Como estudar a Bíblia: Guia completo

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A leitura da Bíblia é uma prática importante, mas, mais do que isso, é necessário verdadeiramente compreendê-la, conhecer o contexto histórico dos personagens bíblicos e saber o gênero literário de cada texto e a intenção que guiou cada autor. Por isso, é importante destacar que há uma diferença entre ler e estudar, mesmo que uma prática faça parte da outra. Nesse texto, explicarei como estudar a Bíblia, o que não significa que exista uma regra, mas bons princípios e dicas que favorecem ir mais profundo no conhecimento da Palavra de Deus.

 

Para crescer no conhecimento de Deus é necessário saber como estudar a Bíblia. | Foto: Freepik.

 

Qual o primeiro passo para estudar a Bíblia?

Para começar, é importante escolher uma versão de linguagem bíblica boa e confortável para leitura corrida, pois será importante, ao estudar, ler os livros em blocos que favoreçam o olhar panorâmico, separando em partes 1 e 2, e seguindo de acordo com as separações e contextos históricos e narrativos de cada livro. Atrelado a isso, será de suma importância ler sobre a época, o escritor e saber a intenção da carta, para que cada palavra seja lida o mais próximo possível do impacto que foi desejado obter, e qual o ponto focal do ensinamento da carta em questão.

 

Estudando a Bíblia com profundidade  

Depois de ler uma história de forma corrida dentro do seu contexto, será importante meditar em trechos específicos, à luz do panorama obtido pela leitura. Nesse momento, será importante grifar palavras que se repetem, buscar os significados dessas palavras, observar o texto com calma e meditar sempre acompanhado de anotações, breves resumos com as suas palavras e claro, oração, para que essa prática traga não só conhecimento informacional, mas principalmente, transformador para sua vida e relacionamento com Deus.

 

Uma prática muito enriquecedora para o estudo bíblico é, além da observação e atenção ao texto,  ler diferentes versões, tendo em vista que elas se enriquecem, complementam e ajudam a ter uma percepção mais completa do texto. Por isso, será interessante separar cerca de três versões de boas fontes nos estudos, sendo também possível fazer comparações no aplicativo YouVersion.

 

Por onde começar a estudar a Bíblia? 

A Bíblia é uma grande história, com uma metanarrativa que abrange a criação, queda do homem, exílio e história do povo de Israel, a vida e história de Jesus, e o início da igreja. A leitura dela do começo ao fim, começando em Gênesis, pode ajudar a ver essa história se desenvolver. No entanto, para quem é novo na leitura da Bíblia, pode ser difícil seguir essa ordem, e algumas partes do Antigo Testamento podem ser desafiadoras, portanto será necessário ter paciência no processo de conhecer toda a história. Uma opção popular é começar com os Evangelhos, especialmente o Evangelho de Marcos, que é curto e considerado o primeiro relato escrito, ou por cartas de Paulo como Romanos e Efésios, pois elas sintetizam bem as boas novas de Jesus Cristo.

 

Outra boa ideia é ler a Bíblia em conjunto com outras pessoas, como em um grupo de estudo ou com um parceiro de leitura. Isso permite discutir e compartilhar as descobertas e reflexões sobre o texto, o que pode ajudar a ampliar a compreensão e aplicação do que é lido.

 

Em resumo, estudar a Bíblia pode parecer uma jornada desafiadora, mas também será uma prática que te levará a uma fonte inesgotável de sabedoria e vida de Deus para a sua mente e coração. Seja qual for o método escolhido, o importante é encontrar um jeito que funcione para você e seguir com disciplina, dedicação e oração.

 

Busque livros de teologia para estudar 

Para o aprendizado constante da palavra de Deus, será necessário ler outros livros que auxiliem a compreensão do contexto de cada época, e que também expliquem os termos e palavras dos idiomas originais, auxiliando na compreensão mais próxima do idioma e sentido por detrás do texto.

 

Eu costumo indicar uma coleção de livros chamada “Logos” (da Casa Publicadora Brasileira) – um comentário bíblico de gênesis a apocalipse que oferece suporte para melhor compreensão da Bíblia, podendo também ser revisitado sempre que necessário.

 

Os benefícios de estudar a Bíblia 

Segundo o livro de 2 Timóteo 3:16, “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e preparado para toda boa obra”. Essa passagem nos mostra que a Bíblia é inspirada por Deus e é útil para nos ajudar em nossa jornada espiritual, e uma das formas de provarmos se tal afirmação é verdadeira ou não, é através do estudo bíblico. 

 

Ler e estudar a Bíblia regularmente pode trazer benefícios infinitos para sua vida, afinal, se trata de palavras de vida eterna. Abaixo, deixarei listados alguns benefícios:

 

  • Conhecimento da vontade de Deus: A Bíblia é a palavra de Deus e, portanto, é a fonte de conhecimento sobre Sua vontade e planos para nós. Estudar a Bíblia nos ajuda a entender como devemos viver e como podemos seguir a vontade de Deus para nossas vidas, desenvolvendo um relacionamento íntimo em devoção a Deus.

 

  • Fortalecimento da fé: Estudar a Bíblia regularmente ajuda a fortalecer a nossa fé, pois nos permite entender melhor quem é Deus, o que Ele fez por nós e como podemos confiar nele.

 

  • Crescimento espiritual: A Bíblia é uma fonte de sabedoria e ensinamentos que nos ajudam a crescer espiritualmente. Ao estudar a Bíblia, podemos aprender sobre os frutos do espírito, como a paciência, a humildade, a misericórdia, entre outras, e como viver para a glória de Deus.

