Os provérbios dos sábios

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

O livro de Provérbios está na Bíblia Sagrada, no antigo testamento, logo após o livro de Salmos. Nele, encontramos conselhos que podem alterar o curso de toda uma vida. Não podemos deixá-lo de escanteio e ignorar o que suas palavras reservam para cada um de nós.

 

O livro precisa ser lido por completo, mas existe uma parte essencial dentro dessas páginas carregadas de sabedoria, intitulada: “Trinta provérbios dos sábios”. Esses provérbios começam no capítulo 22 e seguem até o 24, para você compreender a magnitude desses conselhos. 

 

Nesse texto, vamos conhecer alguns desses provérbios e entender porque eles são importantes para nossa vida.

provérbios
O livro de Provérbios é repleto de ensinos e sabedoria | Foto de Michelle Andrews

Provérbios 22:22-23

 

“Não roube do pobre, porque é pobre, nem oprima o necessitado no tribunal, porque o Senhor defenderá a causa deles e tirará a vida daqueles que o exploram”.

 

Esse provérbio apresenta mais uma vez a face do Deus de justiça que cuida de cada um de nós. Ele sempre deixou claro Seu amor e cuidado pelos pequeninos, e por isso devemos seguir seu exemplo.

 

Provérbios 22:24-25

“Não faça amizade com quem fica facilmente irado, nem ande na companhia de quem é agressivo, para que você não aprenda seus caminhos e, assim, fique preso numa armadilha”.

 

Uma mensagem extremamente atual em um contexto onde a problemática de relacionamentos tóxicos tem sido abordada cada vez mais. Devemos nos afastar de quem nos faz mal e faz mal ao outro, afinal “diga-me com quem tu andas que direi quem és”.

 

Provérbios 23:4-5

“Não se fatigue para ficar rico; não aplique nisso a sua inteligência. Você quer pôr os seus olhos naquilo que não é nada?Porque certamente a riqueza criará asas, como a águia que voa pelos céus”.

 

Esse provérbio pode ser um pouco mais difícil de aceitar, afinal, em um mundo tão deturpado quanto o nosso, as riquezas se tornaram o alvo, o objetivo, mas Deus sempre apontou que esse não é o caminho. O próprio Jesus quando esteve nessa terra reforçou por diversas vezes: não juntem tesouros nessa terra, mas sim no Reino dos Céus. 

 

Provérbios 23:4-5

“Aplique o seu coração ao ensino e os seus ouvidos às palavras do conhecimento”.

 

Uma passagem totalmente auto explicativa: a Bíblia diz “estude!” Mas não é qualquer estudo, é o que lhe enriquece de corpo, alma e espírito, o estudo que edifica, o estudo da palavra!

 

Eu mostrei para você apenas 4 dos 30 provérbios separados para nós, e esses poucos já apontam para o caminho que deve ser seguido. Mas, você está indo na direção certa?

 

Reflita sobre isso e lembre-se que a palavra de Deus está sempre disponível para agir como guia em seu caminho!

 

Salmos e Provérbios

Em breve a série sobre Salmos e Provérbios estará disponível no curso “A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva”. Inscreva-se clicando aqui para não perder nenhuma novidade. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

18 respostas

  1. Tenho o curso A Bíblia Comenta da. Infelizmente não tenho consequido ser constante, desejo muito estudar todos os dias. Estou em viagem no momento, aí me atrapalhei, mas não vou usar comi desculpa, o ano passado tbm não consegui
    Estou bem atrasada. Desejo muito ser mais disciplinadas esse ano de 2024. Orem por mim. Obrigada!

  2. São provérbios de valores extraordinários para aplicarmos e observarmos todos os dias na nossa vida. Deus continue te abençoando com a sabedoria que vem do Altissimo .

  3. Amo os ensinamentos dos provérbios. Minha primeira bíblia ganhei quanto fiz um estudo com dez lições e o Osni que fez uma dedicação desejando sabedoria com este provérbio:♥️
    Pv 3:5-6: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

  4. Eu amo demais as matérias do seu blog irmão Rodrigo, que Deus continue te usando!

    Eu e meu noivo, começamos a ler o livro de provérbios essa semana e estamos amando.

    Paz do Senhor a todos.

  5. Oi Professor Rodrigo, fiz a inscrição A Bíblia Comentada mas estou tendo um pouco de dificuldade. Não sei direito onde entrar para assistir as aulas passadas. Se possível me orientar eu agradeço.

  6. O provérbio 23;4-5 explica muito bem o “Porquê” gosto de aprender com o Pastor Rodrigo Silva sempre mais sobre a sagrada escritura. Louvo a DEUS pela vida do pastor Rodrigo Silva e seu ministério de ensino da palavra de DEUS. Estamos Juntos!!!

  7. Hoje mesmo assisti um sermão seu, que Deus continue te usando pra pegar o evangelho, eu aprendo muito com seus ensinamentos da bíblia.

  8. Estou no curso de leitura , e no momento não posso assinar a bíblia comentada. Mas assim que der vou assinar, quero muito aprender mais.

  9. Obrigada por tantos esclarecimentos sobre a Bíblia Sagrada. Gosto muito de ler seus comentários e os conteúdos do blog. Faço A Bíblia Comentada há um ano e a cada aula aprendo bastante sobre a palavra de Deus. Tudo isso tem me ajudado a compreender os textos bíblicos e cada vez estudar mais.

  10. Pastor, não frequento o curso Bíblia Comentada,
    Porque moro na Itália e o fuso horário não me permite que eu possa frequenta-lo. Obrigada

    1. Olá, minha amiga Sheila! O curso a Bíblia Comentada é composto por módulos gravados que podem ser acessados a qualquer hora e momento. Temos muitos outros alunos que vivem em outros países e compartilham as bênçãos que o curso tem feito na vida delas. Você pode tirar todas as suas dúvidas com o nosso atendimento, basta clicar no link (ou o colar em seu navegador) a seguir: https://www.abibliacomentadaoficial.com.br/suporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O que Lucas 21 diz?

O Evangelho de Lucas é um dos quatro livros que compõem o Novo Testamento da Bíblia, e Lucas 21 é um capítulo especialmente poderoso, repleto

Ler mais »
paulo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Paulo, o Artesão de Tendas

Na história bíblica, encontramos um personagem fascinante chamado Paulo, que desempenhou um papel fundamental na propagação do cristianismo. Além de ser um apóstolo e um

Ler mais »
língua
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Que língua falava Jesus?

Muitas pessoas têm se perguntado ao longo dos séculos: que língua Jesus falava? Seria grego, hebraico, aramaico, latim? Essa questão tem gerado debates e curiosidades

Ler mais »
muralhas de jericó
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As Muralhas de Jericó

Você já ouviu falar sobre as lendárias Muralhas de Jericó? Esse sítio arqueológico, envolto em mistério e debate, serve como um fascinante ponto de encontro

Ler mais »
lei
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O principal mandamento da Lei

Nos Evangelhos, há um momento crucial em que um doutor da lei se aproxima de Jesus com uma pergunta desafiadora: “Qual é o principal mandamento

Ler mais »