Onde fica o Reservatório de Siloé?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

O Reservatório de Siloé, também conhecido como Piscina ou Tanque de Siloé, é um local dos tempos bíblicos, mencionado no Evangelho de João, no Novo Testamento. De acordo com o relato das Escrituras Sagradas, Jesus curou um homem cego nesse tanque histórico. 

Mas, afinal, onde ele fica? E esse cego, por que foi curado justamente ali?

 

reservatório de siloé
O Reservatório de Siloé fica em Jerusalém. | Foto: Unsplash.

Onde fica o Tanque de Siloé?

O Tanque de Siloé está localizado na parte oriental de Jerusalém, próximo à cidade de Davi. É uma piscina de água doce que, nos tempos bíblicos, provavelmente era uma importante fonte de água para os habitantes da região.

 

A localização exata da piscina foi descoberta há cerca de vinte anos, quando um cano que direcionava água para a cidade estourou e teve que ser reparado. Durante as escavações para chegar ao cano e resolver o problemas, umas escadarias históricas foram encontradas. Logo após, descobriu-se que tratavam-se das ruínas do Tanque de Siloé.

 

Hoje, o local é visitado por muitos turistas e serve como mais uma prova de que as histórias bíblicas são reais e de que Jesus passou por lá. Eu fui até conhecer de perto e mostrei tudo para vocês no episódio “O Tanque de Siloé”, do programa Evidências.

 

Reservatórios abaixo do Tanque de Siloé 

Na época do Antigo Testamento, já havia um outro reservatório no mesmo local, do tempo do rei Ezequias e depois do rei Herodes, um em cima do outro.

 

No reinado de Ezequias, por exemplo, era muito importante defender a cidade dos assírios e outros invasores. Portanto, construir um muro em volta do local era necessário, porém as pessoas também precisam de água para sobreviver. 

 

Assim, criaram um túnel da fonte de Giom até um reservatório dentro da muralha de Jerusalém, que serviu como local de purificação para muitas pessoas e peregrinos que, em seguida, iam até o templo alguns metros dali.

 

O que a Bíblia Sagrada nos diz sobre o Tanque de Siloé? 

A palavra Siloé, que vem do termo Shiloah, em hebraico, significa “enviado” ou “conduzido”. No Evangelho de João 9, encontramos o relato sobre esse local e o milagre que Jesus fez ali. Ler esse capítulo é emocionante para mim, então, que tal fazermos isso juntos?

 

“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestassem nele as obras de Deus.

 

É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” – João 9:1-7

 

O texto acima nos dá diversas reflexões interessantes!

 

Maldição hereditária. Será? 

Por exemplo, logo no início os discípulos de Cristo perguntam a ele se os pais do cego pegaram, pois ele tinha deficiência visual. Naquela época, qualquer tipo de deficiência física era considerada maldição hereditária, ou seja, se o seu pai tivesse feito algo errado, você teria nascido com algo também. 

 

Basicamente, é o mesmo que pensar como o ditado popular: “filho de peixe, peixinho é.” Será mesmo? Não! Afinal, o próprio filho de Deus respondeu que nem ele, nem os pais pecaram, mas que aquela situação seria para honra e glória de Deus.

 

O mergulho da purificação 

Depois do cativeiro da Babilônia, mais ou menos a partir do segundo século antes de Cristo, os judeus inauguraram uma prática religiosa chamada Tevilá, que consistia em mergulhar nas águas para se purificar antes de alguma oferenda ou apresentar-se diante de Deus. Foi justamente nessa época, em meio a essas festividades, que Jesus veio da Galileia para Jerusalém e curou o cego.

 

A transgressão do sábado 

Outro ponto é que tudo isso ocorreu no sábado, justamente o dia sagrado em que não era permitido trabalhar e não produzir barro. Depois do período babilônico, o povo teve muito medo de sofrer novamente e, por isso, criou regras rigorosas em cima das leis de Deus para se proteger. Era como se eles tivessem feito um muro de proteção ao redor deles. Quais eram essas regras?

 

Havia várias delas, como, por exemplo, não olhar no espelho, não subir em árvore ou não cuspir no chão. Essa última, era justificada da seguinte forma: se um homem trabalha fazendo vasos e materiais de barro cuspir no chão ele irá produzir lodo, que por sua vez é o mesmo que produzir barro. Dessa forma, ele estaria trabalhando.

 

Jesus, portanto, veio quebrar esse estigma do sábado. Contudo, atenção, há um detalhe importante! Ele não infringiu a lei de Deus sobre guardar o sábado, conforme os mandamentos, mas sim a tradição que o povo havia criado acerca das leis do Senhor.

 

Jesus transgrediu o sábado em dois momentos, segundo a lei dos judeus. Primeiro, ao cuspir no chão e quebrar a regra dos regulamentos do Shabat, criada pelos judeus. Segundo, por ter curado um homem no sábado.

 

Por que Jesus curou o cego no Tanque de Siloé? 

