Graça e obras

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

No universo da fé cristã, um dos conceitos mais fundamentais e profundos é a salvação pela graça. A Bíblia nos ensina que somos justificados diante de Deus não por nossas próprias obras, mas pela graça divina concedida através do sacrifício de Jesus na cruz. No entanto, é importante destacar que essa salvação pela graça não nos isenta da responsabilidade de viver uma vida de amor e serviço ao próximo. Neste texto, vamos  explorar como as obras são fruto do amor gerado pela graça divina e não por obrigação.

 

Graça e obras
Na cruz de Jesus encontramos a graça. Foto: Freepik.

A Graça e a Salvação

 

A graça é o amor incondicional e imerecido de Deus para conosco. Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo escreve: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Isso significa que a salvação não é conquistada por nossas boas ações ou méritos pessoais, mas é um presente gratuito de Deus para todos que creem em Jesus Cristo.

 

Obras como Fruto do Amor a Jesus

 

Embora sejamos salvos pela graça, a fé genuína em Cristo resulta em transformação interior e em um desejo sincero de viver em obediência aos seus ensinamentos. Em Gálatas 5:6, Paulo ressalta que “a fé que atua pelo amor” é o que importa. A graça não promove uma vida de indiferença, mas, pelo contrário, cria em nós um amor sincero por Jesus, que se manifesta em nosso desejo de seguir seus passos e servir ao próximo.

 

Obras como Expressão de Gratidão

 

Nossas obras não são uma tentativa de comprar a salvação ou obter méritos diante de Deus. Em vez disso, são uma expressão de gratidão pelo sacrifício de Jesus na cruz. Quando compreendemos a grandiosidade do amor divino demonstrado através da morte de Cristo, somos impulsionados a agir em amor e serviço ao próximo. Em Efésios 2:10, Paulo destaca que fomos criados em Cristo Jesus para boas obras, que Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.

 

Obras que Glorificam a Deus

 

Quando nossas ações são motivadas pelo amor a Jesus, elas se tornam um reflexo do seu amor em nós. Nossa vida passa a ser um testemunho vivo da graça e do poder transformador de Deus. Em Mateus 5:16, Jesus diz: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

 

A salvação pela graça é um dos pilares do Cristianismo. Entender que somos salvos não por nossos próprios méritos, mas por meio do sacrifício de Jesus, nos leva a uma profunda gratidão e amor por Ele. Esse amor é o que nos motiva a agir em boas obras e a viver uma vida de serviço ao próximo, não como uma obrigação legalista, mas como uma resposta amorosa à graça divina que nos foi dada. Portanto, sejamos agentes de amor e misericórdia neste mundo, refletindo a graça de Deus em nossas vidas para que outros também possam conhecer o poder transformador do amor de Jesus.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

84 respostas

  1. EU GLORIFICO O SENHOR JESUS PELA SUA VIDA. QUE O SENHOR TE ABENÇOE GRANDEMENTE . FIQUE FIRME ATÉ JESUS VOLTAR EM NOME DO SENHOR JESUS. GLORIAS A DEUS PELA SUA INTELIGENCIA E SABEDORIA.

  2. Acredito que não é necessário, por assim dizer, mas devemos ter nossas obras como um termômetro de quanto D’us esta em nossas vidas, porque se nosso irmão que está na mesma jornada de construção de alma que chamamos vida, ainda não encontrou nosso senhor pelo caminho, imagine como a vida dele é difícil e sem expectativa se apegando a rotinas e bens materiais, como um naufrago que se apega a destroços de sua embarcação afundando. Então devemos dar a mão para este irmão para resgatá-lo já que assim também nosso senhor nos resgatou, neste processo somos despenseiros da multiforme graça de D’us.
    Irmãos, penso que dar testemunho não é ficar para degradar o nome santo em um palanque, mas sim agir de forma santa para sejamos santos como nosso pai

  3. Além de expressarmos nossa gratidão à Deus com os atos de amor e misericórdia, complementando a explicação de luz e entendimento que nosso amado irmão Rodrigo fez, também devemos expressar em forma de santidade o amor a Deus, fazendo o possível pra nos apartarmos do pecado, e por mais singelo que ele seja (pois Deus sonda os corações e sabe das nossas obras antes que elas aconteçam) escutem o que digo irmãos: O PECADO NÃO COMPENSA. Essa frase pode parecer confusa para alguns, ou simples para outros, porém ela tem uma profundidade muito grande. Porque todo e qualquer pecado por menor que seja nos afasta de Deus; E além de nos afastar de Deus, um dia nós teremos que dar conta dele em vida.

