O Salmo 91, é repleto de palavras de conforto e esperança escritas em um contexto de guerra, insalubridade e adversidade. Este salmo destaca a promessa de Deus de ser um refúgio e protetor para aqueles que confiam Nele, e suas palavras continuam a ressoar com significado em momentos difíceis ao longo da história.

Salmo 91:1-2
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”
Estes versículos estabelecem a ideia de que Deus é um lugar de refúgio para aqueles que O buscam. Em tempos de guerra e incerteza, encontrar segurança e descanso em Deus é fundamental. Você tem procurado esse refúgio?
Salmo 91:3-4
“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.”
Em um contexto de insalubridade e doenças, que o foi justamente a época de escrita do Salmo, a promessa de proteção contra “a peste perniciosa” assume um significado profundo. Deus é retratado como um cuidador protegendo suas crias sob suas asas, oferecendo segurança e cura.
Salmo 91: 5- 6
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Esses versículos falam sobre superar o medo em tempos de guerra e perigo. Deus é a nossa segurança, não importa quando a ameaça se apresenta.
Salmo 91:7-8
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.”
Este é um testemunho da proteção divina em meio à destruição. Mesmo quando a morte está ao nosso redor, Deus promete nos preservar. As guerras eram muito presentes no contexto da época, e a promessa da proteção divina assumia um sentido muito mais literal. Mas hoje, a promessa ainda continua.
Salmo 91: 9-10
“Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”
Deus é nosso refúgio inabalável, e a promessa é que Ele nos protegerá de todo mal e praga. Em tempos de guerra e doença, essa promessa traz consolo e esperança.
Salmo 91:11-12
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
Deus envia Seus anjos para proteger aqueles que confiam Nele, garantindo que não sofram dano algum.
Salmo 91:13-14
“Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.”
Deus dá o poder de superar adversidades Se até leões e serpentes não são provações para àqueles que O amam e conhecem o Seu nome, imagine os problemas do cotidiano?
Salmo 91:15-16
“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”**
Deus promete estar conosco nas horas difíceis, livrando-nos da angústia e concedendo-nos uma vida longa e cheia de Sua salvação.
Segurança, paz, proteção e amor. Deus oferece cada uma dessas coisas e só espera que você as aceite. Descanse em suas promessas e ganhe forças para enfrentar as adversidades do dia a dia;
2 respostas
Maravilhoso ter a certeza de um Deus misericordioso,único, e real.
Deus é fiel em guardar seu povo em meio às calamidade, pois tem prazer em proteger os que nele confiam.