Salmo 117

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão lendo o texto apenas no automático.

 

Mesmo pequeno, o salmo oferece uma verdade e enfatiza uma ordem que deve ser seguida até hoje. Seu significado vai além de dois versículos, ele faz parte da vida. Vamos conhecê-lo.

Salmo 117
Os Salmos são fonte de inspiração e conhecimento para nós.

Salmo de louvor

Todos os Salmos são cânticos e ofertas de louvor a Deus. Infelizmente, as melodias desses hinos foram perdidas ao longo do tempo, mas por meio deles o povo levantava orações de gratidão, súplica, angústia e alegria até o trono de graça. 

 

O Salmo 117 é intitulado Salmo de louvor. Sendo tão pequeno pode parecer que o capítulo foi mal intitulado, mas seu conteúdo prova o contrario.

 

“Todos os Gentios”

O Salmo 117 diz assim: “Louvem o Senhor todos os gentios; que todos os povos o louvem! Porque grande é a sua misericórdia para conosco e a fidelidade do Senhor dura para sempre”.

 

Como disse, é um Salmo curto. Em algumas traduções você lerá “louvai ao Senhor todas as nações”, mas a tradução NAA traz o termo “gentio” para o texto, e eu acho que isso exemplifica muito mais o Salmo.

 

Os gentios eram todos aqueles que não eram hebreus, que não eram o povo escolhido. Por muito tempo eles viveram completamente separados, com preconceitos, guerras e repulsa entre si, então quando a tradução apresenta que até os gentios devem louvar ao Senhor, tudo ganha um novo significado.

 

Louvem ao Senhor

O Salmo 117 mostra que quando se trata de louvar ao Senhor, não existem diferenças, porque em Cristo somos todos um. 

 

Seja todas as nações ou os gentios, a mensagem é a mesma, quando Cristo está no centro não existem guerras, medo, preconceito e ameaças, existe apenas o louvor. 

 

Como tem sido o seu louvor? Onde está seu coração? O Salmo nos convida a louvar pois grande é Sua misericórdia e Sua fidelidade dura para sempre. 

 

Aceite essa promessa hoje e louve. Não importa o lugar, nem hora e nem com quem, apenas louve. 

 

Estude mais Salmos

Você pode se aprofundar no estudo de Salmos fazendo parte da comunidade A Bíblia Comentada!

 

Clique aqui e saiba mais!

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Jeroboão
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Jeroboão?

A história de Jeroboão, o primeiro rei do norte de Israel, é um episódio crucial registrado na Bíblia, especificamente nos livros de 1 e 2

Ler mais »
provérbios
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Os provérbios dos sábios

O livro de Provérbios está na Bíblia Sagrada, no antigo testamento, logo após o livro de Salmos. Nele, encontramos conselhos que podem alterar o curso

Ler mais »
jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Vamos passear em Jerusalém?

Você já visitou Jerusalém? Tem esse desejo? No meu canal, Rodrigo Silva Arqueologia, tenho um tour especial para você que tem esse sonho, vou levá-los

Ler mais »
brisa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Encontrando Deus na Brisa Suave

Na agitada narrativa de 1 Reis 19, somos levados a um episódio intrigante na vida do profeta Elias, que transcende a tumultuada experiência anterior no

Ler mais »
sonho de jacó
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O Sonho de Jacó

No livro de Gênesis, encontramos a narrativa que revela a jornada espiritual de Jacó, um dos patriarcas bíblicos. No capítulo 28, lemos sobre um momento

Ler mais »
pentateuco
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Pentateuco

A Bíblia Sagrada é um livro inspirado por Deus, tanto por suas histórias e ensinamentos, quanto por sua organização. Além de ser dividida entre Antigo

Ler mais »