O que é devocional e como fazer: veja 8 dicas

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Existem disciplinas espirituais fundamentais para o crescimento espiritual e edificação, sendo muito importante desenvolver uma rotina de devocionais, que nada mais é do que a prática de exercer devoção a Deus diariamente em momentos de oração e leitura bíblica num momento mais reservado do dia. Para saber mais sobre o que é devocional e como fazer, continue lendo este texto. 

 

O devocional é uma prática espiritual exercida por todo aquele que deseja conhecer a Deus. | Foto: Freepik.

 

O que é devocional? 

Devocional é um período diário reservado para meditação, adoração e oração. É uma prática importante para todos os cristãos que desejam andar mais próximos de Deus, mas pode ser adaptada por qualquer pessoa que busque aprofundar sua espiritualidade ou se conectar mais com sua fé. O objetivo de um devocional é cultivar uma relação mais íntima com Deus e sua Palavra, e também ajudar a direcionar as ações e decisões do dia a dia, guiadas pelos ensinamentos bíblicos.

 

É importante destacar que não existe, necessariamente, uma regra de ordem de elementos para o devocional. O mais importante é que seja diariamente executada a prática de orações, leituras bíblicas e tempo a sós e tranquilo com Deus.

 

Como se faz um devocional?

Escolha um lugar calmo e confortável para se concentrar, com menos movimentação e agitação possíveis. 

 

Escolha um horário que funcione para você. Algumas pessoas preferem fazer seu devocional pela manhã, enquanto outras preferem realizar essa atividade no horário de almoço do trabalho ou à noite. O importante é escolher um horário em que você tenha tempo e esteja disposto a se concentrar.

 

Siga uma leitura através de materiais como livros devocionais, ou leia com um cronograma bíblico, por temas ou seguindo os livros da Palavra. É importante ter algo para seguir e se basear durante sua meditação.

 

É importante se aquietar através da oração e adoração, elevando seus pensamentos a Deus. 

 

Antes de ler, peça a Deus que ilumine seus pensamentos e oriente sua meditação e firme as verdades dEle em seu coração e mente.

 

É importante contar com um bloco de notas no celular ou um caderno para fazer anotações, destacando as palavras que se repetem no texto ou colocando uma conclusão sobre o que leu, com suas próprias palavras, como exercício de fixação.

 

Reflita e ore sobre o que você leu. Tente encontrar formas de aplicar o que foi meditado e como abençoar outras pessoas através dos aprendizados colhidos.

 

É importante sempre ter um tempo de gratidão e se lembrar das bênçãos e dádivas que tem recebido, principalmente nos dias mais difíceis e de más notícias. 

 

A oração no devocional 

Orar é uma maneira importante de se conectar com Deus e expressar nossos pensamentos e sentimentos. Neste momento, não deve haver espaço para máscaras ou meras palavras bonitas; é um momento de vulnerabilidade, de consolo e dependência de Deus e do seu amor. Por isso, não se preocupe com o método por trás disso, mas busque sinceramente ser conhecido por Deus ao apresentar e comunicar a Ele tudo que há em seu íntimo.

 

Há um texto do apóstolo Pedro que diz: lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês (1 Pedro 5:7). O momento de oração é para isso, para deixar o fardo pesado com quem realmente é forte para carregá-lo, para receber ânimo renovado e entendimento da parte de Deus, alimentando a fé, enquanto você conhece a Deus como um amigo, mais próximo que um irmão (Pv 18:24).

 

A leitura bíblica no devocional 

A leitura bíblica é uma parte importante da prática devocional devido ao fato da Bíblia ser a base da fé cristã e conter ensinamentos valiosos sobre Deus onde encontramos palavras de vida eterna.

 

A leitura bíblica também é importante porque nos permite conhecer mais sobre Deus e sua vontade para nós. É uma forma de nós aprendermos com Ele, ouvindo o que Ele tem a nos dizer.

 

É importante e proveitoso seguir um plano de leitura bíblica durante os devocionais. Existem muitos planos diferentes disponíveis, como ler a Bíblia inteira em um ano ou se concentrar em um livro específico, estudando e meditando com calma. Escolha um plano que funcione para você dentro da sua rotina, ou use leituras de livros teológicos que ajudarão você a entender cada vez mais a Palavra de Deus.