    Senti isso na pele, e não quero que meus irmãos sintam também.
    Pensem antes de cometer qualquer coisa errada por menor que seja, pensando que ninguém está vendo, e muitas vezes inconscientemente ( para isso aconselho que façam como Davi, pedir pra que Deus abra os olhos quanto à seus próprios pecados ocultos)

    Não basta só louvar, amar, glorificar a Deus em nossas obras e bocas, temos que nos apartar cada vez mais do mal e do pecado, do errado.

    Deus abençoe muito todos, vos amo em Cristo Jesus.

  4. Glória a Deus pela sua vida pela sabedoria e inteligência de vc estudar a Bíblia e transmitir pra nós o seu conhecimento Deus te abençoe muito

  5. Sempre sou edificada pelas mensagens. Por isso quero recebê- Las . Muito servirão para o meu crescimento espiritual.

  6. Sou sempre edificada pelas mensagens do irmão Rodrigo Silva. Por isso, quero continuar recebendo essas mensagens.

  7. Glória a Deus
    Ser não fosse jesus não tínhamos a salvação em nossas vidas!!
    Pós, por ele, pra ele, devemos honra glória e louvores

  8. Sou uma da sua seguradoras adoro escutar você explicar as escrituras me ajuda bastante nas minhas aulas do seminário.
    Muito obgdão irmão querido.
    Sua paz e luz são incríveis e admirável.
    Que continue caindo chuvas de bênçãos na sua vida e de sua família maravilhosa. Grande abraço irmão pela fé. Se cuida querido.

  9. Olá povo de Deus,a paz do senhor Jesus Cristo,eu também louvo ao nosso bom Deus por ter homem igual a você pastor Rodrigo Silva,que tem amor pra ensinar agente conhecer mais a palavra de Deus.

  10. muito boa essa explicação, principalmente hoje que o relativismo tem entrado em muitas igrejas que se dizem evangélicas e que confiando no amor de Deus negligenciam as obras.

  11. Sou Cristão, membro da igreja Batista em salvador. Tenho grande admiração e respeito pelo Pr. Rodrigo Silva, sobre esse material, devo dizer que achei excelente, de grande relevância. Deus continue abençoando!

  12. Glorias a Deus.

    Palavra forte e motivadora, que induz a busca incansável pelo amor do nosso Senhor Jesus Cristo.

    Que Deus continue lhe abençoando sempre, Pastor Rodrigo.

  13. Fico muito feliz em receber seus e-mails, com mensagens maravilhosas. Que Deus continue abençoando você e sua linda equipe.

  14. Sou um grande admirador do pastor Rodrigo Silva, glória a Deus pela sua vida pelo seu ministério é um canal de bençãos na vida de muitas pessoas que o Senhor o conserve sempre nos caminhos só Senhor Jesus.

  15. Obrigada por nos ensinar tanto a ser obediente e praticar com sabedoria a vontade do Senhor Deus continue usando seu servo com muita unção e amor!

  16. Muito importante de de entendermos que somos salvos pelo resultado do sacrifício de Jesus na cruz , por tanto a religiosidade nao tem nada haver com nossas’’ obras.

  17. Que Deus continue lhe abençoando grandemente, fico grato por mais essa publicação acerca da bíblia, ela é benção em nossas vidas.

  18. Que sua vida continuamente seja a levar mensagens de amor e salvação a tantos quanto puder alcançar .
    Que o Bom Deus te abençoe e te guarde..🙏🥰

  19. Dou muito graças a Deus por ter te conhecido ainda que pelo YouTube, tenho aprendido muito e gosto muito de ouvir seus ensinamentos tem me ajudado muito na fé! Obrigada Rodrigo! Deus te abençoe com toda sorte de bênçãos!!

  20. paz e graça eu acompanho o senhor pelas redes sociais tenho aprendido muito com o senhor que Deus continue lhe abençoando sempre 🙏

  21. Eu estou amando o curso com Rodrigo Silva está acrescentando um grande aprendizado ao que eu já estudei na Bíblia. Estou mto grata , por este curso 🙏😍

  22. Mano ( permita-me chamá-lo assim ), sou teu fã! Mas isso muitos devem dizê-lo pra você. Louvo a Deus por sua vida! Louvo a Deus por sua disposição em compartilhar conhecimento! Creio que tu o fazes por reconhecer que isso não é seu mas provêm do Senhor.
    Tenho orgulho em ter um “mano” com tu!
    Que o Senhor te abençoe e guarde hoje e sempre!

