Qual é a diferença entre a Bíblia e a Torá?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A Bíblia Sagrada e a Torá são livros sagrados usados em duas religiões diferentes: o cristianismo e o judaísmo. Neste texto, vou lhe explicar a diferença entre elas e a importância dos ensinamentos e das leis sagradas para cada uma delas. Confira!

 

diferença entre a bíblia e a torá
A principal diferença entre a Bíblia e a Torá é a quantidade de livros. | Foto: Unsplash.

 

Bíblia Sagrada e Torá

 

A principal diferença entre a Bíblia Sagrada e a Torá está na extensão e no conteúdo de cada livro. A primeira é divida em um conjunto de escrituras separados entre dois períodos históricos distintos: Antigo Testamento e Novo Testamento. A segunda é utilizada pelos judeus ao definir os cinco primeiros livros, conhecidos pelos cristão como Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Eles contém a narrativa de criação do mundo, a trajetória de vida dos patriarcas, a libertação do povo de Israel do Egito, a travessia pelo deserto e as leis de Deus dadas no Monte Sinai a Moisés.

 

O Antigo Testamento possui uma coleção de livros (incluindo os cinco primeiros que são considerados a Torá pelos judeus) enquanto o Novo Testamento é utilizado pelo cristianismo.

 

Além dos cinco livros da Torá, os judeus consideram a Bíblia hebraica em mais dois segmentos diferentes, os Nevi’im (profetas) e os Ketuvim (escritos) que, juntos, formam o Tanakh, composto pela Torá, Nevi’im e Ketuvim.

 

Desse modo, a principal diferença entre a Bíblia Sagrada e a Torá é a quantidade de livros, pois enquanto a Escritura do cristianismo possui sessenta e seis livros, a Torá é composta apenas pelo Pentateuco.

 

Judaísmo e Torá

 

O princípio central do judaísmo é o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus – conhecido por seus seguidores como YHWH (Yahweh ou Jeová), criador de todo o universo e soberano sobre todas as coisas. Outro fator importante é que os judeus são originários de Abraão, Isaque e Jacó, e estão ligados à tribo de Judá, que fundou Israel.

 

Uma das orações mais importantes do judaísmo é conhecida como Shemá, que significa “ouvir” ou “escutar”, e é encontrada no livro de Deuteronômio 6:4-5: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”

 

Além da fé em apenas um Deus, o judaísmo, que é uma das religiões mais antigas do mundo, possui algumas outras crenças e princípios, que incluem:

 

  • Aliança: união entre Deus e o povo judeu;
  • Estudo da Torá: os judeus são encorajados a aprender os ensinamentos e as leis contidas nos cinco primeiros livros sagrados;
  • Mitzvot: são mandamentos e leis religiosas de conduta na vida cotidiana, incluindo rituais, orações, ética e justiça social;
  • Tikkun Olam: significa a “reparação do mundo” em hebraico e tem a ver com ações de justiça social e melhoria do mundo;
  • Os 10 mandamentos e outras leis enviadas a Deus aos profetas, como Abraão e Moisés;
  • Crença de que são o povo escolhido por Deus;
  • Não é uma religião com visão missionária e universal;
  • Acreditam que Abraão é o pai dos judeus e Moisés foi o legislador enviado por Deus;

Esses são apenas alguns aspectos do judaísmo, porém é importante ressaltar que eles possuem uma cultura diversa, que pode gerar interpretações e práticas variadas de seus seguidores. Estima-se que há cerca de 14 milhões de judeus ao redor do mundo, sendo que a maioria está em Israel e nos Estados Unidos da América.

 

Os judeus acreditam em Jesus?

 

Essa é a curiosidade de muitas pessoas sobre esse assunto. O judaísmo possui três vertentes distintas e, portanto, não tem uma única visão a respeito desse tema.

 

Os judeus ortodoxos acreditam que o Messias ainda está por vir e, sendo assim, não creem em Jesus Cristo como Salvador. O judaísmo nazareno foi criado há dois mil anos e crê que Jesus é o Messias enviado por Deus, mas que Ele veio para ensinar como seguir os ensinamentos da Torá, porém sua existência não tem a ver com a Trindade, pois só há um Deus. No caso do judaísmo messiânico, que surgiu em meados de 1970, a Trindade existe, Jesus é Filho de Deus e Ele veio tanto para os gentios (não judeus) quanto para os judeus.

 

Cristianismo e Bíblia Sagrada

 

O cristianismo tem como foco principal a fé em Jesus Cristo como Salvador do mundo e filho de Deus, que veio para redimir os pecados da humanidade e conceder vida eterna. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16

 

A visão do cristianismo pode variar de acordo com a igreja e a denominação, porém há alguns princípios que são basilares para todos, como:

 

  • Crença na Trindade: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo – João 3:16, Mateus 28:19, Salmos 139, João 1:1-18;
  • Salvação pela graça: Jesus veio para todos por meio da graça, misericórdia concedida gratuitamente sem mérito ou esforço humano – Efésios 2:8-9, Romanos 10:8-13, Marcos 16:16;
  • Bíblia Sagrada: para os cristão, a Escritura Sagrada é considerada um livro escrito e inspirado por Deus – 2 Timóteo 3:16;
  • Amor ao próximo: as Escrituras enfatizam a importância de amar o próximo e fazer o bem – Mateus 22:37-40;
  • Ide: a evangelização e o trabalho missionários são incentivados, pois somente assim mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a Jesus – Marcos 16:15.

