Eclesiastes 3

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Na Bíblia nós encontramos diversas passagens que não precisam de maiores explicações, elas por si só já podem expressar a mensagem por completa. Um dos exemplos é a passagem de Eclesiastes 3

 

Lhe convido a refletir sobre o que a Bíblia fala sobre o tempo e como deve ser nosso relacionamento com ele.

tempo
Há tempo para tudo debaixo do Sol | Imagem: Bing Create

O texto

 

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

² Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

³ Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

⁴ Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

⁵ Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

⁶ Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

⁷ Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

⁸ Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

⁹ Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

¹⁰ Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

¹¹ Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

¹² Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

¹³ E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.

¹⁴ Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

¹⁵ O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

¹⁶ Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.

¹⁷ Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

¹⁸ Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

¹⁹ Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

²⁰ Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

²¹ Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

²² Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? 

 

Eclesiastes 3:1-22

 

O tempo

O texto nos lembra que cada evento na vida tem sua estação designada. Desde o nascimento até a morte, desde plantar até colher, cada atividade tem seu momento apropriado.

 

Deus é eterno e soberano sobre o tempo. Suas obras são imutáveis, e Ele as realiza para que possamos temê-Lo. A transitoriedade da vida humana é um contraste com a eternidade de Deus.

 

Os planos de Deus

 

O texto mostra que a melhor maneira de viver é encontrar alegria nas obras da vida, pois essa é a nossa porção. Ele reconhece a limitação humana em compreender o futuro e encoraja a viver plenamente no presente.

 

Eclesiastes 3 nos convida a refletir sobre a natureza do tempo e da vida humana, reconhecendo a soberania de Deus sobre todas as coisas e encontrando contentamento nas estações designadas para nós.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

3 respostas

  1. Olá Rodrigo!
    Deixa eu me apresentar, meu nome é Jane, fui criada na Igreja Adventista, mas me desviei na adolescência e nunca mais voltei.
    Meu pai foi um grande conhecedor da Bíblia, e todas as dúvidas tirava com ele.Tenho dificuldade em ler a Bíblia, por isso,sua ajuda será muito bem vinda! Deus te abençoe!🙏🙌

  2. Maravilhoso este pedaço deste livro. Este livro é rico em palavras de sabedoria, por isso faz parte dos livros de Sabedoria.

  3. Muito obrigada, Rodrigo Silva, gosto demais de seus textos, bem explicados. Primeiro vem a palavra de Deus e depois você faz a interpretação excelente. Sempre aprendo muito e gosto demais destes Textos. Quero sempre recebê-los, pois para mim é um presente e leio sempre que chegam para mim. Muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
atos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Atos dos Apóstolos

Vamos embarcar em uma emocionante jornada pelo livro de Atos dos Apóstolos, uma obra inspiradora que nos leva aos primeiros dias da igreja cristã. Preparem-se

Ler mais »
jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Vamos passear em Jerusalém?

Você já visitou Jerusalém? Tem esse desejo? No meu canal, Rodrigo Silva Arqueologia, tenho um tour especial para você que tem esse sonho, vou levá-los

Ler mais »
judeia
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como Roma invadiu a Judeia?

Em 63 a.C., Roma invadiu Israel e dominou Jerusalém, lançando o povo judeu em uma era de incertezas e revoltas constantes. Neste artigo, exploraremos o

Ler mais »
templo de Jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O Templo de Jerusalém

Do Monte das Oliveiras, a visão do pátio do templo repleto de pessoas em atividade era impressionante para Jesus. Apesar das ações do povo no

Ler mais »
Salmos 100
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmos 100

A adoração a Deus não deve ser feita por obrigação e sim por reconhecimento e gratidão as obras que Ele tem feito em nossas vidas.

Ler mais »
páscoa
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Festa da Páscoa

A Festa da Páscoa é uma das festas mais significativas do calendário religioso judaico. Instituída por Deus, essa festa tem um propósito especial e é

Ler mais »