As lamparinas

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

No Museu de Arqueologia Bíblica é possível encontrar artefatos de diversas épocas, e um tipo de artefato que se repete em diversos momentos é a lamparina. Quer saber o por quê?

lamparinas
Lamparina do Museu de Arqueologia Bíblica | Imagem: Acervo do MAB

A importância das lamparinas

 

As lamparinas eram um dos artefatos mais importantes da antiguidade. Naquela época não existiam lâmpadas ou energia elétrica e para ter acesso a luz era preciso depender desse tipo de artefato.  A lamparina mais antiga a ser encontrada no MAB é datada da época de Abraão, na Era de Bronze.

 

Esse objeto era feito de barro e para acendê-lo era necessário ter uma fonte de combustível.  Na grande maioria das vezes era usado azeite de oliva, para esse propósito, justamente porque nessa época não existia o querosene, ou álcool, ou outros tipos de combustíveis que são tão comuns hoje e o azeite conservava muito bem a chama.

 

INSCREVA-SE NO EVENTO UMA NOITE NO MUSEU CLICANDO AQUI

 

Diferentes datações

 

De período para período é possível observar uma mudança no formato das lamparinas, no acervo do museu é possível encontrar esses artefatos do período de Bronze, Ferro, Helenistico, do período do Novo Testamento, Bizantino, e mais. 

 

As lâmpadas nos ajudam a datar alguns estratos arqueológicos, porque cada uma tem um formato e características próprias para a época que foram feitas. Ao serem encontradas em sítios arqueológicos é possível usá-las para identificar em que momento aquelas pessoas viveram. 

 

Parábolas na Bíblia

 

Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia que envolve as lamparinas é a parábola das 10 virgens (a história pode ser encontrada em Mateus 25). Jesus sempre fazia questão de usar elementos do cotidiano em seus ensinamentos, para facilitar a compreensão do povo. 

 

Na parábola, o principal problema das virgens tolas era a falta do azeite, porque sem ele as lamparinas não ficariam acesas. Ter o azeite na época era até mesmo uma questão de segurança, por ser a única fonte de luz disponível. 

 

A luz

 

Além da parábola existem diversos textos que fazem referência a luz e as lamparinas, como no caso de  Jó 18:5-6, em que lemos: “A lâmpada do ímpio se apaga e a chama do seu fogo se extingue. Na sua tenda a luz se escurece; a lâmpada de sua vida se apaga”. Ou ainda o famoso Salmo 119:105 , que afirma: “A Tua palavra é lâmpada que clareia os meus passos e luz que ilumina os meus caminhos.”

 

A partir do elementos arqueológicos, usados na época, os autores fizeram analogias que poderiam ser compreendidas. Ao longo da Bíblia a luz aparece em diversas passagens e o povo de Deus chega a ser comparado à luz. Através da nossa luz nós podemos trazer muitos aos pés de Cristo. Que sejamos como as lamparinas repletas de azeite e brilhemos por onde passarmos. 

 

Conheça mais sobre as lamparinas e o Museu de Arqueologia Bíblica assistindo ao vídeo abaixo. 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

10 respostas

  1. Bom dia.

    Já fiz minha inscrição para participar do evento uma Noite no Museu. Efetuei o pix, mas.nao recebi dos senhores nenhuma confirmação da minha inscrição. Gostaria de saber se vou receber alguma informação de confirmação da minha inscrição.

  2. Sempre tive desejo de ler as sagrada escritura , hoje tive uma oportunidade a sobrinha de meu esposo ,tem grupo ja faz MTS anos ,em 2023 ela postou no grupo da família o link.onde eu interessei , e entrei no grupo ,em um ano lemos todos os livros ,este ano entrei novamente ,fiquei MT feliz em me aproximar mais de DEUS estou me sentindo outra pessoa ,apesar q estou cm 70 anos ,mas cm diz nunca e tarde ,guando desejamos algo , quero cm ajuda de DEUS findar este ano de 2024 tbm mas cm mais vocação direção e aprendizado , amo assisti vídeos sua palestra , DEUS te guie te ilumine mais e mais , para transmitir a palavra de DEUS para o mundo , obrigada 🙏

  3. Estou estudando a bíblia cronológica e quero saber mais sobre os assuntos da palavra de Deus. Obrigada por tantos ensinamentos pastor Rodrigo Silva.

  4. Parabéns professor e arqueólogo Rodrigo, suas aulas são simplesmente maravilhosas, aprendo muito a cada aula ou mesmo em qq entrevista que assisto!

  5. “Que sejamos como as lamparinas repletas de azeite e brilhemos por onde passarmos.”
    Assim que vejo o Sr. Jamais passará despercebido.
    Muito obrigada por trazer esclarecimentos riquíssimos. É um prazer ler e ouvir o Sr.
    Abraço fraterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
jovem
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O tesouro do jovem rico

Ao mergulharmos na narrativa bíblica, encontramos um episódio intrigante e esclarecedor que nos leva a refletir sobre as prioridades da vida e a verdadeira riqueza

Ler mais »
encontros
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Os encontros inusitados de Jesus

Se há algo que ressoa profundamente na narrativa bíblica são os encontros inusitados que Jesus teve durante seu ministério terreno. Cada um desses encontros não

Ler mais »
mistério
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
O Maior Mistério da Humanidade

Qual é o maior mistério:   Por que fazemos as escolhas que fazemos?   Estamos predestinados e nosso futuro já está escrito?   Todos temos

Ler mais »
os livros proibidos da Bíblia
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Livros Proibidos da Bíblia

Nós tivemos a oportunidade conversar um pouco sobre Os Livros Proibidos da Bíblia, em nossa live no dia 27/11. Decidi também resumir alguns pontos dessa

Ler mais »