Você já se perguntou onde Deus está nas tragédias? Em um momento de grande sofrimento, essa pergunta pode surgir naturalmente. Recentemente, uma tragédia aconteceu no Paraná: uma fábrica explodiu, ceifando várias vidas. O que faz com que a pergunta surja ainda mais forte: Por que Deus não interveio?
Esse é um questionamento que muitos cristãos já enfrentaram em algum momento de suas vidas. Onde está Deus quando mais precisamos dele? Talvez você esteja passando por uma grande provação agora: quem sabe um luto, seja real ou emocional, ou até mesmo uma depressão profunda. Ou talvez você tenha perdido a esperança. Se você já se questionou sobre isso, saiba que não está sozinho.
Quando passamos por tragédias, a pergunta “onde está Deus?” é legítima. Mas, também é importante refletir: Deus não prometeu que estaríamos imunes às dificuldades dessa vida. Ele prometeu nos consolar no sofrimento e nos dar forças para enfrentar a dor. No entanto, as tragédias, como a que aconteceu na fábrica, nos fazem questionar ainda mais a presença de Deus.
E enquanto muitos de nós fazemos essas perguntas, a Bíblia já aborda essas questões. Jesus mesmo, em momentos de grande sofrimento, questionou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). Ele expressou o sofrimento humano de forma profunda e honesta.
Além disso, a Bíblia fala de momentos de grande tragédia, como a morte de galileus e a queda da torre de Siloé. Em Lucas 13, Jesus responde às perguntas sobre essas tragédias dizendo: “Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros? Não! Se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.” (Lucas 13:2-5).
Isso nos leva a refletir: às vezes, as tragédias nos fazem questionar o que fizemos de errado. No entanto, a Bíblia nos ensina que nem sempre há uma razão direta para o sofrimento. O sofrimento faz parte da condição humana, e muitas vezes é difícil entender o porquê de certas tragédias.
Mas há algo que nos consola nas promessas de Deus. Ele nos garante que, mesmo em meio ao sofrimento, Ele estará conosco, nos consolando. E, mais importante, a promessa da eternidade é a nossa esperança. Onde estava Deus nas tragédias? Deus está conosco, mesmo nas tragédias, e Ele nos promete que um dia, na eternidade, Ele enxugará todas as nossas lágrimas e acabará com a dor.
Assista a live completa sobre o tema clicando no vídeo abaixo e vamos nos aprofundar ainda mais nessa questão.
Uma resposta
Muito bom mesmo …