Outras histórias de Cafarnaum

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Cafarnaum, uma cidade que desempenhou um papel significativo nos relatos bíblicos, guarda segredos e histórias fascinantes que estão sendo desenterrados por arqueólogos e historiadores. Vamos explorar essas descobertas que revelam a vida cotidiana e a influência romana nessa antiga localidade.

histórias

O Período de Herodes e Antipas

 

Por volta de dois séculos antes de Cristo, Cafarnaum já estava ocupada, testemunhando o reino de Herodes e, após sua morte em 4 a.C., passando para o domínio de Antipas. A cidade tornou-se um ponto estratégico para cobrança de impostos e controle de insurreições, como evidenciado pelo relato bíblico de Levi ben Alfeu (Mateus), um coletor de impostos que deixou tudo para seguir Jesus.

 

 Presença Romana Revelada

 

As escavações lideradas pelos franciscanos revelaram um considerável número de edifícios em estilo greco-romano, além de uma sofisticada casa de banhos, confirmando a presença romana na região. A construção da sinagoga por um centurião local também destaca a influência e a presença de gentios na área.

 

 A Realidade Econômica de Cafarnaum

 

Apesar das evidências de ocupação romana e de alguns elementos de prosperidade, como a sinagoga e os edifícios em estilo greco-romano, Cafarnaum não era uma cidade rica. O fato de um gentio ter financiado a construção da sinagoga indica a pobreza da população local, possivelmente dependente da pesca no Lago da Galileia para sua subsistência.

 

 A Receptividade e a Lamentação de Jesus

 

Apesar da pobreza, os habitantes de Cafarnaum demonstraram uma certa receptividade às mensagens de Jesus, ao contrário dos cidadãos de Nazaré, sua cidade de origem. Isso é evidente nos relatos bíblicos que mostram como Jesus foi inicialmente bem recebido em Cafarnaum.

 

Essa cidade tem um papel importantíssimo no ministério de Jesus. Conhecê-la nos ajuda a entender como foram os dias em que Ele esteve aqui. 

 

Continue estudando sobre a cidade. Assista ao vídeo abaixo!

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

2 respostas

  1. Professor tudo quê o senhor relata sobre às escrituras sagradas é fascinante! Quê Deus te use poderosamente em bênção e sabedoria muito obrigada!

  2. Pastor Rodrigo,o Senhor é uma pessoa muito especial com todos os seus saberes, conhecimento.Imagino toda sua dedicação aos seus estudos,pra que hoje tenhamos o privilégio de aprendermos tanto com o senhor, hoje tenho 64 anos e nunca aprendi tanto com tenho aprendido depois que tive acesso aos seus vídeos e lives. Muito obrigada ☺️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
cofre
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Cofre enterrado

O Museu de Arqueologia Bíblica, MAB, guarda muitas surpresas para os seus visitantes, bem como o artefato que vamos conhecer neste texto. Prepare-se para uma

Ler mais »
israel
Novidades
Equipe Rodrigo Silva
Últimas notícias de Israel

Na última segunda tivemos mais um encontro especial em nosso canal no Youtube, conversando sobre Israel.   Neste episódio, eu conversei com a Aline, do

Ler mais »
pai nosso
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Oração do Pai Nosso

A oração do Pai Nosso talvez seja uma das passagens mais repetidas da Bíblia. Encontrada no livro de Mateus 6:9-13, sua importância vai além de

Ler mais »
redenção
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Evidências da nossa redenção

O quanto a arqueologia pode comprovar o sacrifício de Jesus? No Museu de Arqueologia Bíblica existem algumas peças que podem lançar luz sobre esse questionamento. 

Ler mais »
poéticos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Livros Poéticos

Uma das muitas divisões entres os livros da Bíblia são os livros poéticos. Como o próprio nome indica, esses livros tem uma característica literária poética,

Ler mais »
páscoa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Verdadeira Páscoa

Estamos conversando há um tempo aqui no blog sobre a páscoa, mas talvez você tenha algumas dúvidas sobre esse tema ainda. Por isso, preparamos um

Ler mais »