 

Qual é a importância do devocional? 

A prática do devocional é importante por diversos fatores, sendo eles: crescer em fé e no conhecimento de Deus, ser mais grato e estar atento às dádivas proporcionadas diariamente a nós, conhecer profundamente a Palavra de Deus e sua forma de agir, ser menos ansioso e estressado, viver uma transformação interior diária obtendo mais semelhança com o caráter de Deus.

 

Dentre todos os aspectos citados, há um que não foi destacado, que pode ser considerado o mais importante. Em João 17:3 há a seguinte passagem: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”. Esse é o maior dos benefícios do devocional, pois a vida eterna não é um acontecimento estático, mas dinâmico, e por isso, se inicia agora, no relacionamento real e verdadeiro com um Deus que deseja se relacionar, ser amigo e Pai. O devocional é uma das práticas que nos permitem viver de forma prévia o que virá em plenitude na eternidade.

 

“Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.”

1 Coríntios 13:12

 

A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva 

Se você tem interesse em se aprofundar no conhecimento de Deus e da sua Palavra, seja como curioso e simpatizante, ou porque deseja crescer na fé, eu indico o curso  “A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva”. Através deste curso você pode ter uma aula semanal comigo, de onde estiver, podendo aprender mais sobre o contexto bíblico e como ler e entender a Bíblia nos dias de hoje. Já estão disponíveis na plataforma muitas aulas gravadas, com uma metodologia totalmente desenvolvida por mim, Prof. Rodrigo Silva, para que você possa crescer mais e mais espiritualmente e em conhecimento.

Para saber mais sobre o curso e aprender com Rodrigo Silva de onde estiver, basta clicar em saiba mais.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

5 respostas

  1. Preciso aprender a estudar a palavra de Deus, pois não consigo entender e nem tirar os ensinamentos que nosso pai tem para mim.

  2. Meditar na Bíblia é algo muito impactante porque vai moldando nossos pensamentos e o nosso interior de tal maneira que quanto mais aprendemos sobre o carácter de Deus e a verdade da vida (que é Ele mesmo), Deus vai parecendo cada vez maior e mais maravilhoso e mais próximo de nós.
    É como quando temos aquele amigo ou amiga que compartilhamos tudo. Você passa a querer agradar essa pessoa de forma natural, porque a conhece. Conhecer a Deus faz com que naturalmente queiramos agradá-lo. É muito bacana isso!
    Que esse blog cresça e alcance mais pessoas em nome de Jesus!

  3. Eu posso dizer que o devocional é uma pausa diária no tempo, e a mais importante da vida diária. É desafiador a permanência. Mas o exercício diário vai tornando a dependência que tanto preciso. Conexão com o Pai, Filho e Espírito Santo.

  4. Tenho por hábito estudar a Bíblia diariamente juntamente com os livros de Ellen White e procuro fazer isso pela manhã e a noite todos os dias. Desde que me tornei cristão tenho criado esse hábito de ler a Bíblia sempre. Acredito que a meditação é essencial para o enlevo espiritual e mental dos seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
muralhas de jericó
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As Muralhas de Jericó

Você já ouviu falar sobre as lendárias Muralhas de Jericó? Esse sítio arqueológico, envolto em mistério e debate, serve como um fascinante ponto de encontro

Ler mais »
pedras
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As pedras do templo em Jerusalém

Você sabia que as antigas pedras do Templo de Jerusalém têm muito a nos contar sobre a história bíblica? Vamos embarcar em uma jornada fascinante

Ler mais »
sidom
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A trágica história de Sidom

Sidom, um nome sinônimo de força e fortaleza, possui um passado marcante que se entrelaça com o tecido das antigas profecias e as lutas políticas

Ler mais »
O “Prisma de Taylor” ou anais de Senaqueribe, que contêm referências a Jerusalém. | Imagem: The British Museum
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Os selos do Rei Ezequias

Na jornada pela compreensão da história antiga de Judá, a arqueologia tem desempenhado um papel crucial ao revelar artefatos fascinantes, como os selos monárquicos do

Ler mais »
manipula
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Como o diabo manipula a realidade

Olá, pessoal! Hoje temos um assunto intrigante e polêmico para discutir: como o diabo manipula a realidades.. Vamos explorar juntos esse tema que confunde nossa

Ler mais »