Paleta de Narmer

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Existem muitos tesouros arqueológicos a serem observados no Museu de Arqueologia Bíblica. Vamos conhecer a Paleta de Narmer.

paleta de narmer
Paleta de Narmer do Museu de Arqueologia Bíblica | Imagem: Acervo do MAB

O mistério da Paleta

 

A Paleta de Narmer é um achado egipicio, seu original está no Cairo, mas o MAB tem uma réplica idêntica do artefato. 

 

Existe um mistério com relação ao objetivo dessa paleta, alguns pensam que seria para cosméticos, outros para colocar tinturas, ou ainda que servisse como espécie de escudo ou algo do tipo. Mesmo não sabendo exatamente para o que ela servia, é possível aprender com o testemunho epigráfico que ela apresenta. 

 

INSCREVA-SE NO EVENTO UMA NOITE NO MUSEU CLICANDO AQUI

Desenhos e referências

 

Os desenhos da paleta trazem, de um lado, como figura principal o Faraó Narmer, com uma clava na mão, prestes a golpear o inimigo, e em cima de diversos outros inimigos, como sinal de potência suprema. A Bíblia apresenta passagens que indicam pisar nos inimigos, sendo uma fala comum do Oriente Médio. 

 

No outro lado, Narmer também é representado, mas sua coroa é diferente da representada no primeiro lado, isso porque cada uma tem um significado diferente. Essas coroas são a representação sequencial do alto e do baixo Egito. O alto sendo na verdade o sul do Egito e o baixo o norte. 

 

Narmer foi o primeiro faraó que conseguiu unificar o alto e baixo Egito, e foi nessa época que os escribas começaram a inventar os primeiros traços da escrita hieroglífica. Na paleta é possível ter uma ideia de como começou esse processo de escrita. 

 

Hieróglifos e histórias

 

Na Paleta de Narmer são encontrados registros de uma fase fonética dos hieróglifos. Como exemplo se dá a representação de um peixe e um cinzel, que correspondem respectivamente, na língua egípcia, a nar e mer, justamente o nome do faraó representado no artefato. 

 

No objeto ainda são encontradas outras figuras, como a de monstros que representam o caos. No livro de Jó também nos é apresentado monstros representando esse caos, e em visão é mostrado Deus combatendo esses monstros. Além disso, na paleta é apresentado o faraó descalço perante o deus Osíris, porque representava um sinal de respeito ao estar frente a uma divindade. 

 

A luz da Bíblia

 

Em Êxodo quando Moisés é chamado para libertar o povo de Israel ele também precisa tirar suas sandálias. Essa não é última vez que esse pedido é feito, ele é repetido em Josué 5:15. “O comandante do exército do Senhor respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar que você está é santo. E Josué as tirou”. 

 

Para fins litúrgicos, não encontramos nenhuma lei bíblica que obrigue retirar os sapatos, mas existia uma crença egípcia que fazia referência a isso. Moisés e Josué foram criados dentro dessa cultura. Se Deus aparecesse na sarça e não pedisse que os calçados fossem retirados, Moisés poderia entender que na verdade se tratava de um demônio, e não da voz do Senhor. 

 

Deus deu a mensagem de uma forma que quem a recebeu pudesse entender de forma completa. 

 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes sobre a Paleta de Narmer e sobre o Museu de Arqueologia Bíblica.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

44 respostas

  1. A paz do senhor!
    Louvo a Deus por nós dá o privilégio de aprender,que o senhor te abençoe grandemente e nos ajude cada vez mais estar perto do nosso senhor Jesus Cristo.um feliz dia

  2. Shalom Adonai obrigado para decifrar sobre a pedra é o mistério que muitas vezes a gente não conhecia o significado de tirar uma sandália ou mesmo a cultura egita é muito bom acompanhar Esse estudo porque a gente fica mais dentro da teologia uma coisa que muitas vezes a gente não sabia

  3. Rico legado para a igreja cristã – o MAB e todo o material disponibilizado pelo Pr Dr Rodrigo Silva! Continue a exercer esse brilhante ministério. Recebam nossos agradecimentos e que Deus vos proteja sempre!

    1. Parabéns;
      Esse conteúdo Enriquecer nosso conhecimento, é uma viajem no passado, é como se estivéssemos turbinando o celebro através do aprendizado, super interessante, estarei acompanhando.

