O dia que o sol parou

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Existem momentos na história da humanidade, relatados na Bíblia, que nos deixam perplexos, nos fazem questionar os limites do possível e nos lembram da grandiosidade de Deus. Um desses momentos está escrito no livro de Josué, capítulo 10, quando o Sol, em seu trajeto pelo céu, simplesmente parou por ordem divina. Esta é uma história que transcende o entendimento humano e nos convida a refletir sobre a magnitude do poder de Deus e Sua dedicação aos Seus filhos.

 

O dia que o sol parou
A história de Josué nos convida a refletir sobre nosso relacionamento com Deus | Foto: Pexels.

 

No contexto desse evento Josué, o líder escolhido por Deus para suceder  Moisés, estava liderando os israelitas na conquista da Terra Prometida. Eles enfrentaram várias batalhas, e a notícia de sua chegada havia se espalhado rapidamente entre os povos. Os amorreus, uma coalizão de reinos locais, se uniram para resistir à invasão israelita. Foi nesse cenário que ocorreu o evento descrito em Josué 10.

 

A Oração de Josué

 

Josué e seu exército estavam envolvidos em uma batalha feroz contra os amorreus. A luta estava prestes a se estender até a noite, o que teria colocado os israelitas em grande desvantagem. Nesse momento crítico, Josué fez algo que é um exemplo de fé. Ele orou a Deus e fez um pedido: “Sol, pare sobre Gibeom; e tu, lua, sobre o vale de Aijalom” (Josué 10:12). Esse pedido pode parecer impossível e extraordinário, mas Josué estava confiante na fidelidade de Deus e na Sua capacidade de intervir de maneira sobrenatural.

 

O Sol parou no céu

 

Em resposta à oração de Josué, a Bíblia nos diz que “o Sol se deteve no meio do céu e por quase um dia inteiro não se apressou a pôr-se” (Josué 10:13). Isso significa que o ciclo natural do dia foi suspenso. A terra  interrompeu sua trajetória comum,  e assim o Sol se manteve parado, proporcionando aos israelitas a luz e o tempo adicionais de que precisavam para alcançar a vitória na batalha.

 

Este milagre é uma prova vívida do poder de Deus e de Sua vontade de intervir em favor de Seu povo. Mostra-nos que, quando confiamos em Deus e O buscamos com sinceridade, Ele pode realizar o impossível em nosso favor. Deus estava disposto a deter o movimento do Sol para proteger e abençoar Seus filhos.

 

Confiança em Deus

 

A história de Josué 10 não é apenas um relato antigo, mas uma lição atemporal sobre a confiança em Deus. Ela nos lembra que, independentemente dos desafios que enfrentamos, podemos confiar no poder e na fidelidade de Deus. Ele está disposto a fazer o que for necessário para cumprir Seus propósitos em nossas vidas.

 

Quando nos encontrarmos diante de circunstâncias aparentemente impossíveis, devemos lembrar que o mesmo Deus que “parou o Sol” por Seus filhos no passado ainda está no controle hoje. Nossa fé e oração podem abrir caminhos onde não há caminhos visíveis, e Deus pode realizar milagres em nossa jornada.

 

Deus é capaz de parar o Sol por Seus filhos quando eles confiam n’Ele. Experimente pedir para que Ele realize o extraordinário em sua vida. 

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

50 respostas

  1. Gostei muito excelente estudos onde adquirimos um aprendizado para passarmos a frente,para outros que queiram adquirir conhecimento das Escrituras Sagradas

  2. Eu já experimentei algo assim onde precisei que Deus fizesse algo que aos olhos humanos era impossível mas Deus com seu divino poder interveio ao meu favor , dando o fôlego de vida ao meu filho ainda no berçário era apenas mais um bebê para eles que nasceu e devido ao sofrimento de parto vinha a falecer, mas clamei ao meu Deus e ele veio ali e fez o milagre acontecer. Aumentando ainda mais a minha FÉ. Ele vive e breve virá para nos buscar.

    1. Lindo DEUS é TREMENDO e maravilhosa quando confiamos nele e deixamos DEUS trabalhar ele faz sua obra ganhei muito sobre Sobre Josué lindo e muito Rico

  3. Está palavra traz a confiança e perseverança em buscar a Deus confiando em seu poder sobre todas as coisas. Nada é impossível para Deus.

  4. Aprendo cada dia com as mensagens maravilhosas. é maravilhoso saber que existe um Deus que trabalha por aqueles que esperam nele glória a Deus .isso é maravilhoso descansar no Senhor é tudo…

  5. Obrigada por me relembrar o poder de Deus, essa história fez muito sentido hoje ba minha vida , embora já a conhecia, e já pessoalmente já experimentei respostas incríveis do poder de Deus, ainda assim foi maravilhoso ler, que Deus o abençoe grandemente pastor e sua equipe.

    1. Obrigado, irmã Marina! Que Deus continue demonstrando seus milagres nas nossas vidas, e que possamos ser testemunhas de Seu amor.

  6. Tudo q Deus coloca a sua mão e maravilhoso
    Sei q tudo q sou e pelo o amor q tenho por Deus
    E ele tem por mim
    E maravilhoso vc sentir o amor de Deus

  7. Conhecer a Bíblia, para min, tem sido algo primordial na minha vida. É onde eu recarrego minhas baterias, melhoro meus pensamentos e atitudes. Além disso, me permito acreditar em coisas que humanamente falando são impossíveis de acontecer. Mas como o meu Deus é um Deus do impossível, sei que aconteceu! Me alegro muito saber que eu estou do lado da verdade e esse entendimento, credito a maior parte a você, Rodrigo Silva, que com sua narrativa inteligentíssima, só faz aumentar minha fé. Obrigada. Que o senhor jesus abençoe grandemente todos vocês.

