Quem escreveu a Bíblia?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Ora, qualquer manual de Catecismo, Escola Dominical ou Escola Sabatina vai dizer que mais de 40 autores inspirados por Deus foram guiados pelo Espírito Santo para produzir o divino livro. Homens como nós, escolhidos pela providência para colocar em linguagem humana aquilo que Deus queria revelar a seus filhos. Mas o que quer dizer esse “como nós”? Não seriam homens especiais aqueles que escreveram a Bíblia? Claro que sim, porém não no sentido que muitos interpretam.

bíblia
A Bíblia Sagrada é o livro mais lido no mundo. | Foto: Unsplash.

O autor da Bíblia Sagrada

A autoria das Escrituras Sagradas é um tema frequentemente debatido e estudado ao longo dos séculos. Com uma coleção de textos que compõem 66 livros, a Bíblia Sagrada foi escrita por diversos autores diferentes ao longo de um período de aproximadamente 1.500 anos. Estima-se que são cerca de quarenta autores ao todo, porém muitos desses textos não são totalmente assegurados por quem foram escritos, apesar de termos diversos indícios que nos dão fortes pistas.

 

Dentre esses autores, temos Moisés, Davi, Daniel, Isaías, Pedro, Paulo e por aí vai. Eles são indiretamente referidos no texto de 2 Pedro 1:20-21 – “Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

 

Veja abaixo, alguns elementos históricos que apontam para o caráter singular da Bíblia como um livro inspirado por Deus:

  • Unidade literária;
  • Profecias que foram precisamente cumpridas;
  • Sua capacidade própria de transformar vidas;
  • Sua incrível preservação ao longo do tempo.

Dessa forma, nota-se que a Bíblia Sagrada é um livro realmente poderoso, pois mesmo com os passar dos anos e as diferentes versões do texto, ela permanece viva na vida das pessoas.

 

Há diferenças, entretanto, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, além de outras interpretações. Na verdade, se voltarmos nosso olhar para os estudos acadêmicos, por exemplo, vamos perceber que esse é um assunto frequentemente discutido e quase que inesgotável, pois são muitas as hipóteses.

 

Antigo Testamento 

No Antigo Testamento, que é usado tanto pelo judaísmo quanto pelo cristianismo, os livros possuem diversos autores diferentes, incluindo profetas, reis, sacerdotes e poetas.

 

Os Pentateucos (primeiros cinco livros), por exemplo, são considerados autoria de Moisés, como vemos nas passagens bíblicas de Êxodo 24:4, Números 33:2 e Deuteronômio 31:9, além do Salmo 90.

 

Passagens e textos que citam outros autores também podem ser encontradas, como, por exemplo: em Isaías 6:1-8 ou no capítulo 53; Jeremias, em Jeremias 1:4-10 e 31:31-34; Ezequiel, em Ezequiel 1:1-28 e 37:1-14; Davi, nos Salmos 23, 51 e 27; e Salomão, em Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão (também conhecido como Cântico dos Cânticos).

Novo Testamento 

No caso do Novo Testamento, os livros foram escritos por discípulos de Jesus, como os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, além dos escritos dos apóstolos Paulo, João e Pedro.

 

Inclusive, uma das passagens escritas pelo apóstolo Paulo de 2 Timóteo 3:16-17, diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

 

Em 1 João 1:2-4 também notamos um testemunho pessoal dele: “(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.”

 

Outra passagem interessante é a de Lucas 1:1-4, que diz: “Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.”

 

Debate teológico e acadêmico 

A autoria da Bíblia é objeto de diversos estudos acadêmicos e, dentro da Teologia, existem inúmeras formas e metodologias de se estudar o livro sagrado. O criticismo bíblico é uma delas, contudo, tem uma leitura imparcial e vê as Escrituras Sagradas apenas como um conjunto de livros escritos por homens comuns, como eu e você.