A História do Povo de Deus 

 

Entender a Bíblia Sagrada é importante para qualquer cristão, pois ter uma base forte nos sustenta nos dias bons e maus. Contudo, saber mais sobre A História do Povo de Deus é outro ponto essencial para entender o legado que nós cristãos carregamos e a trajetória que nossos antepassados, homens e mulheres de fé, enfrentaram.

 

Neste curso, você participará de aulas semanais comigo, Rodrigo Silva, e aprenderá mais sobre o contexto dos tempos bíblicos e histórico do mundo antigo. Toda a metodologia foi elaborada por mim para que você cresça espiritualmente e amplie seus conhecimentos em diversas áreas, como Arqueologia Bíblica, História e muito mais.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

44 respostas

  1. Agradeço muito a Deus pela sua vida professor Rodrigo!!
    Muito obrigada por todos os ensinamentos
    Meus olhos foram abertos para muitas coisas .
    Faço parte da instituição da igreja universal
    Mas acima de tudo faço parte do povo de Deus o povo escolhido esteja ele onde estiver
    Grata por tudo , Deus o abençoe

  2. E muito bom esse aprendizado nos traz cada vez mais conhecimento eu agradeço primeiramente a Deus por ter enviado o professor Rodrigo e toda sua equipe muito obrigado

  3. Matéria maravilhosa, tira dúvidas de escritos que achamos complexo. Muito bom conteúdo. Parabéns, Rodrigo Silva. Deus abençoe vc e sua família!

  4. Magnífico a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento das santas escrituras com explicações tão simplificada que nos faz entra no contexto histórico e nos aprofundar na palavra que salva e purifica a alma. Que o Senhor continue te iluminando para compartilhar esse dom com todos nós. Muita luz na sua caminhada Rodrigo silva.

  5. Eu cada vez que leio sobre a história religiosa fico mais curiosa, como na Judéia num mesmo lugar uns crê na divina trindade e outros não o que será que leva uns crer e outros não

  6. Gostei muito de aprender sobre a diferença entre a Bíblia é Tora .
    Sempre aprendendo mAs o Dr.Rodrigo Silva explica muito claro .
    Batizei foi por ele esclarece tudo incluído a arqueologia que dá mais sentido as passagem Bíblica.
    Moro nos EUA mas sigo todo o que ele faz /programa no Brasil.sou Caboverdiana

  7. Cada dia mais apaixonada pelas aulas. É um estudo transformador e preparador para a passagem terrena, bem como a eliminação do nosso ego. Ele nos auxilia na compreensão da Bíblia como um todo e assim um crescimento espiritual melhorado a cada aula. Gratidão

  8. Suas explicações são muito claras e cheias
    de conteúdo, já fiz cursos com vc através da Moriah.
    Gostaria de saber se vc tem alguma programação para grupos em Israel em 2024.

  9. Esse curso é perfeito, pois fico cada vez mais apaixonada por Cristo quando conheço a sua história nas três perspectivas, quais sejam: histórica, filosófica e bíblica.

  10. Muito gratificante, adquirir estes conhecimentos referente a bíblia, com certeza eleva o nosso esclarecendo algumas dentro do contexto histórico. Agradeço a Deus por tudo que Ele tem feito em minha vida 🙏

  11. Desejo a cada dia aprender mais e mais sobre a história do povo de Deus! Sempre gostei muito de estudar,mas,a Palavra de Deus me fascina!!!

  12. Como aprendo e aprendi com este Texto de Rodrigo Silva. Muito esclarecedor sobre a Bíblia Sagrada e a Torá. Sempre quis saber sobre a Torá e nunca me foi explicado tão bem quanto aqui. Muito obrigada.

  13. Interessante como falaram aí em cima eu ouvia fala sobre Torà mas nunca busquei saber qualquer coisa, agora esse assunto despertou acho que vou me aprofundar

  14. Nunca consegui entender bem as escrituras, desde o momento que comecei a acompanhar o Dr. Rodrigo Silva através da internet minha visão sobre está aos poucos abrindo.

  15. É apaixonante o estudo bíblico, aprender com essas aulas é realmente espetacular. Faz com que agente reflita muito sobre nossas atitudes e tente melhorar nossa compreensão da Bíblia e melhorar com cristão. eu fico muito agradecido por essa oportunidade de conhecer um pouco mais das palavras de DEUS.