  23. Como agradeço a Deus por sua vida!
    Ontem lendo apocalipse 12 me surgiram muitas dúvidas e encontrei a resposta no seu programa evidência que está no YouTube. Obrigada por vc buscar mais e mais sabedoria e nos transmitir de forma tão clara.
    Deus te abençoe a cada dia mais!!!!

  24. Sou sua aluna no curso a Bíblia comentada com Rodrigo Silva e muito feliz com todo conhecimento que tenho absorvido. Deus o abençoe e que continue a propagar a palavra d´Ele pelo planeta. Isso mesmo, a internet não tem fronteiras.

  25. Este assunto é fascinante! É um dos meus favoritos. Como Deus é bom em nos mostrar que o tema da salvação não é algo tão difícil de entender, a não ser quando alguém resolve inverter os elementos e suas funções. Melhor ainda é saber que o amor salvífico de Deus é oferecido a todos quantos queiram aceitar. Obrigada, professor, por compartilhar esse dom que Deus lhe deu de ensinar de forma tão fácil a Sua Palavra. Deus o abençoe!

  26. Shalom lekulam pastor Rodrigo silva. Que o nosso Eterno Elohim lê proteja e lê guarde em sua caminhada, com seus ensinamentos bíblicos, conheceres a verdade e a verdade vos libertará, nos estamos conhecendo muito a Bíblia comentada, através dos seus ensinamentos. Shalom 🙏🙏🙏🙏

  27. Boa noite com a paz do Senhor .
    Pastor Rodrigo Silva, agradeço a Deus por sua vida. Você é uma grande benção e um abençoador. Deus continue te abençoando com bênçãos sem medidas. Amei o estudo sobre a Graça.

  28. Graça e Paz seja dada ao nome de Jesus Cristo,que vive e reina para sempre,sou grata por esta oportunidade de aprender mais sobre a palavra de Deus,apesar de não ter acompanhado às lições bíblica,que o Senhor lhe abençoe grandemente 🙌🙌👏🙌🙏🙌🙏

  29. Comecei a me interessar pela Bíblia a pouco tempo, mas sou batizada a mais de 10 anos e percebi que na verdade eu não sabia de nada, esse era um assunto que estava “me quebrando”, me sinto cada dia mais perto da verdade, obrigada.

  30. Que o SENHOR continue te abençoando e derramando bênçãos e sabedoria na sua vida. Os conteúdos que nos trazem nos aproximam da verdade nas Escrituras da palavra de DEUS. Obrigada Jesus por tamanho AMOR. ❤️

  31. Obrigada pastor Rodrigo Silva, por compartilhar seus ensinamentos da palavra de Deus com clareza e fácil de entender sobre a Bíblia.
    Que Deus continue lhe abençoando com sabedoria.

  32. Conteúdo muito edificante,que Deus continue abençoando seu trabalho maravilhoso, obrigada por compartilhar conosco esse conhecimento sobre a palavra de Deus.

  33. Graça e paz do Senhor, louvo ao Senhor Jesus por ter essa maravilhosa oportunidade de participar desses conteúdo, cada vez mais estou aprendendo e aproximando mais de Deus , agradeço a essa equipe e desejo abenção do SENHOR em suas vidas sempre.

  34. Grato Professor Rodrigo! Que o Espírito Santo continue sempre te usando como um conduto de bençãos. Desejo ardentemente que a nossa geração veja Cristo voltar. E pra isto, devemos viver o Amor revelado na Graça. è o que o mundo mais precisa de mim, de ti, e de todos os que se colocarem nas mãos do maravilhoso Deus!

  35. Deus continue lhe abençoando poderosamente ,tamanha sabedoria Deus lhe deu ..fico admirada. neste momento eu e meu esposo estamos assistindo o senhor Evidência -Religious..Glórias a Deus

  36. Obrigada a Deus, pela providência de enviar-nos pessoa como você, que sempre se esmera em compartilhar seu conhecimento com cada um de nós.
    Quero continuar nessa caminhada com você…
    Receba meu abraço e todo o meu apreço, em nome do Senhor Jesus.