 

E, claro, não estou dizendo isso para minimizar esses fiéis das histórias bíblicas, muito menos para colocá-los num patamar de santos ou heróis. Entretanto, negar que eles foram inspirados por Deus para escrever é negar a fé e, pior ainda, negar diversas evidências históricas do povo de Deus. Se quiser saber mais sobre esse assunto, veja o vídeo em que aprofundo essa discussão sobre quem escreveu a Bíblia.

 

A Bíblia comentada com Rodrigo Silva 

Muito melhor do que saber quem escreveu a Bíblia, é buscar entender o que esse livro tão precioso, o mais lido do mundo, tem a nos dizer.

 

A Bíblia comentada com Rodrigo Silva é um curso completo, no qual eu e você estudamos juntos o que esses textos podem nos ensinar sobre vida, fé, carreira, família, amor e tantos outros variados assuntos.

 

Afinal, texto e contexto devem caminhar em sintonia! Então, que tal embarcarmos juntos nessa jornada?

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

21 respostas

  1. Esse é o desejo do meu coração,conhecer mais a bíblia, engrandecido seja o nome do Senhor através desse maravilhoso curso,Deus o abençoe pastor Rodrigo

  2. Meu Deus estudar essas lições é viajar para outros mundo Meu Deus e muito maravilhoso muito muito obrigado eu amo todos vocês Deus abençoe a todos e au pastor Rodrigo

  3. Que Deus abençoe sua vida Irmão Amado Por Deus, Rodrigo Silva obrigado por nos inspirar a amar cada vez mais a Poderosa Palavra de Deus!!

  4. Amo o AT, mas sinceramente sou muito preguiçosa, nunca termino o q começo, não tenho disciplina e nem foco…e ainda não tenho muita concentração.. ou seja tenho vontade ,mas falta determinação, sou como carro velho só ando no empurrão..

    1. O importante é entender que a mudança é necessária. Processos podem ser demorados, mas quando nos dedicamos eles são possíveis. Vamos juntos nessa jornada!

  5. Como Deus usa o Rodrigo Silva!
    Aprendo muito com seus estudos. Precisamos aprender e ter o hábito de ler a Bíblia todos os dias. Com o poder do Espírito Santo ele nos orienta como devemos seguir o caminho de Deus.

  6. Após minha conversão, em minha caminhada entre cai e levanta por ver tanto festival de besteirol em nome de Deus, resolvi fazer teologia durante 4 anos ao terminar o curso após a formatura juntamente com a consagração ao pastorado recebia uma proposta para dirigir uma igreja, por questões de principio prefiro não menciona, fizeram-me uma proposta a qual achei um absurdo, proposta esta que contraria todos os princípios bíblicos encimados no curso, a partir deste momento minha trajetória no mundo evangélico foi uma verdadeira peregrinação por varias igrejas, que só sérvio para confirmar que não estou errado, com a forma que vem se pregando a palavra de Deus nestas igrejas, verdadeira carnaval gospel, pentecostais, neopentecostais etc. Tem de tudo menos palavra, outra coisa que me chamou muita a sou sexagenário na minha época em meu bairro todas as portinhas existente havia um botequinho, hoje tornaram-se igrejinhas, em resumo vender a palavra de Deus da mais lucro do que pinga, me perdoem o desabafo. Mudando o foco, quando passei acompanha os trabalhos do irmão Rodrigo Silva, passei a aproveitar tudo que posso desfrutar sem que tenha que representar algum custo, pois em felizmente por conta da pandemia e de um empréstimo que fiz a um parente, eu quebrei e ate a presente data não consegui, uma atividade remunera, mas fique em paz meus queridos, pois para honra e glorias do Senhor consegui sanar as dividas, apenas tenho que economizar ao máximo . Para finaliza estou dando este testemunho pois contatos acontecimentos e com tantos picaretas que se intitulam pastores, bispos, apóstolos, missionários etc. fizeram com que senti vergonha de ostentar o titulo de pastor e o pior estava preste a abandonar o evangelho foi ai que conheci o trabalho do irmão Rodrigo Silva. A pouco tempo atrás participei de três vídeo aulas, sobre o perdão, a partir deste momento dei uma nova direção e um novo rumo ao meu chamo, perdi muito tempo buscando o culpa para o meu infortúnio o causador do meu prejuízo, de repente, me vem a mente o verdadeiro sentido da passagem de Lucas 9: 23. Negar a si mesmo pegar sua cruz e seguir a Jesus é: não pecar, mentir, ser avarento, idolatra, vaidoso, fofoqueiro, ganancioso, prostituto, assassino etc. Foi ai que vi que não devo abandonar o meu chamado e que tenho muito aprender. Para finalizar logo logo estarei fazendo nosso cursos pago, para honra e glorias do senhor estou aguardando a homologação de minha aposentadoria. Termino da seguinte forma, não seja evangélico, tão pouco crente, seja Cristão. Fiquem todos na Paz do senho Jesu Cristo.