Conforme lemos em João 9:1-7, Jesus curou um homem cego no Tanque de Siloé e, apesar de não sabermos o motivo específico, há algumas possibilidades:

 

  • Simbolismo: A piscina de Siloé era um local de águas purificadas, onde as pessoas se limpavam antes de ir ao templo. Portanto, a escolha desse local pode ter um significado relacionado à purificação espiritual e à visão não apenas física, mas espiritual, que Jesus concedeu ao cego;
  • Testemunho público: O local era bastante movimentado e, ao curar o homem cego, Jesus poderia atrair um público maior para ver o milagre acontecer;
  • Confronto com a tradição religiosa: A cura foi realizada no sábado e, conforme mencionei acima, quebrou com a tradição das autoridades religiosas da época.

 

Estude a Bíblia Sagrada comigo!

A Bíblia comentada com Rodrigo Silva é um curso completo, no qual eu e você estudamos juntos o que esses textos podem nos ensinar sobre vida, fé, carreira, família, amor e tantos outros variados assuntos. Assim como a localização do Reservatório de Siloé, há vários outros detalhes nas Escrituras Sagradas que nos revelam os milagres de Jesus Cristo.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

26 respostas

  1. Muito obrigado por esse momento de comunhão e conhecimento, e que o nosso Senhor nos capacite a cada dia mais e mais.
    Obrigado a vc Rodrigo e a sua equipe.

  2. A paz do Senhor Jesus, gostaria de ter o prazer de aprender mais sobre a Bíblia com o Dr Rodrigo, desde já agradeço, que Deus continue abençoando o senhor e toda sua equipe

    1. Como é bom saber disso, Diva! Você pode ter conteúdos completos de estudo no curso A Bíblia Comentada. https://www.rodrigosilva.site/?utm_source=adwords&utm_campaing=rede_pesquisa&utm_medium=rodrigo_silva&utm_content=resposive&gad=1&gclid=EAIaIQobChMIns6F_6DX_gIVQS-tBh2t3warEAAYASABEgJzlfD_BwE

      Ou você pode acompanhar os conteúdos aqui do blog, do canal do youtube: Rodrigo Silva Arqueologia, e o instagram: @rodrigosilvaarqueorlogia

  3. Tudo que tenho aprendido com professor Rodrigo tem edificado extremamente a minha vida.
    Meu conhecimento da palavra de Deus tem aumentado e adquirido muito mais qualidade através de seus ensinamentos.
    Gostaria que me explicasse mais sobre o uso do cuspe na cura do cego.

  4. Eu gostaria muito de participar, mas estou desempregado e numa grande provação, Deus é comigo e até aqui nada faltou para minha família.

  5. Maravilha ver a forma como Deus deixou sinais da presença de Jesus aqui na terra e a veracidade da Biblia. E como usa pessoas com Rodrigo Silva.

  6. Eu amo saber coisas de Jerusalém a Terra em que Jesus nasceu , ou melhor o
    Lugar onde meu Senhor e Salvador nasceu, viveu e morreu por mim e por todos que amam ou amarem a Sua Palavra, a Sua verdade , os Seus mandamentos e obedecerem o IDE , a todas as nações, tribos, nações e línguas.Eu amo meu Jesus infinitamente porisso amo tudo que fala Dele, do Seu nascimento, da Sua infância, das suas curas , dos seus milagres e da Sua bondade para com as pessoas que O seguiam !!!

  7. Vc Pastor Rodrigo é uma benção na vida de todos q estudam e aprendem com contigo Deus te abençoe sempre!!!vc e ungido por Deus pra ensinar as bençãos de Deus pra todos nós obrigada!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
profetas menores
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Profetas Menores – Parte 2

Os livros dos Profetas Menores são uma coleção de escritos de profetas distintos. Apesar do nome, essas obras possuem uma importância significativa, e o termo

Ler mais »
casa de pedro
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Casa de Pedro

A história da casa de Pedro é uma jornada fascinante que nos leva às raízes do cristianismo e revela como um local simples se tornou

Ler mais »
mateus 24
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O que Mateus 24 diz?

Em Mateus 24, encontramos Jesus falando sobre o futuro com clareza e profundidade surpreendentes. Conhecido como o Discurso do Monte das Oliveiras, pois Jesus o

Ler mais »
sidom
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A trágica história de Sidom

Sidom, um nome sinônimo de força e fortaleza, possui um passado marcante que se entrelaça com o tecido das antigas profecias e as lutas políticas

Ler mais »
pai nosso
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Oração do Pai Nosso

A oração do Pai Nosso talvez seja uma das passagens mais repetidas da Bíblia. Encontrada no livro de Mateus 6:9-13, sua importância vai além de

Ler mais »
revelações
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Apocalipse: Revelações de João

O Livro do Apocalipse, também conhecido como livro das Revelações, é um dos textos mais enigmáticos e fascinantes da Bíblia Sagrada. Escrito por João, este

Ler mais »