e impuros (que podem ou não ser comidos);

– Deveres do sacerdote;

– As festas que deveriam ser celebradas.

 

Essas instruções apenas demonstram como Deus é um Deus de ordem. Ele preza pelo bem estar dos seus filhos e por isso deixou instruções a serem seguidas. 

 

Números

O livro de Números inicia seu registro com o que faz referência a seu título, pois Deus pede a Moisés que realize o censo  do povo, assim enumerando os filhos de Israel. Além disso, ele conta sobre diversas experiências do povo ao peregrinar por 40 anos no deserto.

 

Nos 36 capítulos você encontra histórias sobre:

 

– O censo;

– A falta de confiança de Israel;

– A benevolência de Deus;

– Relatos de guerras;

– A preparação para entrar na terra prometida.

 

Esse livro conta sobre um período difícil de Israel, mas mostra também como Deus nunca abandona seus filhos.

 

Deuteronômio

O título de Deuteronômio significa “repetição da lei” ou “segunda lei”, então já é possível compreender um pouco do que é falado. Além disso, ele relata as últimas palavras de Moisés para seu povo, antes que eles entrem na terra prometida, sendo guiados por Josué. 

 

Ao todo são 34 capítulos que nos falam sobre:

 

– 1°, 2°, 3° e 4° discursos de Moisés;

– Espias em Canaã;

– A terra prometida;

– Leis sobre obediência, culto, dízimos e etc.;

– A aliança de Deus com o povo;

– Morte de Moisés.

 

Esse livro encerra a participação de Moisés na história, como o líder do povo de Israel. 

 

O Pentateuco nos permite ter um primeiro vislumbre da organização do povo de Israel e isso impacta na compreensão de toda a Bíblia, por isso é muito importante que você comece pelo começo.

 

Estude a Bíblia

Se você encontra dificuldades para o estudo da Bíblia e se sente perdido em seus textos, nós podemos lhe ajudar com o curso “ A Bíblia Comentada”. São aulas direcionadas e práticas para que você se aprofunde na Bíblia de uma forma única. 

 

Sabe qual o melhor? Todos os livros do Pentateuco já estão no curso! 

 

Comece hoje mesmo essa experiência! Clique aqui e faça isso agora!

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Uma resposta

  1. E sempre um grande aprendizado ler os artigos publicado pelo Dr. Rodrigo Silva, pois além de incentivar-nos a conhecer melhor o autor de toda criação, também ajuda-nos a crescer como ser humano. Deus te abençoe Dr. Rodrigo Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
textos sagrados
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Quem escondeu os textos sagrados?

Nos tempos bíblicos, esconder objetos sagrados diante de ameaças iminentes não era incomum. Em 2 Crônicas 34:14-30, lemos sobre o momento em que Hilquias encontrou

Ler mais »
profetas menores
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Profetas Menores – Parte 2

Os livros dos Profetas Menores são uma coleção de escritos de profetas distintos. Apesar do nome, essas obras possuem uma importância significativa, e o termo

Ler mais »
a batalha de gog e magog
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
A batalha de Gog e Magog

Falar sobre Gog e Magog é apenas uma degustação—espera, essa palavra não é bem adequada. É mais como uma prévia. Hoje, estamos oferecendo um vislumbre

Ler mais »
silas
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Silas na Bíblia?

Silas, uma figura talvez não tão conhecida quanto Paulo ou Pedro, desempenhou, no entanto, um papel crucial nos dias iniciais do cristianismo. Sua jornada ao

Ler mais »
lei
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O principal mandamento da Lei

Nos Evangelhos, há um momento crucial em que um doutor da lei se aproxima de Jesus com uma pergunta desafiadora: “Qual é o principal mandamento

Ler mais »
débora
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Débora: uma juíza na Bíblia

Existem muitas mulheres fortes e exemplares na Bíblia. Nesse texto vamos explorar a história de Débora, uma juíza corajosa e inspiradora mencionada no livro de

Ler mais »