Cofre enterrado

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

O Museu de Arqueologia Bíblica, MAB, guarda muitas surpresas para os seus visitantes, bem como o artefato que vamos conhecer neste texto. Prepare-se para uma imersão no estilo de vida dos tempos bíblicos e curiosidades da época. 

cofre
Pote cofre que pertence ao Museu de Arqueologia Bíblica | Imagem: Acervo do MAB

Tradições do cofre

 

Aparentemente é um pequeno vaso de cerâmica, mas na arqueologia ele pode ser chamado de pote cofre, ou vaso cofre. Na época já existiam bancos, mas abrir as contas bancárias era um luxo reservado apenas para os que eram muito ricos e as pessoas mais comuns precisavam guardar seus bens consigo. 

 

As jóias, moedas e o que mais fosse considerado de valor, eram guardadas e seladas nesse pote, depois enterradas em um lugar seguro. Por esse motivo começaram as tradições dos piratas, que partiam em busca de um tesouro enterrado. No Brasil, na época de Canudos, também são encontrados artefatos com esse mesmo fim. 

 

INSCREVA-SE NO EVENTO UMA NOITE NO MUSEU CLICANDO AQUI

A parábola dos talentos

 

Na época de Jesus essa prática era muito comum e Jesus usa esse exemplo em uma de suas parábolas, a dos talentos (a história pode ser encontrada em Mateus 15:14-26). 

 

Na história um senhor rico viaja e deixa cada servo com um quantia: a um ele da 5 talentos, a outro 2 e a outro 1. Os que receberam 5 e 2 duplicaram o valor fazendo negócios com o dinheiro recebido, agora o que recebeu 1 talento “saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor”, provavelmente em um artefato como o pote cofre. 

 

Ao voltar de viagem, o rico senhor acerta as contas com os servos. Os que receberam 5 e 2 mostraram seus ganhos e lucros, já o que recebeu apenas 1 disse que escondeu o talento, por ter medo do senhor. O fim da história do servo é triste, por cair em desgraça aos olhos do senhor. 

Onde está seu tesouro?

 

Outra passagem que faz referência ao artefato está em Mateus 6:19 que diz: “Não acumulem para você tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões roubam e furtam”. 

 

O talento deve ser usado para multiplicar talentos, como explicitado na parábola. Jesus faz questão de reforçar a ideia de que é necessário partilhar o que recebe, porque acumular o tesouro na terra não leva a nada, apenas acumulando tesouros no Céu teremos a vida eterna. 

 

Cofre de barro

 

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, o apóstolo também diz: “Temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que tudo excede provém de Deus e não de nós”, 2 Coríntios 4:7.

 

Paulo quis dizer que o tesouro de Deus, o tesouro espiritual, a salvação, a graça, é depositada em vasos de barro, que somos nós. Muitas vezes as pessoas se baseiam na aparência física,dos bens adquiridos, mas o verdadeiro tesouro de Deus somos nós.

 

Assista ao vídeo para conhecer mais sobre essa peça arqueológica e sobre o Museu de Arqueologia Bíblica.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

62 respostas

  1. Dr.Rodrigo Silva, estou muito satisfeita em fazer parte desse blog, tenho muito interesse em aprender sobre a Bíblia e arqueologia.um forte abraço.

  2. Uma história muito rica em detalhes. O que me deixa fascinado é a correlação com os textos bíblicos. Fico cada vez mais curioso em conhecer o museu. Parabéns pelo trabalho realizado.

  3. Assim nós devemos descobrir onde estamos guardando ou depositando as nossas riquezas se é em solo terrestre ou nas mansões celestiais porque Deus disse que aonde está o nosso tesouro ali também estará o nosso coração.

  4. Muito bom. Que diferença faz uma boa contextualização histórica, cultural e / ou arqueológica para a melhor compreensão de passagens bíblicas, como essas de 2 Coríntios 4:7 e Mateus 15:14-26. Elucidativo demais

    Espero um dia poder visitar o MAB!

    Obrigado pelos conhecimentos, professor

  5. WOW, que interessante! De repente o verso bíblico faz todo o sentido. Obrigada, pr. Rodrigo. Que Deus multiplique seus dons, pois temos sido abençoados com eles.

  6. Amado Pastor Rodrigo Silva, eu amo muito você!
    Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida, eu e minha casa aprendemos muito com você!!
    Shalom.

  7. Bom dia! Como sempre amei o conteúdo. Sempre acompanho as postagens parabéns prof. Rodrigo Silva e toda a sua equipe que Deus os abençoe grandemente. abraços!

  8. Qualquer comentario que venha de Rodrigo Silva, engrandece e enobrece o nosso conhecimento. Me sinto um bebezinho ao lado de tanto conhecimento, mas muito grata pois acredito que nunca é tarde para aprender coisas novas, principalmente sobre o homem mais amado da historia, Jesus. Gratidao sempre.

  9. Eu amei é muito lindo a Bíblia se fala assim a gente entende melhor as coisas ai graças a Deus senhor que a gente tem oportunidade de escutar a Bíblia assim obrigado.

  10. Boa tarde mestre Rodrigo Deus abençoe sua vida seus projetos e família tbm em nome de Jesus Cristo Amem.Gostei muito dessa aula muito rica de conhecimento .agora mim permita tbm passar esse estudos p meus irmãos em Cristo .