  37. Amém! A graça de Cristo é tão completa que influência até em nossas obras (Obras de Cristo em nós). A justiça Comunicada dEle.

  38. Muito obrigado pelos conteúdos bíblicos, esse curso é de uma riqueza histórica, onde todos devem conhecer. Gratidão meu Deus por usar esse Ser tão especial Dr Rodrigo Silva.

  39. Entendo que a graça de Deus ela excede a nossa compreensão e como diz no texto bíblico “… é um dom de Deus!”, Ele dá a quem quer independente de entendermos ou não, entretanto, não quero dizer que praticar o mal vai nos angariar a salvação também, quero dizer que o mérito fica no julgamento de Deus e podemos nos perguntar: quem é bom então??quem é mal??? teremos a capacidade de julgar o caráter humano??temos nossas opiniões sobre pessoas, mas estão certas?? ou estão erradas??. Temos que continuar nossa jornada seguindo bons exemplos e replicá-los em nós e expandir na medida do possível aos outros. O lema “PAZ E BEM” dos franciscanos exemplifica o texto bíblico resumidamente: qdo praticamos a PAZ em nossas ações e modo de viver o BEM aparece espontaneamente ao nosso redor fazendo transfigurar a graça e o amor de Deus!!!!

  40. Dou Graças à Deus, pela sua vida pr. Rodrigo Silva, obrigada por esse texto, e por tudo que tenho aprendido de Deus, e do seu Amor infinito através dos seus ensinamentos, Sim: sempre estou preparada para aprender mais e mais de Deus, enquanto houver em mim o fôlego de Vida, presente Dele

  41. Paz,bom dia sou grata pelo seus ensinamentos Dr.Rodrigo Silva, com muita humildade e sabedoria nos presenteia com seus conhecimentos, que céus retribua ,cada dia mais aprendendo um pouco de Deus .obrigado

  42. Algumas igrejas,tem como doutrina pensar que a salvação vem somente pela graça,mas penso que é uma fala vazia,pois quem é de DEUS,já segue a doutrina de DEUS,que automaticamente é,fazer bem aos nossos inimigos e não fazer acepção de pessoas.

  43. Eu dei essa aula quarta feira no Google meet, e pensei acho que os confundi um pouco. Derrepente abri meu email é está lá a sua mensagem. Deus é extraordinário, ele é fiel.
    Eu agradeço a ele por sua vida e esclarecimentos a luz da bíblia que nos trás, de forma que entendemos e conseguimos tbm passar melhor. Deus te abençoe pro Rodrigo Silva!!

  44. Estou muito feliz com todo o material que o Dr. Rodrigo tem trazido a Luz do conhecimento para nós.
    Também faço o curso a Bíblia Comentada com Rodrigo Silva. Já fiz o curso A História do Povo de Deus e adquiri sua enciclopédia A Vida e Jesus. Tudo maravilhoso. Muito obrigado. Recomendo a todos. Vale a pena.

  45. Gratidão ao nosso bom Deus, pela sua vida Pr.Rodrigo
    Deus continue iluminando a sua mente pra você continuar transmitindo mensagem dEle nesse mundo.
    Gostaria de comprar a Bíblia comentada por Rodrigo Silva .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
cofre
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Cofre enterrado

O Museu de Arqueologia Bíblica, MAB, guarda muitas surpresas para os seus visitantes, bem como o artefato que vamos conhecer neste texto. Prepare-se para uma

Ler mais »
tempo
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Eclesiastes 3

Na Bíblia nós encontramos diversas passagens que não precisam de maiores explicações, elas por si só já podem expressar a mensagem por completa. Um dos

Ler mais »
lamparinas
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As lamparinas

No Museu de Arqueologia Bíblica é possível encontrar artefatos de diversas épocas, e um tipo de artefato que se repete em diversos momentos é a

Ler mais »
joias
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As joias de 2700 anos atrás

Como as pessoas se vestiam nos tempos Bíblicos? O Museu de Arqueologia Bíblica apresenta artefatos que podem ajudar a responder essa pergunta! Conheça um deles

Ler mais »
eclesiastes
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Eclesiastes 3: tempo e eternidade

O livro de Eclesiastes apresenta reflexões e ensinamentos que, ao serem estudados de forma profunda, transformam nossa maneira de viver e de enxergar o mundo.

Ler mais »