  8. Bom dia, Rodrigo!
    Talvez nunca receba isso e eu entendo…mas só gostaria que soubesse que seus vídeos têm me tirado de dores muito profundas e eu só agradeço por seu trabalho…
    Através de ti estou resgatando um sonho adormecido desde minha infância quando me disseram que arqueologia é pra vagabundos ou ricos que não tem que trabalhar…Mas sempre amei e assim que me levantar financeiramente, vou fazer um curso contigo…
    E meu incentivo é pra que você resgate o sonho de muitos como eu e crie uma faculdade de arqueologia…E eu claro vou estudar muito pra poder participar…gratidão a DEUS por sua vida! Cris

  9. Parabéns pastor pelo excelente trabalho de nós fazer entender um pouco Da Bíblia Eu amo aprender da palavra de Deus para conhecimento e me proporcionar uma experiência cada vez maior com Jesus .

  10. Dr Rodrigo , eu amo ler/assistir seus escritos / vídeos e palestras !!
    Parabéns e gratidão por tudo que nos tem proporcionado!!
    Deus está conosco e vc terá sua recompensa tanto aqui na terra como no Paraíso!!
    Continue assim !!
    DEUS O PROTEJA SEMPRE!!

  11. Dr Rodrigo, eu fico encantada muito agradecida por você dividir esses conhecimentos conosco. Amo te assistir. Amo tuas falas. Cheio de sabedoria e inteligência. Deus te guarde hoje e sempre.

  12. Bom dia pastor gosto de assistir as suas palestras a sua da aline amo muito aprendo bastante que Deus esteja sempre lhe protegendo e livrando de tudo

  13. Dr: Rodrigo, sou adventista amo seu trabalho,sua verdade em nos mostrar cada fato da histórico,sobre as Sagradas Escrituras.Emfim o senhor é um homem excepcional em tudo que faz.
    Que Deus continue abençoando sua vida e sua família.

  14. Muito bom, eu gosto muito de ler e estudar o que o Dr, Rodrigo Silva mostra e faz, pois é muito rico em conhecimento e discernimento da palavra de Deus 🙏🙌, Deus em nome de Jesus lhe abençoe sempre

  15. Hermosa historia real de Josué y de fe con entrega total en Dios y Él concedió la petición de su corazón ❤️. Quíeramos tener una “Fe” así para resistir los días malos, tomados de su mano y también seremos victoriosos🙏

  16. Boa tarde pastor Rodrigo Silva ,Amo a palavra de Deus especialmente comentada pôr alguém que se dedica a ensinar com clareza com o senhor , obrigada por essa oportunidade

  17. Tem comprovação de que isso realmente aconteceu? O sol não gira em volta da Terra e se a Terra parar não seríamos lançados para o espaço ou qualquer outra catástrofe? Como seria esse ” o sol e a lua ” pararam?

    Obrigada pela atenção dispensada.

    1. Olá, irmã Carla! Obrigado pela sua pergunta. Nós acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que cada relato registrado nela é real. Mas para responder de forma completa a sua pergunta, temos uma aula justamente sobre esse tema no curso A Bíblia Comentada, nas aulas dos livros de Josué e Juízes. Você pode ter acesso ao curso através do link abaixo.
      https://www.abibliacomentadaoficial.com.br/

  18. Este passeio dentro das escrituras no livro de Josué 10 é excelente, nos revigoram a alma e acende as nossas esperanças, que O Eterno DEUS continue abençoando sua vida meu querido irmão pastor Rodrigo Silva.

  19. Deus e maravilhoso, santo e fiel. Tenho vivido as misericórdias do Senhor em minha vida.
    Pastor Rodrigo Silva sempre nos trazendo a palavra de Deus com muita clareza.

  20. Deus Pai é Amor!! Sei o quanto Ele é Grande!! É TUDO DE ESPECIAL!!!
    Mas, por ter esse conhecimento necessito a cada dia de ouvir e ler a SUA Palavra!! E é por isso que Louvo ao Senhor Meu Deus em Quem Confio pela vida de toda a equipe do pastor Rodrigo Silva, bem como, pela sua vida! Pois, quem sou neste mundo? Salmos 103:14.

  21. Bom dia, professor Rodrigo. Amo aprender mais,,e mais,a palavra de Deus. Principalmente com uma pessoa, igual ao senhor,que ama ensinar as pessoas sobre a palavra de Deus com todo amor e dedicação. Isso é muito bom para nossa vida espiritual.Deus abençoe sempre sua vida 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
catástrofes
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Onde Deus está nas catástrofes?

Em meio à devastação das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, surge a inquietação: onde está Deus em meio a tamanha tragédia?

Ler mais »
pães
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
A Festa dos Pães Asmos

A Festa dos Pães Asmos, também conhecida como Festa dos Pães sem Fermento, é uma das festas mais significativas do calendário religioso judaico. Instituída por

Ler mais »
profetas maiores
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Profetas Maiores

Os Profetas Maiores são cinco livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Eles contêm as profecias e mensagens de quatro dos profetas mais conhecidos e

Ler mais »
evangelhos
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Evangelhos

O Novo Testamento relata a vida de Jesus nessa terra, bem como o papel dos discípulos após Ele ter voltado ao Céu. Vamos explorar nesse

Ler mais »
casa de pedro
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Casa de Pedro

A história da casa de Pedro é uma jornada fascinante que nos leva às raízes do cristianismo e revela como um local simples se tornou

Ler mais »