  16. Eu amei esse conteúdo, porque assim eu aprendo muito mais sobre a Bíblia. Já que eu não entendo muito a Bíblia esse conteúdo para mim foi maravilhoso obrigada pastor Rodrigo Silva.

  17. Excelente!!!! Preciso que orem para que seja aberto porta de emprego para mim. Tenho 54 anos e faltam 8 anos para eu me aposentar. Existem muitos preconceitos etário e raciais para ser colocado novamente no mercado de trabalho. O desemprego é um pesadelo. Fui mandada embora covardemente, mas creio que está tudo nas mãos de Deus e ele cuida em detalhes… 🙏🏿

  18. Eu aprendo muito cada dia com Dr.Rodrigo Silva, muito abençoado, desde que conheci pela Internet assisto e estou ligada sempre que têm conteúdo novo. DEUS o abençoe.

  19. Ouvir o Dr• Rodrigo Silva tem sido prazeroso. Ele concilia profundidade com simplicidade na exposição dos textos bíblicos. Impossível não apaixonar-se pelas Escrituras Sagradas diante de um mestre tão capaz e cheio do Espírito Santo. A cada vídeo fico estupefacto em saber o quanto tenho que aprender. Só a eternidade revelará a grandeza deste serviço prestado por este servo de Deus.

  20. É maravilhoso poder estar aprendendo cada dia, um pouco mais sobre o nosso Deus e todas as coisa ao seu respeito! Não me canso de dizer o quanto sou grata por todos os seus ensinamentos e direções professor! O senhor é um grande instrumento nas mão de Deus! Eu me sentia perdida, sem direção e sempre orando e pedindo e clamando ao Senhor Deus, que me direcionasse para conhece-lo (Deus) melhor e me aprofundar mais em seus ensinamentos através da palavra. Só posso dizer que ele ouviu minhas orações e o enviou para me ajudar. Foi aí que o conheci pelo YouTube, em podcast e alguns pequenos vídeos contendo mensagens sobre as escrituras enfim, várias coisas foram surgindo e cada vez mais me encantando com seus ensinamentos e domínio total sobre esse assunto. A partir de então, tenho tido vários motivos para acompanha-lo e confesso estou muito feliz por ter tido essa oportunidade, glória seja dada ao Pai por isso! Estou começando a caminhar, já faço parte dos alunos da “BÍBLIA COMENTADA com Rodrigo Silva”. Muito obrigada por tudo o senhor e toda sua equipe! Que o senhor continue sendo luz em nossas vidas.

  21. O pastor Rodrigo Silva e sua equipe são verdadeiros instrumentos nas mãos do Senhor! Glória a Deus por isso! Que Jesus na Sua infinita graça continue usando vcs para trazer a tantos os Seus Ensinamentos Sagrados! Deus os abençoe!🙌🙌🙌❤️❤️❤️

  22. Olá Rodrigo.
    Vivo nos Emirados Arabes, e começamos um PG aqui com alguns brasileiros interessados em conhecer as escrituras. Mas eles estão fortemente influenciados por ideias muçulmanas.
    Seria muito importante se voce preparasse um texto ou video explicando as diferenças e semelhanças entre a Bilbia e o Corão.
    Obrigado

  23. Até o dia de hoje lamentavelmente não consegui acessar nenhuma aula paguei via boleto o plano anual ja enviei varios pedidos de ajuda até hoje continuo aguardando

  24. Gratidão à Deus por usar pessoas como o Dr Rodrigo Silva dentre outras, para compartilhar tão grandes e importantes conhecimentos. Obrigado!🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
sonho de faraó
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O sonho do Faraó

Na saga de José, o rei do Egito conhecido como Faraó permanece como uma figura misteriosa e recorrente. Apesar da frequente menção a “Faraó” nas

Ler mais »
parábola das dez virgens
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A parábola das Dez Virgens

A parábola das Dez Virgens é uma das mais cativantes e significativas histórias contadas por Jesus. Encontrada no Evangelho de Mateus, esta parábola oferece lições

Ler mais »
mateus 24
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O que Mateus 24 diz?

Em Mateus 24, encontramos Jesus falando sobre o futuro com clareza e profundidade surpreendentes. Conhecido como o Discurso do Monte das Oliveiras, pois Jesus o

Ler mais »
a batalha de gog e magog
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
A batalha de Gog e Magog

Falar sobre Gog e Magog é apenas uma degustação—espera, essa palavra não é bem adequada. É mais como uma prévia. Hoje, estamos oferecendo um vislumbre

Ler mais »
historicidade
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A historicidade dos Evangelhos

O tema da historicidade dos Evangelhos é vasto e complexo, podendo facilmente preencher páginas e páginas de discussão. Aqui, vamos abordar um argumento essencial para

Ler mais »
língua
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Que língua falava Jesus?

Muitas pessoas têm se perguntado ao longo dos séculos: que língua Jesus falava? Seria grego, hebraico, aramaico, latim? Essa questão tem gerado debates e curiosidades

Ler mais »