Curiosidades e significado de deserto na Bíblia

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Deserto, segundo o dicionário Oxford Languages, é a palavra que nomeia uma zona árida, de precipitações irregulares e vegetação inexistente. No entanto, essa mesma palavra apresenta um significado diferente no livro sagrado cristão, provocando o questionamento “qual o significado de deserto na Bíblia?”. E é sobre esse assunto que trataremos no texto a seguir, apresentando curiosidades e o significado de deserto na Bíblia.

 

Qual o significado de deserto na Bíblia? 

Como mencionado anteriormente, a palavra “deserto” na Bíblia aparece tanto no sentido literal, o mesmo verificado no dicionário, de um local árido com pouca precipitação e quase sem plantas, quanto em um sentido figurado, específico do contexto bíblico. Esse segundo ainda é possível de ser visto de uma maneira positiva ou de maneira negativa.

 

A interpretação negativa seria de que o deserto é um local de punição ou castigo. Essa interpretação é baseada em passagens como em Êxodo 32:23 e em alguns trechos do livro de Números, por exemplo, nos momentos que narram o povo de Israel praticando idolatria.

 

A interpretação positiva seria de um local de condições insalubres onde, com o objetivo de aperfeiçoar e evoluir, Deus faz uma espécie de desafio ou obstáculo ao povo escolhido. Essa interpretação é baseada em passagens como em Jeremias 2:3 ou em alguns dos trechos do livro de Oseias.

 

De maneira mais resumida e sintetizada, “deserto” na Bíblia, em seu sentido figurado, seria uma expressão com significado próximo de provação ou intervalo de tempo usado em reflexão. 

 

 

Deserto
Continue lendo para saber qual o sentido figurado de deserto na Bíblia. | Foto: Freepik.

Qual o significado de deserto na Bíblia: Quais palavras bíblicas foram traduzidas como deserto?

Não é uma surpresa para nenhuma pessoa que o texto original da Bíblia não foi escrito em português. O texto original do livro sagrado cristão foi redigido, a princípio, em três idiomas distintos: hebraico, aramaico e grego. Assim, da mesma forma que é verificada em toda tradução entre dois idiomas, nem toda palavra presente em um idioma tem um equivalente exato no outro idioma. Por esse motivo, a palavra “deserto” na versão traduzida para o português da Bíblia Sagrada, em alguns trechos, assume o lugar de diferentes palavras verificadas na versão de idioma original.

 

Alguns exemplos das palavras mencionadas no parágrafo anterior: a palavra em hebraico “Midbar”, usada com a função de descrever um local seco; “Siyya” e “Yeshimon”, como a anterior, também são palavras da língua hebraica, mas são utilizadas para designar um local sem água; diferente das anteriores, uma palavra de origem grega também é utilizada em alguns trechos, mas é também entendida como deserto, a palavra é “Eremos”.

 

Qual o significado de deserto na Bíblia: Qual a importância do deserto na Bíblia 

O deserto é citado diversas vezes ao longo da Bíblia, tendo uma importância considerável em diversos sentidos. A presença recorrente do deserto ao longo do livro sagrado cristão é justificada por conta da localidade onde ocorrem as histórias narradas, na região da Palestina e seus arredores, que é uma área onde predomina o bioma desértico.

 

Por esse motivo, o deserto serve de cenário para importantes trechos da Bíblia Sagrada, como a peregrinação do povo de Israel na Península do Sinai depois dos eventos do êxodo no Egito, também um local majoritariamente desértico. Outros exemplos da importância do deserto para a Bíblia seria o fato de algumas das guerras mencionadas no Antigo Testamento serem ambientadas no ambiente desértico.

 

Qual o significado de deserto na Bíblia: Quais passagens da Bíblia exemplificam essa ideia

Como dito no segmento anterior, o deserto tem um papel importante e frequente na narrativa da Bíblia, então, para exemplificar, vamos citar alguns dos trechos de destaque que tratam do deserto em algum sentido: Deuteronômio 8:2; Deuteronômio 1:31; Deuteronômio 2:7; Isaías 40:3.

