Eclesiastes 3

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Na Bíblia nós encontramos diversas passagens que não precisam de maiores explicações, elas por si só já podem expressar a mensagem por completa. Um dos exemplos é a passagem de Eclesiastes 3

 

Lhe convido a refletir sobre o que a Bíblia fala sobre o tempo e como deve ser nosso relacionamento com ele.

tempo
Há tempo para tudo debaixo do Sol | Imagem: Bing Create

O texto

 

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

² Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

³ Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

⁴ Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

⁵ Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

⁶ Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

⁷ Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

⁸ Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

⁹ Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

¹⁰ Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

¹¹ Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

¹² Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

¹³ E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.

¹⁴ Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

¹⁵ O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

¹⁶ Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.

¹⁷ Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

¹⁸ Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

¹⁹ Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

²⁰ Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

²¹ Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

²² Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? 

 

Eclesiastes 3:1-22

 

O tempo

O texto nos lembra que cada evento na vida tem sua estação designada. Desde o nascimento até a morte, desde plantar até colher, cada atividade tem seu momento apropriado.

 

Deus é eterno e soberano sobre o tempo. Suas obras são imutáveis, e Ele as realiza para que possamos temê-Lo. A transitoriedade da vida humana é um contraste com a eternidade de Deus.

 

Os planos de Deus

 

O texto mostra que a melhor maneira de viver é encontrar alegria nas obras da vida, pois essa é a nossa porção. Ele reconhece a limitação humana em compreender o futuro e encoraja a viver plenamente no presente.

 

Eclesiastes 3 nos convida a refletir sobre a natureza do tempo e da vida humana, reconhecendo a soberania de Deus sobre todas as coisas e encontrando contentamento nas estações designadas para nós.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

3 respostas

  1. Olá Rodrigo!
    Deixa eu me apresentar, meu nome é Jane, fui criada na Igreja Adventista, mas me desviei na adolescência e nunca mais voltei.
    Meu pai foi um grande conhecedor da Bíblia, e todas as dúvidas tirava com ele.Tenho dificuldade em ler a Bíblia, por isso,sua ajuda será muito bem vinda! Deus te abençoe!🙏🙌

  2. Maravilhoso este pedaço deste livro. Este livro é rico em palavras de sabedoria, por isso faz parte dos livros de Sabedoria.

  3. Muito obrigada, Rodrigo Silva, gosto demais de seus textos, bem explicados. Primeiro vem a palavra de Deus e depois você faz a interpretação excelente. Sempre aprendo muito e gosto demais destes Textos. Quero sempre recebê-los, pois para mim é um presente e leio sempre que chegam para mim. Muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
historicidade
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A historicidade dos Evangelhos

O tema da historicidade dos Evangelhos é vasto e complexo, podendo facilmente preencher páginas e páginas de discussão. Aqui, vamos abordar um argumento essencial para

Ler mais »
catástrofes
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Onde Deus está nas catástrofes?

Em meio à devastação das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, surge a inquietação: onde está Deus em meio a tamanha tragédia?

Ler mais »
paulo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Paulo, o Artesão de Tendas

Na história bíblica, encontramos um personagem fascinante chamado Paulo, que desempenhou um papel fundamental na propagação do cristianismo. Além de ser um apóstolo e um

Ler mais »
moeda perdida
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Parábola da Moeda Perdida

Quando lemos as parábolas de Jesus, somos convidados a mergulhar em histórias cheias de significado e lições profundas. Uma dessas parábolas é a da moeda

Ler mais »
apocalipse
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O futuro da economia no apocalipse

Neste vídeo, Rodrigo Silva explora um tema que toca tanto a fé cristã quanto a realidade contemporânea: o avanço da inteligência artificial e seu impacto

Ler mais »