Livros Históricos

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Como sabemos, a Bíblia é organizada em diferentes sessões para que possamos compreender melhor o contexto de cada livro e como eles se aplicam no parâmetro bíblico geral. 

 

Em um texto anterior conhecemos o Pentateuco e seus livros. Neste texto vamos conversar sobre os livros Históricos. 

 

livros históricos
Os livros históricos aparecem logo após o Pentateuco | Imagem: Pexels

Históricos

 

Os livros Históricos recebem esse nome por cumprirem justamente o objetivo de relatar a história do povo de Israel ao longo dos anos. 

 

Ao todo 12 livros fazem parte dessa categoria, são eles: Josúe, Juizes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Cronicas, Esdras, Neemias e Ester. 

 

Vamos conhecê-los.

 

Josué

O livro relata a história do povo de Israel sob a liderança do sucessor de Moisés, Josué, em sua entrada na Terra Prometida.  Esse livro carrega muitos ensinamentos sobre coragem, fé e a mão de Deus em meio a adversidade.

 

O livro de Josué tem 24 capítulos repletos de histórias que nos inspiram a seguir em frente, mesmo em meio ao medo da derrota. 

 

Juízes

 

Esse livro conta sobre um período interessante entre o povo, em que seus líderes eram chamados de juízes. Entre esses escolhidos existiam guerreiros, profetas e sábios que guiaram o povo por muitos anos. 

 

Juízes tem 21 capítulos e guarda a história de grandes personagens como Débora, Gideão e Sansão. 

 

Rute

Rute conta sobre um período difícil em Israel, em que havia escassez, fome e doenças, isso tudo pelos olhos de uma personagem que nem pertencia a esse povo. O relato de Rute apresenta muitas tradições que faziam parte do cotidiano de Israel, além de ser uma história de se dispor a andar quilômetros a mais pelo próximo.

 

O livro é curto, são apenas 4 capítulos, mas cada um deles revela o cuidado de Deus. 

 

I e II Samuel

Os livros de Samuel narram a sua trajetória como profeta e sua luta para restaurar o espírito de adoração de Israel. Também temos os primeiros reis surgindo nesse período, temos o relato de muitas guerras e conflitos e o início do reinado de Davi. 

 

I Samuel tem 31 capítulos e II Samuel 24. Uma leitura que apresenta de forma clara o início conturbado dos reis de Israel.

 

I e II Reis

O nome já entrega o conteúdo do livro. Em I e II Reis vamos acompanhar a trajetória dos reis de Israel, seus erros e acertos, seus ápices e quedas. Ao longo do livro vemos a realidade de que se no afastamos de Deus, tudo dá errado, o que resulta no cativeiro do povo durante o livro.

I Reis tem 22 capítulos e II Reis 25.

 

I e II Crônicas 

Esses livros são muito interessantes porque eles assumem o papel de contação de histórias. Neles você encontra crônicas do reino de Israel. Feitos que foram relatados e guardados, histórias menores que também merecem seu espaço na Bíblia. 

 

I Crônicas tem 29 capítulos e II Crônicas 36. Se você gosta de histórias, esses livros foram feitos para você.

 

Esdras 

O livro de Crônicas encerra com o relato do povo sendo levado em cativeiro. O livro de Esdras narra a volta para casa, a reconstrução do templo e da cidade e todo o processo de reconsagração a Deus. 

 

Esdras tem 10 capítulos repletos de ensinos. 

 

Neemias

Neemias também apresenta a reconstrução do templo e da comunidade que havia sido levada cativa, inclusive, eles são contemporâneos nesse período. O livro de Neemias tem um enfoque muito grande na reestruturação espiritual do povo, que havia se esquecido das leis e de Deus.

 

São 13 capítulos que narram essa história. 

 

Ester

O livro de Ester encerra a coleção de livros Históricos. Sua narrativa é muito conhecida, pois fala sobre uma judia que se tornou a rainha do Reino Persa. Uma história que fala sobre coragem e o poder de Deus. Em meio a uma trama para matar todo seu povo, Ester se levanta para defendê-lo. É de fato uma narrativa de tirar o fôlego. 

 

10 capítulos contam essa história cativantes. 

 

Estude mais

 

Os livros Históricos são importantíssimos para a compreensão do povo de Israel. Você pode estudar ainda mais sobre o assunto por meio do curso A Bíblia Comentada!

Todos os livros históricos já estão disponíveis para estudo.

 

Clique aqui e seja um aluno do estudo da Bíblia!

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
redenção
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Evidências da nossa redenção

O quanto a arqueologia pode comprovar o sacrifício de Jesus? No Museu de Arqueologia Bíblica existem algumas peças que podem lançar luz sobre esse questionamento. 

Ler mais »
espirito santo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem é o Espírito Santo?

Você já parou para pensar sobre o papel do Espírito Santo na fé cristã? É um tema intrigante e muitas vezes controverso, especialmente quando consideramos

Ler mais »
sonho de jacó
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O Sonho de Jacó

No livro de Gênesis, encontramos a narrativa que revela a jornada espiritual de Jacó, um dos patriarcas bíblicos. No capítulo 28, lemos sobre um momento

Ler mais »
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
encontros
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Os encontros inusitados de Jesus

Se há algo que ressoa profundamente na narrativa bíblica são os encontros inusitados que Jesus teve durante seu ministério terreno. Cada um desses encontros não

Ler mais »