Os Dez Mandamentos – parte 1

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Em Êxodo 20 nós somos apresentados aos Dez Mandamentos. Com certeza você já ouviu sobre eles e talvez até os tenha decorado, mas percebeu que existe uma separação temática entre os mandamentos?

 

Eles são basicamente divididos em duas partes: leis relacionadas a Deus e leis relacionadas ao próximo. Mas não despreze nenhuma das partes, o cumprimento de todos os mandamentos agrada a Deus e é necessário.


Nesse texto você vai aprender sobre os quatro primeiros mandamentos, que estão inteiramente direcionados ao nosso relacionamento com Deus. 

 

Na bíblia encontramos os dez mandamentos
A Bíblia apresenta os Dez Mandamentos em Êxodo 20. Foto: Freepik

“Não terás outros deuses diante de mim” – Êxodo 20:3

O primeiro mandamento é bem autoexplicativo, e faz referência ao que Deus espera de nós. Sendo nosso Pai e Criador, Ele espera que nossa adoração seja voltada de forma exclusiva a Ele. 

 

Existem exemplos do descumprimento dessa lei na Bíblia. Em I Reis 17 e 18, lemos a história de Elias e seu confronto com Acabe, o rei da época. Durante seu reinado, Acabe ocupou altares com outros deuses e por isso a terra foi castigada com três anos e meio de seca. Apenas após a intervenção do profeta Elias e do reconhecimento por todos de que nosso Deus era o único Deus, voltou a cair chuva. 

 

Não devemos ter outros deuses, porque o Deus criador é o único.

 

“Não farás para ti imagens de escultura”- Êxodo 20:4

Ao escrever esse mandamento, Deus condena a adoração a imagens e ídolos de qualquer forma. Nos tempos antigos era fácil decidir o erro, pois a adoração a estátuas e outras imagens era literal, mas, hoje, o dinheiro, a fama, e outras inclinações, podem agir como ídolos se prestarmos mais atenção nesses pontos do que em Deus.  

 

O povo de Israel falhou ao cumprir esse mandamento, ainda quando peregrinava no deserto. Êxodo 32 relata que, enquanto Moisés estava no monte falando com Deus, o povo teve medo e recorreu à adoração de ídolos. Com o ouro que tinham, formaram um bezerro e o adoraram. Deus viu o povo e decidiu condená-lo, mas Moisés interferiu e clamou por misericórdia. Mais uma vez, Deus perdoou o seu povo. 

 

Deus pede que não adoremos a ídolos porque nossa confiança deve estar somente nEle. O povo adorou a um ídolo porque eles tiveram medo, não acreditaram no poder de Deus. 

 

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” – Êxodo 20:7

Usar de forma indevida o nome do Deus Pai, do Filho ou do Espírito Santo, é também considerado um grande pecado. Sempre que um desses nomes é mencionado, deve ser feito com reverência e em forma de adoração. Deus se alegra quando somos respeitosos e gratos através da nossa fala.

 

Além disso, a linguagem vulgar e profana também é pecado, e fere a Deus. De forma simplificada: “a boca fala do que o coração está cheio”. Utilize a sua boca como forma de abençoar os outros e não de maldizer. 

 

“Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”- Êxodo 20:8

O último dos primeiros quatro mandamentos faz referência ao sétimo dia da criação. Ao terminar toda a sua obra, Deus separou o sétimo dia, o abençoou e santificou, para podermos usar essas 24 horas para lembrar do seu poder, sua bondade, amor, e para que o adoremos em espírito e verdade. 

 

“Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor, os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:10,11

 

Como comentado inicialmente, os quatro primeiros mandamentos fazem referência direta à forma como nos relacionamos com Deus. O cumprimento dessas leis é de suma importância para uma vida feliz, afinal, quando estamos com Deus somos mais felizes. 

 

A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva

Ficou com alguma dúvida ou tem curiosidade sobre esse tema? O curso A Bíblia Comentada é para você! Nele, eu te apresento a Bíblia de uma forma que você nunca viu, saindo do conhecimento superficial e trazendo explicações concretas e firmes sobre as passagens bíblicas. 

 

Para conhecer o curso e tirar suas dúvidas clique em saiba mais

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

4 respostas

  1. Dr Rodrigo , parabéns pelas belas explicações!!
    Peço ao PAI que continue lhe abençoando para levar a VERDADE a todos aqueles q ainda tem dúvida sobre o CRIADOR!!!

  2. Gosto muito das explicações do professor Rodrigo Silva, homem abençoado por Deus com tanto conhecimento da PALAVRA de Deus!
    Deus o abençoe cada vez mais e que este conhecimento alcance mais outras pessoas para honra e glória do senhor Jesus, Amém!

  3. Sem dúvida nenhuma, Deus é maravilhoso por ter nos presenteado com os Dez Mandamentos… E por muito mais! E também por muito ter abençoado o professor Rodrigo Silva e suas aulas, suas explicações e seu vasto conhecimento… Nós ganhamos com essa benção também! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
lamparinas
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As lamparinas

No Museu de Arqueologia Bíblica é possível encontrar artefatos de diversas épocas, e um tipo de artefato que se repete em diversos momentos é a

Ler mais »
brisa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Encontrando Deus na Brisa Suave

Na agitada narrativa de 1 Reis 19, somos levados a um episódio intrigante na vida do profeta Elias, que transcende a tumultuada experiência anterior no

Ler mais »
dopamina
Novidades
Equipe Rodrigo Silva
Dopamina e Fé

Está disponível mais um vídeo no canal do Youtube, com nossa conversa semanal sobre diversos temas que envolvem a Bíblia, teologia, religião, arqueologia e muito

Ler mais »
jovem
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O tesouro do jovem rico

Ao mergulharmos na narrativa bíblica, encontramos um episódio intrigante e esclarecedor que nos leva a refletir sobre as prioridades da vida e a verdadeira riqueza

Ler mais »
talentos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Parábola dos Talentos

Na Bíblia Sagrada, encontramos inúmeras histórias e ensinamentos que vão além dos séculos, oferecendo-nos orientações valiosas para nossa jornada espiritual. Uma dessas poderosas parábolas é

Ler mais »
magos
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem eram os Reis Magos?

Os magos que visitaram Jesus eram homens sábios provenientes do Oriente (Mt 2.1), uma referência que pode apontar para a Pérsia, Arábia ou Caldéia. Seu

Ler mais »