A tenda do encontro

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Em Êxodo 33 encontramos um relato sobre uma tenda que pode muitas vezes passar despercebido. A história apresentada vai do versículo 7 ao 11, mas em poucos versos é possível tirar lições valiosas. 

 

Em meio a peregrinação do povo de Israel no deserto Deus sempre se fez presente, de diversas formas. Mas esse relato em especial apresenta uma forma mais íntima de contato com Deus, quando Moisés ia ao seu encontro. 

tenda
Busque a Deus de forma pessoal.

A tenda

⁷ Ora, Moisés costumava pegar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial. Ele a chamava de “tenda do encontro”. Todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda do encontro, que estava fora do arraial.  

 

Êxodo 33:7

 

O encontro que Moisés tinha com Deus era pessoal, não era exposto. Para isso, ele se deslocava do acampamento, montava um ambiente bem distante e ali conversava com Deus. 

 

Exemplo

⁸ Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e seguiam-no com os olhos, até ele entrar na tenda.  

 

Êxodo 33:8

 

Uma das melhores formas de testemunho é por meio do exemplo. Não estou dizendo que todos devem saber sobre os seus encontros com Cristo, mas que deve fazer o que prega. Moisés sempre incentivou o povo a buscar a Deus, e os instruiu por meio do exemplo. 

 

A presença de Deus

⁹ Quando Moisés entrava na tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.

¹⁰ Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava o Senhor.  

 

Êxodo 33:9,10

 

Nesse período a presença de Deus podia ser vista pelo povo, mas mesmo que não possamos ver hoje devemos crer que quando o buscamos ele nos encontra, pois essa é a verdade. 

Como uma amigo

¹¹ O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com o seu amigo.  

 

Êxodo 33:11

 

Essa parte da história tem uma importância extremamente significativa. Quando Moisés se encontrava com Deus  eles falavam face a face como amigos. 

 

Como você tem buscado a Deus? Tem feito Dele seu amigo ou o tratado como um gênio da lâmpada? 

 

Tudo o que Deus mais quer é ter um relacionamento de verdade com cada um dos seus filhos, que eles o busquem com amor e paixão e compartilhem de cada sentimento com Ele.

 

Deus quer ser seu amigo, arme o seu acampamento e o encontre. Hoje é um dia de recomeços. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

3 respostas

  1. “Deus é bom o tempo todo! E o tempo todo? Deus é bom!” ( Trechos do filme “Deus não está morto!”)
    Realmente Deus é bom o tempo todo. Semana passada tive o privilégio de assistir ao vídeo QUEM É JESUS? postado ao vivo no canal do Rodrigo Silva, logo em seguida, sem nenhuma intenção, casualmente assisti ao filme DEUS NÃO ESTÁ MORTO, antes disso assisti também no canal do Rodrigo silva A ANÁLISE DO FILME: O MUNDO DEPOIS DE NÓS.
    Recentemente, anteontem, assisti ao filme DOIS PAPAS, e ontem assisti ao vídeo que também foi transmitido ao vivo no canal do Rodrigo Silva DOPAMINA E FÉ e hoje 07.02.2024 li no Blog da plataforma A Bíblia Comentada, a postagem A TENDA DO ENCONTRO. Juntando tudo e fazendo uma análise separadamente e buscando cada itém pro seu contexto podemos ver que realmente Deus é bom o tempo todo e pra tudo temos um embasamento bíblico, que nos dar uma explicação pra muitas coisas que acontecem em nossas vidas e no dia a dia da sociedade de modo geral. Sou casado, pai de três filhos homens, com 14, 12 e 4 anos de idade, sou produtor rural na área de pecuária de corte, cursando agronomia, nascido e criado num lar católico onde concluí todas as doutrinas da minha religião, batismo, 1ª eucaristia e crisma. Porém, por ironia do destino me casei com uma jovem da Igreja Assembleia de Deus, e de lá pra cá tive que rever vários conceitos meus sobre religião e doutrinas, pra não interferir no meu casamento, como também na criação e educação religiosa de meus filhos. Hoje o dois mais velhos frequentam a Igreja Adventista do Sétimo Dia, na qual foram batizados no último retiro, A ILHA, que a Igreja promoveu em São Luís do Maranhão no ano de 2023, com presença de mais de 30.000 jovens. No começo tudo era e estava muito confuso pra mim. Mas atualmente estou aluno do Curso A BÍBLIA COMENTADA COM RODRIGO SILVA e também do CLUBE DE LEITURA INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL com Rodrigo Silva e Fabiana Bertotti. Isso tem mudado minha vida e me feito ser um novo homem, um novo esposo, e um novo pai, pois sei que sou amado por Deus, mesmo vivendo em meio a tantas diversidades…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
historicidade
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A historicidade dos Evangelhos

O tema da historicidade dos Evangelhos é vasto e complexo, podendo facilmente preencher páginas e páginas de discussão. Aqui, vamos abordar um argumento essencial para

Ler mais »
esdras
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Esdras?

Esdras é uma figura emblemática na história judaica, conhecido por seu papel como escriba e sacerdote durante o período crítico após o retorno dos judeus

Ler mais »
cidade de tiro
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Queda de Tiro

Tiro, uma cidade de importância histórica e estratégica, situava-se numa ilha agora ligada ao continente por um aterro. Esta cidade fenícia era o porto mais

Ler mais »
textos sagrados
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Quem escondeu os textos sagrados?

Nos tempos bíblicos, esconder objetos sagrados diante de ameaças iminentes não era incomum. Em 2 Crônicas 34:14-30, lemos sobre o momento em que Hilquias encontrou

Ler mais »
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O que Lucas 21 diz?

O Evangelho de Lucas é um dos quatro livros que compõem o Novo Testamento da Bíblia, e Lucas 21 é um capítulo especialmente poderoso, repleto

Ler mais »