História Antiga de Amom

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A cidade de Amom aparece algumas vezes na Bíblia. Esse povo perverso nasceu de um pecado gravíssimo, registrado em Gênesis 19:30-38. Mas que fim levou essa civilização? Vamos conhecer mais sobre esse povo.

amom
Os amonitas eram um povo inimigo de Israel | Imagem: Bing Create

As escavações na Rabá dos Amonitas (mapa 2), capital da antiga Amom, indicam níveis de ocupação que datam da Idade do Bronze Antigo. Ainda que pareça ter sido uma importante cidade da Idade do Bronze Médio, ela passou por um declínio populacional, fato característico da região no período da Idade do Bronze Tardio. Os fortes aparecem outra vez na Idade do Ferro, sugerindo que Amom estava se tornando novamente um Estado poderoso.

 

Conexão entre Amonitas, Moabitas e Israelitas

 

A Bíblia indica que os amonitas tinham parentesco com os moabitas e com os israelitas. Na época do Êxodo, os amonitas e os moabitas ocupavam o sul da Transjordânia. Os israelitas passaram pelo meio desse território a caminho da terra prometida, mas foram expressamente proibidos de conquistar a terra dos amonitas, por causa do vínculo existente entre eles.

 

Os Amonitas nos tempos dos Juízes

 

Durante o período dos juízes, os amonitas e os amalequitas ajudaram os moabitas a recuperar terras perdidas para Israel, mas o Senhor chamou Eúde para libertar o povo. Mais tarde, Jefté expulsou os amonitas, que oprimiam Israel, especialmente as tribos da Transjordânia. Amom tornou-se uma força impressionante na época, como fica evidente pelas fortalezas do século XI a.C. encontradas ali.

 

A relação entre Amom e Israel

 

Quando Naás subiu ao trono amonita, ele tentou restabelecer o controle sobre as tribos da Transjordânia, atacando Jabes-Gileade. O rei Saul convocou soldados para retomar a cidade, derrotando as forças de Naás. Mais tarde, após uma série de eventos, incluindo a humilhação de uma delegação enviada por Davi, as relações entre Amom e Israel se deterioraram, levando a conflitos e guerras.

 

Declínio e Intervenções Estrangeiras

 

Posteriormente, os amonitas declararam sua dependência de Israel após a invasão do faraó egípcio Sisaque na região. Em meio a alianças e conflitos, os amonitas viram seu território ser disputado por outras potências da região, como Assíria e Babilônia.

 

O Fim de Amom

 

Após o colapso do Império Assírio, os amonitas mudaram-se para o território anteriormente habitado por Judá. No entanto, sua aliança com Judá contra a Babilônia falhou, levando à destruição de Amom por Nabucodonosor II por volta de 581 a.C. Embora os amonitas ainda vivessem na região após o retorno do exílio, nunca mais reconquistaram sua autonomia.

 

Estude mais

 

Conhecer as civilizações citadas na Bíblia nos ajuda a compreender as histórias registradas nos textos. 

 

Se aprofunde nesse estudo com o curso A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva. O livro de Juízes está completo e disponível na nossa plataforma.

 

Clique aqui e saiba mais.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
templo de Jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O Templo de Jerusalém

Do Monte das Oliveiras, a visão do pátio do templo repleto de pessoas em atividade era impressionante para Jesus. Apesar das ações do povo no

Ler mais »
judeia
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como Roma invadiu a Judeia?

Em 63 a.C., Roma invadiu Israel e dominou Jerusalém, lançando o povo judeu em uma era de incertezas e revoltas constantes. Neste artigo, exploraremos o

Ler mais »
pesca maravilhosa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Pesca Maravilhosa

Na Bíblia, encontramos diversos relatos dos milagres realizados por Jesus durante seu ministério terreno. Cada um desses milagres nos revela verdades profundas sobre o caráter

Ler mais »
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
páscoa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Verdadeira Páscoa

Estamos conversando há um tempo aqui no blog sobre a páscoa, mas talvez você tenha algumas dúvidas sobre esse tema ainda. Por isso, preparamos um

Ler mais »