  7. Pastor Rodrigo o senhor tem um carisma especial para a instrução e nos envolve completamente com os seus ensinamentos, levando-nos juntos a visitar as terras da Palestina.
    Que a sua sabedoria como dom do Espírito Santo, alcance o coração de todos os cristãos que o escutam e produza os frutos que Deus espera de quem O anuncia.

  8. Louvo a Deus por ter dado e escolhido o pastor Rodrigo Silva eu tenho desejo real de conhecer a bíblia como ela é .tenho certeza que está e uma grande oportunidade.

  9. Tenho 72 anos, completei no último dia 6. Louvo o meu Deus por estas pessoas que estudam e pesquisam sobre a Bíblia sagrada. Isto cada dia me faz consciente, que ela é ne sempre será a palavra de Deus para a humanidade. Deus criou tudo, deixou o manual, para o ser humano seguir.

  10. Que Deus continue iluminando seus passos, sua vida, através do Espírito Santo, para nos ensinar as maravilhosas mensagens da Sagrada Escritura. Deus o abençoe ricamente com Sua família e equipe.

  11. Caro Professor Rodrigo Silva, o senhor é um enviado por Deus para suprir o nosso coração e a nossa mente com tantos ensinamentos valiosíssimos.Sou sua aluna no curso a Bíblia Comentada e sinto-me outra pessoa depois que lhe conheci. Vida longa e muita saúde dr. Rodrigo!

  12. Olá Pastor Rodrigo Silva , gosto muito de assistir as suas livres,e pregações. Aprendo muito, que Deus abençoe sempre a sua vida e o seu ministério 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
mateus 24
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O que Mateus 24 diz?

Em Mateus 24, encontramos Jesus falando sobre o futuro com clareza e profundidade surpreendentes. Conhecido como o Discurso do Monte das Oliveiras, pois Jesus o

Ler mais »
local do julgamento de jesus
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O local do julgamento de Jesus

No vídeo de hoje, Rodrigo Silva e Aline Szewkies mostram um achado arqueológico revolucionário em Jerusalém – o local onde Jesus provavelmente foi julgado diante

Ler mais »
Neemias
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Neemias?

Neemias é uma figura central na Bíblia, reconhecido por sua liderança, fé inabalável e visão para reconstruir Jerusalém após o exílio babilônico.    Neste blog,

Ler mais »
cafarnaum
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Cafarnaum: O Endereço de Jesus

No início de Seu ministério público, Jesus fez uma mudança significativa em sua residência, deixando Nazaré para viver em Cafarnaum. Essa transição é marcada pelo

Ler mais »
sonho de faraó
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O sonho do Faraó

Na saga de José, o rei do Egito conhecido como Faraó permanece como uma figura misteriosa e recorrente. Apesar da frequente menção a “Faraó” nas

Ler mais »
catástrofes
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Onde Deus está nas catástrofes?

Em meio à devastação das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, surge a inquietação: onde está Deus em meio a tamanha tragédia?

Ler mais »