Que língua Jesus falava?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Você já se fez essa pergunta? Saber que língua Jesus falava é mais uma questão de curiosidade do que valor em si, mas ainda assim é maravilhoso saber mais do Mestre. Mas essa questão não é de todo fácil, na verdade ela é complexa, pois várias línguas disputam o lugar de idioma materno de Jesus.

 

Vamos conhecer as quatro principais línguas candidatas: o latim, o grego, o hebraico e o aramaico, e discutiremos as evidências que cercam cada uma delas.

lingua
Jesus queria conquistar o coração de todos, independente da língua e da cultura | Imagem: Bing Creator

Latim

 

Embora o latim fosse a língua dos dominadores romanos, não há evidências de que Jesus falasse ou entendesse o latim. Os romanos não buscavam que as regiões dominadas adotassem o latim como língua corrente, e os intelectuais romanos eram proficientes em grego.

 

Grego

 

Por muito tempo, o grego foi considerado a língua oficial de Israel. A descoberta de manuscritos do Mar Morto e outros elementos sugerem que o grego era conhecido por Jesus, mas provavelmente de forma secundária.

 

Hebraico vs. Aramaico

 

Uma das questões centrais é se o hebraico ou o aramaico eram as línguas maternas de Jesus. Muitos argumentam que o aramaico era mais provável, mas há um grupo de eruditos que acredita que o hebraico era a língua materna de Jesus.

 

Evidências para o Hebraico

 

– Manuscritos de Qumran escritos em hebraico.

– Renascimento da literatura hebraica durante o II século a.C.

– Moedas judaicas com inscrições hebraicas..

– Trabalho dos massoretas na preservação do hebraico.

 

Por que não seria? 

 

Apesar desses argumentos  há várias razões para pensar que essa não era a mais utilizada em sua rotina. O hebraico parece predominar em discursos políticos e, principalmente, religiosos, sugerindo que era uma língua formal usada em liturgias e declarações solenes.

 

Além disso, o trabalho dos massoretas para pontuar o hebraico indica a necessidade de preservar sua pronúncia, sugerindo que não era a língua cotidiana do povo.

 

Língua do cotidiano 

 

Outra perspectiva considera que Jesus falava aramaico na maior parte de suas conversas diárias. Especialmente na região da Galileia, o aramaico era a mais comum. No entanto, podemos reconhecer que Jesus poderia ter usado uma forma de dialeto galileu-aramaico no cotidiano e reservado o aramaico clássico para discursos públicos.

 

Mas existem outras opções ainda, pois como existiam muitas línguas e muitas pessoas a serem conhecidas Jesus poderia ter usado uma língua híbrida, com frases compostas metade em hebraico e metade em aramaico, conhecida como “ischsprache.” Isso se baseia em observações do Talmude palestinense e sugere que tal língua poderia ter sido comum durante o século I, tornando-a uma escolha viável para Jesus.

 

A didática da língua 

 

Em ocasiões especiais, Jesus também pode ter recorrido ao grego. Isso é evidenciado em João 12.20-36, onde ele falou grego para judeus helenistas ou prosélitos que visitavam Jerusalém durante a Páscoa.

 

Apesar da complexidade do debate, parece haver evidências de que Jesus usava diferentes línguas em diferentes situações. O aramaico provavelmente era sua língua cotidiana, mas ele podia alternar entre o hebraico, grego e até mesmo uma língua híbrida, dependendo do contexto. 

 

Sabe o que isso representa? O interesse de Jesus em alcançar a todos, independente de língua, raça ou credo.  Independentemente da língua que Ele falava, o seu legado e ensinamentos transcendem barreiras linguísticas e culturais, impactando pessoas em todo o mundo até hoje.

 

Esse exemplo precisa ser seguido. Vamos derrubar barreiras e espalhar as boas novas. 

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

17 respostas

  1. Ótimo, bem claro nesta escrita é! Jesus não é preconceituoso, e seu objetivo de levar seus ensinamentos para todos que quisessem assim aceitar.
    O qual eu o sou! Venho nesta luta em não para de ouvir e aprender com o Meu Mestre. Jesus Cristo.

  2. Espetacular! Só tenho a agradecer a Deus de poder ser contemporânea de um servo ungido de Deus como o Dr. Rodrigo Silva. Deus o abençoe e guarde grandemente.

  3. Shalom a todos! Como é bom estudar 📖 e principalmente a literatura bíblica., com este professor maravilhoso, e muito abençoado 🙏Obrigado e que o Eterno lê abençoe abundantemente 🙏com carinho daqui da Suíça 🇨🇭
    ⛄️ ⛄️⛄️⛄️⛄️⛄️🇨🇭🇨🇭🇨🇭🇨🇭🇨🇭

  4. Deus abençoe grandemente tenho aprendido muito sobre a bíblia suas culturas ensinamentos do povo daquela época a importância de nos temos um só Deus e garantir nossa fé e acreditar que Jesus morreu por tida humanidade.

  5. Jesus é o próprio Deus. Naturalmente falava todas as línguas.
    Eu sinto uma gratidão enorme, pr. Rodrigo Silva, por poder aprender, a cada dia, mais sobre nosso Senhor Jesus Cristo.
    Sou da denominação Batista, mas digo que sou Cristocêntrico.
    Um forte abraço. 🙏

  6. Excelente essa exposição de motivos!
    Com certeza, independente da língua que o Mestre falava, ELE conseguiu tocar e falar ao coração de todos !

  7. Você é um abençoado de Deus. Foi escolhido por Ele. Todo sofrimento que passou já está previsto para fortalecer sua fé. Tenho orgulho de ter você na minha vida espiritual e também minerez uai.
    Deus te abençoe sempre e a sua amada também.

  8. Sou sua admiradora?fico maravilhada com o dom que Deus lhe deu de aprendizado e a maneira como transmite para nós com uma linguagem fácil, é agora com a Fabiana que é outra benção do Senhor ,estou aprendendo muito e repassando aos amigos e irmãos.

  9. Excelente explanação! A soberania de Jesus é algo inefável! Sua capacidade de ter se revestido de humanidade, deixando as cortes celestiais para nos alcançar, já é algo extremamente maravilhoso! E, ainda, dentre tantos fatos que corroboraram sua grandiosidade, esse da ” língua híbrida”, para se fazer compreender! Que Deus Excelso! Louvado seja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
mistério
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O Maior Mistério da Humanidade

Qual é o maior mistério:   Por que fazemos as escolhas que fazemos?   Estamos predestinados e nosso futuro já está escrito?   Todos temos

Ler mais »
achado arqueologico
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Achado Arqueológico Inédito em Israel

Por mais que a Arqueologia estude o passado, ela nunca deixa de surpreender. Um achado arqueológico inovador pode surgir a qualquer momento durante uma escavação. 

Ler mais »
provérbios
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Os provérbios dos sábios

O livro de Provérbios está na Bíblia Sagrada, no antigo testamento, logo após o livro de Salmos. Nele, encontramos conselhos que podem alterar o curso

Ler mais »
brisa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Encontrando Deus na Brisa Suave

Na agitada narrativa de 1 Reis 19, somos levados a um episódio intrigante na vida do profeta Elias, que transcende a tumultuada experiência anterior no

Ler mais »