  4. Bom dia! uma satisfação pra mim receber ainda mais conteúdo, posso compartilhar esse material, ou é só para quem é aluno? Estou amando tamanho conhecimento e contando os dias para agendar uma visita MAB, sou do RJ e preciso de planejamento. Desde já agradeço

  5. Tenho uma pergunta, assistindo ao estudo da Bíblia em seu curso, o senhor disse uma vez que os 600 mil homens que tinha saindo do Egito, não eram “homens”, mas famílias (algo assim), então não seriam cerca de milhões de israelitas, contudo ontem lendo o livro Patriaxas e Profetas, a irmã White, na página 202 (da versão Os Escolhidos) ela fala que “Satanás se propôs a manter aquele povo, mais de dois milhões de pessoas…” então, devemos crer no que diz o Espírito de Profecia ou no que diz a arqueologia?
    Pastor, minha dúvida é sincera, não tenho intenção de desafia-lo. Não me entenda mal.

  6. Estive no Museu dia 31.01.2024.
    Parabéns, tudo muito bem organizado com as explicações, e também recebi explicações de alunos que
    estavam lá.
    O Jardim também é muito bonito.
    Sou aluno do curso a Bíblia Comentada.
    DEUS CONTINUE AENÇOANDO VOCÊ, A LAURA E TODA SUA EQUIPE.

  7. Muito obrigada por me dar a honra de eu poder assistir a estas vídeos-aula do Senhor, Rodrigo Silva. Aprendo muito e gosto bastante. Quero sempre receber. Ainda não pude fazer assinatura da Bíblia Comentada, mas vou fazê-la ainda.

  8. Estou apaixonada como minha mente e meu entendimento tem clareado com essas aplicações da cultura e costumes relacionados com a Bíblia.

  9. Gosto muito das suas explicações. Aprendi muito da bíblia com seus estudos eu e minha esposa te seguimos no YouTube. Que Deus continue te abençoando em todos seu caminho

  10. olha que interessante ,não fazia ideia sobre ter que tirar as sandálias dos pês tinha ligação com a cultura egípcia na sua religião.

  11. Vou assistir todos! E assim que puder, voltar a assinar o curso a Bíblia comentada, cheguei a assistir mais de 30 aulas, uma melhor que a outra!!!

  12. Boa noite meu amigo Rodrigo Silva Deus te abençoe hoje aprendi muito com sua aula de artefatos de arquiologia estou gostando muito esses conteúdos são de suma importância para nós leitores e estudantes da Bíblia sagrada bom bom bom

  13. Obrigado pastor Rodrigo Silva por compartilhar conosco seus trabalhos e estudos, Deus o abençõe com as mais ricas bênçãos celestias, vc é um cristão admirável.

  14. Obrigada Rodrigo Silva pela forma como explica a biblia. Eu consegui entender, aprender muito assistindo os seus vídeos. Assim que eu puder volto a biblia comentada. Deus te abençoe!

  15. Estou tentando organizar-me pra estudar melhor, pois é esclarecedor e rico, obrigada por compartilhar tanta riqueza das maravilhas….é prazeroso

  16. Bom dia! Vejo muitos dos seus vídeos. Sempre me abençoam e me fazem conhecer um pouco mais das Escrituras. Qto conhecimento! Que o Senhor continue lhe abençoando. Pretendo fazer o estudo proposto por você assim que algumas questões pessoais forem resolvidas. Obrigada por tudo. Um abraço.

  17. Olá Dr Rodrigo, sempre tiro um momento para assistir os vídeos, muito obrigada por compartilhar os teus conhecimentos bíblicos, tem sido muito enriquecedor para minha vida. Que Deus continue abençoando a tua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O começo da história do Antigo Egito

Erguendo-se firmes e bem preservadas em pleno deserto a oeste do Rio Nilo, as pirâmides egípcias têm fascinado e intrigado a humanidade há milhares de

Ler mais »
sinagoga
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Sinagoga onde Jesus Pregou

A história da sinagoga onde Jesus pregou é fascinante e cheia de descobertas arqueológicas emocionantes. Vamos explorar mais sobre esse local sagrado que desempenhou um

Ler mais »
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Bíblia e o Antigo Egito

Estamos de volta para o nosso bate-papo semanal sobre Bíblia, teologia, religião e arqueologia. Hoje, tenho um tema muito interessante para tratar com vocês: a

Ler mais »
local do julgamento de jesus
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O local do julgamento de Jesus

No vídeo de hoje, Rodrigo Silva e Aline Szewkies mostram um achado arqueológico revolucionário em Jerusalém – o local onde Jesus provavelmente foi julgado diante

Ler mais »