Além de Jesus Cristo, Maria teve outros filhos?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Essa é uma dúvida recorrente entre os fiéis. Afinal, Maria foi virgem a vida toda? Quem são os irmãos de Jesus citados na Bíblia? Neste texto, vou refletir com você sobre o assunto, para que, juntos, possamos compreender melhor os tempos bíblicos e todo o contexto por trás da trajetória de vida da mãe de Cristo.

maria teve outros filhos?
Jesus foi o primeiro filho de Maria. | Foto: Unsplash.

O chamado da Virgem Maria 

Para compreendermos a história da mãe de Cristo, é importante começarmos brevemente nosso estudo a partir do chamado de Deus para ela. Assim, poderemos entender quais atribuições o Senhor deu a ela, como e porquê. Vejamos a seguir:

Anunciação 

A passagem de Lucas 1:26-38 descreve o momento em que o anjo Gabriel apareceu para Maria e anunciou que ela iria conceber e dar à luz um filho chamado Jesus. Por um breve momento ela tem dúvidas, pois afirma ser virgem, porém o anjo explica que isso não seria problema, pois o Espírito Santo iria colocar o bebê em seu ventre.

Visitação 

Em seguida, nesse mesmo texto, em Lucas 1:39-56, Maria visita sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista. No verso 46, a mãe de Jesus começa a louvar a Deus com um cântico conhecido por muitos como “magnificat”, em latim, traduzido para o português como “engrandecer”, que é o primeiro verbo usado na oração: “a minha alma engrandece ao Senhor”.

Nascimento de Jesus 

No capítulo 2, partimos direto para o nascimento de Jesus. Do verso 1 ao 20, é narrada a chegada da criança, em Belém, a visita dos pastores ao estábulo e o anúncio de sua presença.

Apresentação no templo 

Em Lucas 2:22-38, Maria e José levam o recém-nascido a um templo, em Jerusalém, para cumprir a tradicional lei judaica de apresentar o primogênito à comunidade. Ali, eles encontram Simeão e Ana, que profetizam sobre Jesus.

Fuga para o Egito e retorno 

Após o nascimento do bebê, Maria e José fogem para o Egito para proteger Jesus de Herodes, que ordenou a morte de todas as crianças de até dois anos de idade. Eles retornam após a morte do rei, conforme descrito em Mateus 2:13-23.

Afinal, Maria teve outros filhos? 

O cristianismo possui diferentes correntes de pensamento. Então, aqui trabalharemos com três hipóteses: teólogos católicos, teólogos cristãos e uma terceira vertente que eu estudei ao longo dos anos.

Teologia Católica 

Para os teólogos católicos, Maria permaneceu virgem e pura a vida inteira, pois fez um voto perpétuo com Deus. Essa corrente de pensamento foi bastante aplicada por São Jerônimo de Estridão, um sacerdote cristão que tornou-se popular por ser o primeiro religioso a traduzir a Bíblia para o latim, tornando-a mais acessível às pessoas.

Teologia protestante 

Contudo, conforme estudamos acima, o Senhor chamou Maria para ser mãe de Cristo, mas não há nenhuma passagem com outro mandamento direcionado a ela, como de não ter relação sexual com seu marido José, não ter outros filhos ou qualquer outra coisa semelhante. Sendo assim, para diversos teólogos protestantes ela não tinha nenhum tipo de limitação a esse respeito.

 

A interpretação deles é de que Maria teve outros filhos e, portanto, Jesus teve irmãos, pois há diversas referências bíblicas que nos dão indícios da presença de irmãos e irmãs, por exemplo:

 

  • Mateus 12:46-47 – “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.”. Na sequência, até o verso 50, Jesus cita que se crerem no Pai, todos tornam-se seus irmãos e irmãs em Cristo.
  • Mateus 13:55-56 – “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?”
  • Marcos 6:3 – “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se por causa dele.”

Terceira hipótese 

Afinal, e eu, o que penso sobre esse assunto? O fato é que Jesus era o primogênito de Maria. Isso é algo comum para todos. Então, esses irmãos de Jesus poderiam ser todos mais novos do que ele, porém aí temos um problema.