  11. Pastor Rodrigo Silva , amei te encontrar, como venho aprendendo com seus videos , com evidencias que amooo.
    Muito obrigada pela suas explicações . Ficou muito mais fácil pra mim, ainda tenho muitas duvidas, mas melhorou bastante com suas informações e ensinamentos
    Conhecer sobre as peças arqueológicas e como elas tem influencias com a palavra de Deus é fantástico.
    Deus te abençoe grandemente

    1. A melhor maneira de estudar a Bíblia é com o auxílio do Espirito Santo. Comece sempre o seu estudo com uma oração pedindo que Ele esteja com você durante esse momento, pois assim seus olhos serão abertos para mensagens que poderiam passar despercebidas. Quanto mais você ler a Bíblia mais fácil será.

  12. Obrigado Pr. Rodrigo, achei muito interessante esse assunto do pote cofre, um ótimo auxílio para compreender a parábola dos talentos.

  13. Olá Sr. Rodrigo Silva , é um imenso prazer adquirir esses conhecimentos , do qual o Espírito Santo lhe usa para nos repassar tais estudos , q Deus o abençoe abundantemente , quero sim ter essa oportunidade de conhecer mais sobre a arqueologia bíblica , obrigado!!!!

  14. Dessa forma, fica muito didático e simples, até parece que estamos lá na mesma época, Deus abençoe sempre esse trabalho feito com amor e dedicação a todos que fazem parte desse trabalho..

  15. É muito bom o saber. Nos coloca em estado de liberdade cultural, científica e cristã.
    Um crescimento espiritual sem medidas…

  16. Amo a sua forma de explicar à Bíblia, tenho algumas dúvida em relação a Bíblia, mas creio que vc saberá me explicar , eu vou procurar direitinho o livro e o capítulo onde está e te mando, bom… que o Senhor Jesus continuem abençoando à todos vocês .!!!

  17. Fiz a minha inscrição no Bíblia Comentada com Rodrigo Silva
    Porém eu não consegui fazer a senha. Mas paguei.
    Fiquei feliz em contribuir

  18. Muito bom não tenho Palavras pra expressar tanta alegria de poder Entender e Aprender a palavra de Deus e impactante

  19. * irmão Rodrigo por favor peço que vc hore por mim e também pela igreja adventista de Jorge Teixeira 3 Manaus amazona e também pela minha família . Edson batista Santos obrigado um abraço irmão.. Rodrigo

  20. Deus te abençoe infinitamente! Suas explicações são ótimas. Estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre a bíblia. Obrigada!

  21. A paz do Senhor amados, eu não fazia ideia a respeito da caça ao tesouro, muito bom adquirir conhecimento. Primeira vez q acesso o blog e curti muito, obrigado por essa oportunidade de aprendizado…
    Deus abençoe 🙏🏽

  22. Que maravilhoso esse vídio, amei.
    Muito obrigada Pastor Rodrigo Silva por ensinar essas maravilhas do mundo da bíblia, uma benção! Deus te abençoe mais e mais e a sua equipe.

  23. Prática em guardar dinheiro em potes de barro também era o costume no Brasil império.
    Foram descobertas vários potes cheios de moedas em algumas regiões do Brasil!
    Muito interessante esse tema e nos faz a pensar e l3var nossa mente para esse período bíblico, e como as palavras de Jesus faziam muito sentido para aquelas pessoas.

  24. Deus seja louvado pela sua vida Rodrigo Silva!
    É muito bom conhecer os contextos que envolve a Bíblia e assim aprender um pouco mais afundo das escrituras.

  25. Eu quero parabenizar pela vitória da construção do museu, creio que era um sonho , e tbem por estar trazendo sempre conhecimentos e fatos interessantes para o nosso enriquecimento cultural, continue assim nesta pegada , muito bom. E que Deus abençoe sempre vc e sua família.

  26. Continuo no caminho da aprendizagem com o Dr. Rodrigo Silva.
    Vi esse artefato no MAB. Vale a pena a visitação. Recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Jesus
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem é Jesus?

Quem é Jesus? Essa pergunta pode por vezes tirar nosso sono. Por isso vamos mergulhar em um estudo sobre esse tema.   Não se trata

Ler mais »
sola scriptura
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O que é “Sola Scriptura”?

Você já se perguntou sobre o significado real da expressão latina “Sola Scriptura”? Será que todos compreendem plenamente o que isso representa, ou é apenas

Ler mais »
jovem
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O tesouro do jovem rico

Ao mergulharmos na narrativa bíblica, encontramos um episódio intrigante e esclarecedor que nos leva a refletir sobre as prioridades da vida e a verdadeira riqueza

Ler mais »
Artefatos
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como são datados os artefatos

Ao adentrarmos o fascinante universo da datação de artefatos históricos, somos confrontados com perguntas que permeiam as mentes curiosas. Uma delas, frequentemente indagada, busca desvendar

Ler mais »
Cristo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Jesus nasceu antes de Cristo?

Vamos explorar algumas questões que frequentemente surgem quando se trata do nascimento de Jesus, especialmente a dúvida sobre quando exatamente ocorreu. Neste texto, vou focar

Ler mais »
tempo
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O tempo nos dias antigos

Nos dias de Jesus, o conceito de tempo era muito diferente do que estamos acostumados hoje. Vamos explorar como os antigos lidavam com a contagem

Ler mais »