No Museu de Arqueologia Bíblica é possível encontrar artefatos de diversas épocas, e um tipo de artefato que se repete em diversos momentos é a lamparina. Quer saber o por quê?

A importância das lamparinas
As lamparinas eram um dos artefatos mais importantes da antiguidade. Naquela época não existiam lâmpadas ou energia elétrica e para ter acesso a luz era preciso depender desse tipo de artefato. A lamparina mais antiga a ser encontrada no MAB é datada da época de Abraão, na Era de Bronze.
Esse objeto era feito de barro e para acendê-lo era necessário ter uma fonte de combustível. Na grande maioria das vezes era usado azeite de oliva, para esse propósito, justamente porque nessa época não existia o querosene, ou álcool, ou outros tipos de combustíveis que são tão comuns hoje e o azeite conservava muito bem a chama.
INSCREVA-SE NO EVENTO UMA NOITE NO MUSEU CLICANDO AQUI
Diferentes datações
De período para período é possível observar uma mudança no formato das lamparinas, no acervo do museu é possível encontrar esses artefatos do período de Bronze, Ferro, Helenistico, do período do Novo Testamento, Bizantino, e mais.
As lâmpadas nos ajudam a datar alguns estratos arqueológicos, porque cada uma tem um formato e características próprias para a época que foram feitas. Ao serem encontradas em sítios arqueológicos é possível usá-las para identificar em que momento aquelas pessoas viveram.
Parábolas na Bíblia
Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia que envolve as lamparinas é a parábola das 10 virgens (a história pode ser encontrada em Mateus 25). Jesus sempre fazia questão de usar elementos do cotidiano em seus ensinamentos, para facilitar a compreensão do povo.
Na parábola, o principal problema das virgens tolas era a falta do azeite, porque sem ele as lamparinas não ficariam acesas. Ter o azeite na época era até mesmo uma questão de segurança, por ser a única fonte de luz disponível.
A luz
Além da parábola existem diversos textos que fazem referência a luz e as lamparinas, como no caso de Jó 18:5-6, em que lemos: “A lâmpada do ímpio se apaga e a chama do seu fogo se extingue. Na sua tenda a luz se escurece; a lâmpada de sua vida se apaga”. Ou ainda o famoso Salmo 119:105 , que afirma: “A Tua palavra é lâmpada que clareia os meus passos e luz que ilumina os meus caminhos.”
A partir do elementos arqueológicos, usados na época, os autores fizeram analogias que poderiam ser compreendidas. Ao longo da Bíblia a luz aparece em diversas passagens e o povo de Deus chega a ser comparado à luz. Através da nossa luz nós podemos trazer muitos aos pés de Cristo. Que sejamos como as lamparinas repletas de azeite e brilhemos por onde passarmos.
Conheça mais sobre as lamparinas e o Museu de Arqueologia Bíblica assistindo ao vídeo abaixo.
11 respostas
Gostei muito.
Bom dia.
Já fiz minha inscrição para participar do evento uma Noite no Museu. Efetuei o pix, mas.nao recebi dos senhores nenhuma confirmação da minha inscrição. Gostaria de saber se vou receber alguma informação de confirmação da minha inscrição.
Bom dia, Lucymar! Já vamos entrar em contato com você!
Obrigada, pela oportunidade de entender a bíblia de forma adequada.
Deus o abençoe
É muito bom aprender mais de perto toda as esquituras principalmente para os últimos dias da história desse mundo.
Boa tarde!
Quanta coisa boa podemos aprender ouvindo-o falar!
Muito bom!
Sempre tive desejo de ler as sagrada escritura , hoje tive uma oportunidade a sobrinha de meu esposo ,tem grupo ja faz MTS anos ,em 2023 ela postou no grupo da família o link.onde eu interessei , e entrei no grupo ,em um ano lemos todos os livros ,este ano entrei novamente ,fiquei MT feliz em me aproximar mais de DEUS estou me sentindo outra pessoa ,apesar q estou cm 70 anos ,mas cm diz nunca e tarde ,guando desejamos algo , quero cm ajuda de DEUS findar este ano de 2024 tbm mas cm mais vocação direção e aprendizado , amo assisti vídeos sua palestra , DEUS te guie te ilumine mais e mais , para transmitir a palavra de DEUS para o mundo , obrigada 🙏
Estou estudando a bíblia cronológica e quero saber mais sobre os assuntos da palavra de Deus. Obrigada por tantos ensinamentos pastor Rodrigo Silva.
Parabéns professor e arqueólogo Rodrigo, suas aulas são simplesmente maravilhosas, aprendo muito a cada aula ou mesmo em qq entrevista que assisto!
“Que sejamos como as lamparinas repletas de azeite e brilhemos por onde passarmos.”
Assim que vejo o Sr. Jamais passará despercebido.
Muito obrigada por trazer esclarecimentos riquíssimos. É um prazer ler e ouvir o Sr.
Abraço fraterno.
Possuo uma lamparina que segundo um arqueologo é romana do 1⁰ século d.c. Gostaria de saber mais sobre ela.