O Profeta que subiu aos Céus

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A história de Elias, o poderoso profeta do Antigo Testamento, culmina de maneira extraordinária com um evento que transcende as fronteiras da compreensão humana: seu arrebatamento aos céus. 

 

Vamos conhecer os eventos marcantes desde o momento em que Elias divide as águas do rio até suas palavras finais a Eliseu, o escolhido para dar continuidade à missão profética.

profeta
O sucessor de Elias foi o profeta Eliseu | Imagem: Bing Create

A Passagem Milagrosa pelo Rio Jordão

 

Elias, um homem cuja vida foi permeada por milagres, inicia sua última jornada em terra firme. Chegando às margens do Rio Jordão, ele toma sua capa e a usa para dividir as águas, criando um caminho seco. Este episódio ecoa a passagem de Moisés pelo Mar Vermelho, enfatizando a autoridade divina investida em Elias.

 

Em 2 Reis 2:8, testemunhamos esse milagre: “E Elias tomou a sua capa, enrolou-a e feriu as águas; e elas se dividiram para os dois, de maneira que ambos passaram a pé enxuto.”

 

A Conversa entre Mestre e Discípulo

 

Conforme avançam, Elias e Eliseu compartilham uma jornada repleta de significado.

 

Ao chegarem ao outro lado do Jordão, Elias faz um pedido intrigante a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti.” (2 Reis 2:9b) A resposta de Eliseu revela sua profunda aspiração espiritual ao expressar o desejo de herdar porção dobrada do espírito do mestre (2 Reis 2:9).

 

 Esta conversa não é apenas sobre sucessão profética, mas também sobre a continuidade da obra divina por meio de uma geração comprometida.

 

A subida ao Céu

 

Em um evento inexplicável e majestoso, um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, desce dos céus e separa os dois homens. Elias é arrebatado num redemoinho, deixando para trás sua capa, que cai sobre Eliseu. O profeta é então levado aos céus, encerrando sua jornada terrena de maneira sobrenatural (2 Reis 2:11-12).

 

O legado de Elias em Eliseu

 

Ao se recuperar da visão da ascensão de Elias, Eliseu toma a capa que caiu e retorna ao rio Jordão. Repetindo o milagre de seu mestre, as águas se abrem novamente, testemunhando a transição de uma era profética para outra.

 

A história do arrebatamento de Elias é uma narrativa repleta de simbolismo. Seu trajeto desde a divisão do rio até suas palavras finais a Eliseu ressoa como uma lição sobre obediência, sucessão divina e a continuidade do plano de Deus através das gerações. 

 

Que possamos ser inspirados pela fé inabalável de Elias e pelo comprometimento de Eliseu em seguir os passos de seu mestre, mantendo vivo o legado de servir ao Deus todo-poderoso.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

19 respostas

  1. Sou grande admirador do nosso querido Rodrigo Silva, louvo a Deus por sua vida e seus ensinamentos, qual me trouxe muito conhecimento das verdades bíblicas;;

  2. Estou maravilhado, impossível não se encantar, impossível não ser tocado e provocado a buscar a conhecer a Deus. Por meio do trabalho do Sr Rodrigo Silva. Que Deus continue te usando. E te conceda porção dobrada de sabedoria, de espírito. Paz e bem.

  3. Gostaria de agradecer a dedicação de toda a equipe, em nos ajudar a conhecer mais de Deus através dos estudos, videos e aulas. Ao professor e querido Rodrigo Silva um grande abraço. Deus continue abençoando sua a vida.

  4. Toda vez em que olhos para o Cristo na Cruz, lembro do Seu Perdao!
    E esse ensinamento do Pr.Rodrigo Silva é para mim um presente do Ceu pois tenho acompanhado suas palestras, pregacoes e outras obras de sua autoria e tenho comigo que ele é profundo conhecedor de ciencias e arqueología, religiao….. muito o admiro. Parabéns, Dr.Rodrigo!

  5. Muito bom dois personagens que merecem nosso respeito espiritual aprendemos que não é pecado olhar par grandes homens de Deus e querer ser como eles que Deus.os abençoe

  6. Admiro muito a seriedade académica que o Pastor Rodrigo Silva posui, confesso que 50% do conhecimento bíblico que possuo, é fruto dos ensinamentos dele. Hoje, já consigo interpretar um texto bíblico sem ter que plajear, explico versos e histórias bíblicas com propriedades, tudo graças a Deus através do Rodrigo Silva! O meu apelo vai a a toda a comunidade eclesiástica no geral, que oremos pelos nossos líderes

  7. Bendito sejam os homens usados por Deus, para nos revelar seu amor e nos conduzir em sua direção! Toda honra e toda Glória seja dada ao Pai, que usou seus servos e escolhidos para nos auxiliar até ele, e como sou grata por encontrar ainda nos dias de hoje, alguém tão lindamente comprometido com esse serviço! Deus o abençoe dr. Rodrigo Silva em seu ministério, em sua trajetória. em sua caminhada! Muito, muito obrigada!

  8. Realmente o Pr. Rodrigo é abençoado. Isto porque com seu dom de ensinamentos, estudos e pesquisas que faz o torna mestre. Como vários dons descrito na Palavra de Deus, um deles é o de mestre. Que aquele que possui um dom, que se esmere em fazê-lo. E isso o Pastor o faz muito bem. Parabéns Dr. Rodrigo Silva. E estou adorando e aprendendo muito com o Curso A Bíblia Comentada.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Deus
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A História do Povo de Deus

Deus chamou um povo para ser luz em meio a um mundo de trevas. Sem orgulho ou vaidade, cada uma das pessoas chamadas por Ele

Ler mais »
os livros proibidos da Bíblia
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Livros Proibidos da Bíblia

Nós tivemos a oportunidade conversar um pouco sobre Os Livros Proibidos da Bíblia, em nossa live no dia 27/11. Decidi também resumir alguns pontos dessa

Ler mais »
profetas maiores
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Profetas Maiores

Os Profetas Maiores são cinco livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Eles contêm as profecias e mensagens de quatro dos profetas mais conhecidos e

Ler mais »
figueira
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Parábola da Figueira

A figueira foi uma árvore usada para algumas parábolas de Jesus. A  Parábola da Figueira Estéril, narrada por Jesus em Lucas 13:6-9, e a da

Ler mais »
moedas
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As moedas nos tempos de Jesus

As moedas utilizadas nos dias de Jesus eram mais do que simples meios de troca; eram símbolos culturais e econômicos que desempenhavam papéis específicos na

Ler mais »
sonho de jacó
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O Sonho de Jacó

No livro de Gênesis, encontramos a narrativa que revela a jornada espiritual de Jacó, um dos patriarcas bíblicos. No capítulo 28, lemos sobre um momento

Ler mais »