 

Qual o significado de deserto na Bíblia: Lições aprendidas no deserto 

Mencionamos que uma das interpretações possíveis para o sentido figurado de deserto é um lugar de condições insalubres selecionado por Deus para o povo escolhido passar por provações, procurando evoluir as pessoas. Ou seja, essas pessoas, após passarem pelos desafios, foram capazes de tirar lições do caminho que percorreram. A seguir, vamos fazer uma lista com algumas das lições que a passagem no deserto ensinou para alguns personagens da Bíblia:

 

  • Dependência de Deus: O deserto, sendo o ambiente extremo que é, não contém recursos para sustentar a vida humana, porém, no deserto o povo de Israel entende que são dependentes de Deus. Então, essa lição serve para nos ensinar que dependemos de Deus.
  • Descoberta do que é de fato necessário: Um dos personagens bíblicos, João Batista, vivia no deserto. Com costumes muito simples, ele não tinha nenhum artigo de luxo ao seu dispor, apenas coisas básicas para a sobrevivência, no entanto, ele não sentia falta desse tipo de objeto, já que o essencial para ele era o contato com Deus.
  • Vencer a tentação: Em um momento da narrativa da Bíblia, Jesus é levado ao deserto e tem contato com diversos tipos de tentação, mas resiste a todas e não comete nenhum pecado.
  • Resolução de problemas: O profeta Elias é outro personagem da Bíblia que passa no deserto. Após ser condenado injustamente à morte, ele vai ao deserto sem intenções de seguir com a sua vida, no entanto Deus o leva a um monte e dialoga com ele, restaurando Elias.
  • Esperança: Josué é um personagem que passou pelo deserto, enfrentando um momento desafiador. Mas em nenhum instante ele perde a esperança em Deus, e isso é recompensado quando ele lidera seu povo na conquista da terra prometida.

Conheça um deserto citado na Bíblia

Falando no sentido literal da palavra, alguns dos desertos citados nas narrativas bíblicas existem até os dias de hoje. Um deles é o Deserto de Judeia.

 

Localizado no sul de Israel, esse deserto tem aproximadamente 1.500 quilômetros quadrados. É a “casa” de sítios históricos e mosteiros.

 

A Bíblia comentada: Rodrigo Silva Arqueologia

Se você tem interesse em explorar outros assuntos como este sobre qual o significado de deserto na Bíblia e expandir seu repertório no conhecimento de Deus e de Sua palavra, recomendamos o curso “A Bíblia comentada com Rodrigo Silva”. Ao participar desse curso, você tem acesso a aulas semanais e aprende mais do contexto bíblico, além de dicas para interpretar e compreender a Bíblia nos dias atuais. A plataforma conta com algumas aulas gravadas, com uma metodologia desenvolvida para auxiliá-lo em seu crescimento espiritual.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

35 respostas

  1. Parabéns Rodrigo Silva!
    Que cada dia mais Deus te dê sabedoria para nos ensinar sobre a Bíblia
    Eu aprendo muito com tuas aulas
    Faço o curso da Bíblia comentado gosto muito
    Deus abençoe vocês sempre 👏👏👏

  2. Bom dia ou boa tarde ou quem sabe bia noite graça e paz. Minha alma muito se alegra com tanto conteúdo edificante. Meu muito!

  3. Quero parabenizar a vc por tanta sabedoria sou sua admiradora amo aprender da palavra com vc quando encontro um vídeo seu não perco tempo vou ver logo não faço o seu curso por motivos financeiros sou muito correta com tudo que Faso um grande abraço

  4. Amém.

    Glorias a Deus, pastor Rodrigo Silva.

    O deserto realmente tem essas todas interpretações.

    Que Deus continue lhe abençoando e protegendo sempre.

  5. Muito obrigado pelo estudo. Que as doces e gloriosas bençãos celestiais do Nosso soberano Deus esteja sendo derramadas sobre vocês.

  6. Excelente explicação acerca de algo tão usado em ministrações. Poder ter acesso a essas informações e, vindo de alguém com tanto conhecimento e sabedoria, nos traz segurança para instruir a outros. Que o Espírito Santo continue a derramar sobre sua vida, querido irmão, Rodrigo Silva, muito mais de Sua sabedoria.

    Maurício Cavalcante
    Slalom 🙌🙇🏽‍♀️🙇‍♂️🙏✝️🇧🇷🇦🇷

  7. Boa tarde pastor Rodrigo Silva.
    É com muita excelência que seus vídeos, aulas e pregações são realizados.
    Eu tenho absorvido cada ensinamento. Muito obrigado por sua dedicação no ensino 👋👋👋

  8. Mesmo não estando inscrita no curso agradeço a oportunidade de estar aprendendo por aqui.

    Espero poder fazer o curso ainda até lá vou seguindo nas redes sociais.
    Deus te abençoe sempre 🙏

  9. Gosto muito dos seus ensinamentos. Assisto seus vídeos de culto e mesmo sendo longos assisto sempre.
    Você é um iluminado. O deserto da sua vida o capacitou como o escolhido de Deus.

