Livros Poéticos

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Uma das muitas divisões entres os livros da Bíblia são os livros poéticos. Como o próprio nome indica, esses livros tem uma característica literária poética, trazendo em seus versos uma estrutura que reforça essa nomenclatura.

 

Cinco livros fazem parte dessa divisão. São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares (ou Cânticos). Vamos conhecê-los. 

poéticos
Cinco livros fazem parte dos poéticos | Imagem: Pexels

O livro de Jó é muito conhecido e pode parecer estranho que ele esteja na classificação poética, uma vez que conta a história de um homem justo que foi posto à prova. Ainda assim, ele foi quase inteiramente escrito em uma linguagem poética, contando com prólogo e epílogo em prosa. 

 

A história do livro tem muito a nos ensinar. Em meio aos pensamentos do personagem principal também somos levados a questionar o plano de Deus para a nossa vida e compreender qual nosso papel em meio a batalha cósmica que acontece ao nosso redor. 

 

São 41 capítulos que expressam a grandeza de Deus. 

 

Salmos 

O livro de Salmos é uma coletânea de louvor do povo de Israel. Todos os textos ali registrados na verdade são hinos que eram entoados juntamente com saltérios, harpas e danças, assim como é dito no Salmo 150. 

 

Existem diversos Salmos de exortação, clamor, adoração, súplica e muitos outros temas. As passagens nos levam a entender como Deus é misericordioso e se faz presente mesmo em meio a angústia. 

 

Esse livro aponta que o louvor refrigera a alma e acalma o coração aflito. 

 

Provérbios

Com grande parte sendo de autoria de Salomão, o rei mais sábio que já existiu, o livro de Provérbios nos leva a refletir sobre diversos pontos da vida. Os versos escritos refletem a importância de ter uma vida em concordância com o que Deus manda.

 

A sabedoria contida no livro fala sobre a importância do tempo, do cuidado pessoal, do cuidado com o próximo e dá dicas de como viver o melhor da vida. 

 

Eclesiastes

Seguindo a ideia do livro de Provérbios,  Eclesiastes faz questionamentos buscando o propósito da vida. Além disso, ele mostra que a sabedoria é a melhor forma de viver nessa terra. 

 

O texto é escrito como um relato de alguém que pega exemplos da própria vida para ensinar lições por meio dos erros e acertos cometidos ao longo da sua jornada.  

 

Cantares

O livro de Cantares foge um pouco da proposta dos livros que os antecedem, pois nele lemos sobre cânticos de amor entre um homem e sua esposa, sendo escrito também por Salomão.

 

Ele passa por todo o caminho do relacionamento, do namoro ao casamento. Esse livro é uma celebração ao amor e demonstra como Deus cuida de seus filhos.

 

Estude mais

 

Os livros poéticos já estão disponíveis para estudo no curso A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva. 

 

Clique aqui e saiba como participar. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Natal
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Reflexão de Natal

O Natal, é motivo de felicidade, para alguns, é um momento esperado, enquanto para outros, acentua os sentimentos de depressão. Até pessoas que não têm

Ler mais »
máscara
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Máscara Mortuária Egípcia

Uma cultura dos egípcios que pode lançar luz sobre alguns textos da Bíblia é a Máscara Mortuária Egípcia. O objeto que pode ser encontrado no

Ler mais »
louvor
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 150: o poder do louvor

O Salmo 150 é uma composição poética que nos convida a refletir sobre o significado do louvor a Deus. Em suas seis curtas estrofes, o

Ler mais »
brisa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Encontrando Deus na Brisa Suave

Na agitada narrativa de 1 Reis 19, somos levados a um episódio intrigante na vida do profeta Elias, que transcende a tumultuada experiência anterior no

Ler mais »
semeador
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Parábola do Semeador

A Parábola do Semeador, compartilhada por Jesus em Mateus 13, é uma narrativa rica em metáforas que revelam profundos ensinamentos espirituais. Vamos explorar os elementos

Ler mais »
Artefatos
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como são datados os artefatos

Ao adentrarmos o fascinante universo da datação de artefatos históricos, somos confrontados com perguntas que permeiam as mentes curiosas. Uma delas, frequentemente indagada, busca desvendar

Ler mais »