 

  • Comunhão com Deus: Estudar a Bíblia é uma forma de conhecer e se conectar a Deus e deve sempre ser acompanhada de oração.

 

  • Transformação pessoal: Estudar a Bíblia nos ajuda a entender nossas fraquezas e pecados, e nos mostra como podemos ser transformados e renovados através do poder de Deus e das consequências da vitória de Jesus na cruz.

 

  • Conhecimento da história: A Bíblia é uma fonte rica de conhecimento sobre a história da humanidade e do povo de Deus. Estudar a Bíblia nos ajuda a entender melhor o contexto histórico e cultural dos eventos e personagens descritos no texto.

 

  • Ajuda na pregação e ensino: Estudar a Bíblia é importante para aqueles que querem pregar ou ensinar a palavra de Deus. Isso nos ajuda a entender e aplicar corretamente a mensagem da Bíblia para ajudar os outros a crescer espiritualmente.

 

A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva 

Se você tem buscado estudar e conhecer melhor a palavra de Deus, eu posso lhe ensinar como, e conduzir você de forma mais próxima através do curso “A Bíblia Comentada“. Com esse curso, você poderá participar de aulas semanais comigo, e aprender mais sobre o contexto bíblico e como estudar a Bíblia nos dias de hoje. Já existem muitas aulas gravadas disponíveis na plataforma, com uma metodologia desenvolvida por mim para ajudar você a crescer espiritualmente e em conhecimento, para que possa não apenas conhecer, mas também compartilhar com segurança aquilo em que acredita.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

12 respostas

  1. Gostaria aqui de deixar a minha expressa gratidão por um trabalho maravilhoso seus. E também deixar um comentário. Na bíblia comentada de Rodrigo Silva, poderia vender os modulo online dos títulos da bíblia. Ex.: Gênesis, ai a pessoa teria esse modulo para acessar toda vez que houve a necessidade de recapitular ele, pelo menos com validade de 1 anos ou 6 mês, com um valor bem acessível, eu mesmo morro de vontade de fazer o curso anual, mesmo sabendo que tenho a possibilidade de fazer mensal, mas veja bem, eu não tenho o dinheiro para bancar anual, mas teria sim mensal, mas eu não consigo ver todo o material e dar continuidade no estudo. Estuda aí essa possibilidade, porque o mais importante eu acho que seria a possibilidade de rever o estudo específico por um determinado tempo.

    1. Muito boa a sua ideia, Heitor! Estamos trabalhando em melhorias para que mais pessoas possam ter acesso ao curso A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva. Por enquanto, continue nos acompanhando por aqui para ter acesso aos conteúdos gratuitos.

  2. Gostaria de saber qual versão / tradução da bíblia é mais fácil de estudar e entender pra quem é novo na leitura e. também para fazer o estudo da Bíblia comentada. Eu tenho a almeida revista e acho um pouco difícil a compreensão.

    At.te,

    1. Olá, minha amiga! Para aqueles que estão começando a leitura a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) pode ser uma boa opção. A linguagem é mais atual e tem uma compreensão mais clara, ao mesmo tempo que mantêm a essência dos textos. Espero que ela possa te ajudar em sua jornada pela palavra.

  3. Paz Rodrigo, tudo bem?
    Nossa primeiramente amamos seus ensinamentos.
    Pode me dizer em que sequencia devo ler a Bíblia de Gênesis a Apocalipse por favorrr…
    Quero muito fazer seu curso da Bíblia espero um dia ter essa benção em minha vida. Obrigada Deus te abençoe. Peço a Deus que me dê uma memória boa igual a sua, nossa quantos nomes difíceis e diferentes da Bíblia vc guarda RS…parabéns. Um grande abraço e aguardo seu retorno.

  4. A paz do Senhor Jesus Cristo, quero aqui agradecer pelos conteúdos que ajudam a todos, hoje achei este material e já sou grata a Deus pelo conteúdo abençoado, também quero uma indicação de bíblia online pra eu baixar, Deus te abençoe e lhe cubra das ricas bençãos da parte de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
templo de Jerusalém
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O Templo de Jerusalém

Do Monte das Oliveiras, a visão do pátio do templo repleto de pessoas em atividade era impressionante para Jesus. Apesar das ações do povo no

Ler mais »
local do julgamento de jesus
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O local do julgamento de Jesus

No vídeo de hoje, Rodrigo Silva e Aline Szewkies mostram um achado arqueológico revolucionário em Jerusalém – o local onde Jesus provavelmente foi julgado diante

Ler mais »
evangelhos
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Evangelhos

O Novo Testamento relata a vida de Jesus nessa terra, bem como o papel dos discípulos após Ele ter voltado ao Céu. Vamos explorar nesse

Ler mais »
atos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Atos dos Apóstolos

Vamos embarcar em uma emocionante jornada pelo livro de Atos dos Apóstolos, uma obra inspiradora que nos leva aos primeiros dias da igreja cristã. Preparem-se

Ler mais »
oração
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Jesus e a oração

A chamada Oração do Senhor, também conhecida como Pai Nosso, é um dos ensinamentos mais fundamentais do cristianismo. Nos Evangelhos, encontramos duas versões dessa oração,

Ler mais »
sinagoga
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Sinagoga onde Jesus Pregou

A história da sinagoga onde Jesus pregou é fascinante e cheia de descobertas arqueológicas emocionantes. Vamos explorar mais sobre esse local sagrado que desempenhou um

Ler mais »