  10. Obrigado Rodrigo e muito gratificante estar com todos vocês estudando essa passagem Bliblica aí onde tudo começou muito obrigado por tudo

  11. Professor,tenho uma dúvida,DEUS esquadrinha os nossos corações e nos conhece,porque ele faz alguns testes,como este citado em deuteronômio 8:2? DEUS o abençoe!

  12. Que deus continue a lhe abençoar e que através do senhor jesus você possa nos proporcionar textos, livros e conhecimentos da palavra de deus diariamente. SHALOM!

  13. Boa noite.
    Paz,meu precioso irmão Rodrigo Silva.
    Suas aulas são muito ricas em conhecimentos. Pena que estou atrasada no acompanhamento das aulas.
    Seu curso é perfeito

  14. Sou um fã seu, sem idolatria a sua pessoa mas com todo o respeito sempre sou seu fã, sou grato a Deus por ter a oportunidade de acompanhar seu trabalho de viver para ver e aprender com você, louvo a Deus pela sabedoria e discernimento que o SENHOR lhe concedeu, espero que um dia eu possa te conhecer pessoalmente, mas DEUS seja louvado pela sua vida.

  15. Bom dia, eu gosto muito de ouvir o Rodrigo, mas ainda não consegui fazer o curso.
    Vou inscrever meu filho para fazer esse curso.

  16. Gratidão Rodrigo Silva
    vivemos em uma época que é necessário saber entender e aprender a palavra de Deus
    com quem é mestre no assunto Deus
    continue abençoando sua vida hoje e sempre.

  17. Sobre o curso: A Bíblia comentada com Rodrigo Silva, estou nele desde o início. Os cursos são ótimos e só posso recomendar. Saudações a todos.

  18. Parabéns, Pastor Rodrigo Silva. Sou sua aluna no curso A Bíblia Comentada e o recomendo aos meus amigos, pois estou aprendendo muito com suas aulas, de forma profunda e esclarecedora o que me fez apaixonar ainda mais pelo texto, contexto , história e arqueologia. Era de fato o curso que faltava para os amantes da Bíblia. Deus o abençoe.

  19. minha gratidão a Deus primeiramente de ter a oportunidade de aprender com o nosso professor Rodrigo Silva que Deus abençoe a sua vida cada vez mais 🙏

  20. Olá Professor! Sou membro da IASD Laguinho, de Macapá, Estado do Amapá e gostei tanto deste texto sobre deserto que já vou preparar uma pregação com esse tema e citarei seu texto como fonte!
    Que o nosso Deus amado continue abençoando seus ministérios, em nome de Jesus Cristo, amém!

  21. Amei a explicação sobre o deserto, nesse momento que estou passando por ele, posso me erguer e fazer uma faxina na minha vida espiritual e reconheci que eu preciso fixar em: dependência de Deus, descobrir o que de fato é necessário para a sobrevivência e não luxo, vencer as tentações fugir do pecado, resolução de problemas só Deus pode resolver da maneira Dele com a palavra profética ( diálogo íntimo com Deus); Esperança no cumprimento da promessa, obrigada professor, meu irmão pela explicação, Deus abençoe você e toda a sua equipe.
    Eucanice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
os livros proibidos da Bíblia
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Livros Proibidos da Bíblia

Nós tivemos a oportunidade conversar um pouco sobre Os Livros Proibidos da Bíblia, em nossa live no dia 27/11. Decidi também resumir alguns pontos dessa

Ler mais »
brisa
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Encontrando Deus na Brisa Suave

Na agitada narrativa de 1 Reis 19, somos levados a um episódio intrigante na vida do profeta Elias, que transcende a tumultuada experiência anterior no

Ler mais »
achado arqueologico
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Achado Arqueológico Inédito em Israel

Por mais que a Arqueologia estude o passado, ela nunca deixa de surpreender. Um achado arqueológico inovador pode surgir a qualquer momento durante uma escavação. 

Ler mais »
maria
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
A verdade sobre a virgindade de Maria

Hoje, quero convidá-los a embarcar em uma reflexão profunda sobre um tema de debate da fé cristã: a virgindade de Maria. Vamos explorar juntos as

Ler mais »
espirito santo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem é o Espírito Santo?

Você já parou para pensar sobre o papel do Espírito Santo na fé cristã? É um tema intrigante e muitas vezes controverso, especialmente quando consideramos

Ler mais »
tecnológica
Novidades
Equipe Rodrigo Silva
A Rede I Revolução tecnológica

A revolução tecnológica da comunicação ao longo do tempo é intrigante. Em um passado não tão distante, de desenhos em cavernas, evoluímos para livros em

Ler mais »