 

Quando Jesus estava na Cruz do Calvário, ele virou para João, seu discípulo amado, e disse:

 

“E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” – João 19:25-27

 

A tradição da época era que o primogênito cuidasse da família, porém como Jesus estava próximo da morte, fez questão de deixar alguém de confiança que pudesse cumprir essa função. Logo, se Maria tivesse outros filhos, eles ficariam com essa responsabilidade.

 

“Ah, Rodrigo, então não podemos ficar com a hipótese de São Jerônimo?” Minha resposta é simples: não! A palavra prima no grego original é a tradução de “irmãos”.

 

Outro indício de que os irmãos citados não eram filhos de Maria é porque eles tinham comportamento de irmãos mais velhos, pois eles frequentemente davam ordens a Jesus e maltratavam ele. No Oriente Médio, o primogênito é extremamente respeitado e, portanto, jamais levantariam a voz ou mandariam nele se ele fosse o mais velho de todos. 

 

Então, dá a entender que eles eram mais velhos. Entretanto, para serem mais velhos, se Jesus era o primeiro filho de Maria, a hipótese que nos sobra é de que esses irmãos eram, na verdade, filhos de José, pois quando casou-se com Maria ele já tinha a idade avançada.

Estude a Bíblia Sagrada comigo! 

E aí, qual das três hipóteses faz mais sentido para você? Estudar as Escrituras Sagradas nem sempre é fácil, pois há muitos desafios no caminho e interpretações que necessitam de uma contextualização histórica e pesquisa mais aprofundada.

 

Por esse motivo, no curso A Bíblia comentada com Rodrigo Silva, eu preparei uma metodologia prática e simplificada para estudarmos a palavra do Senhor juntos, com mais segurança e informações sobre Arqueologia e História.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

13 respostas

  1. Que ensino maravilhoso a compreensão da jente e muito maior muito obrigado por nos dar tanto a conhecer dá palavra de Deus Deus abençoe muito você e sua equipe

  2. A hipótese de que José teve outros filhos anteriores a Jesus é muito interessante! Acredito nessa possibilidade.

  3. Muito bom e gratificante aprender com o Dr Rodrigo,sempre acompanho ele na Tv Novo Tempo e suas explicações são bem claras e de uma importância muito grande para o nosso conhecimento.
    Gratidão!

  4. o Rodrigo Silva é a única pessoa que considero totalmente idônea no meio gospel, pois além de ter todo o embasamento histórico, filosófico e arqueológico, ele tem temor à Deus, e é comprometido com a Palavra, isento de dogmas e religiosidade . Louvado seja Deus por sua vida, Pastor . Eu te amo em Cristo Jesus . Obrigada por me ajudar ser uma cristã melhor, obrigada por contribuir tanto em um mundo catastrófico, obrigada por tudo ♥

  5. Oi, a hipótese de José ter já outro família e filhos que se tornaram irmãos de Jesus Cristo, é estranho pois Deus criador escolher uma mulher virgem pra ser mãe do Salvador do mundo, escolher entre tantos jovens, um já com 04 filhos e Maria ser madastra dos demais🤔🤔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
judeia
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como Roma invadiu a Judeia?

Em 63 a.C., Roma invadiu Israel e dominou Jerusalém, lançando o povo judeu em uma era de incertezas e revoltas constantes. Neste artigo, exploraremos o

Ler mais »
pai nosso
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A Oração do Pai Nosso

A oração do Pai Nosso talvez seja uma das passagens mais repetidas da Bíblia. Encontrada no livro de Mateus 6:9-13, sua importância vai além de

Ler mais »
evangelhos
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Os Evangelhos

O Novo Testamento relata a vida de Jesus nessa terra, bem como o papel dos discípulos após Ele ter voltado ao Céu. Vamos explorar nesse

Ler mais »
atos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Atos dos Apóstolos

Vamos embarcar em uma emocionante jornada pelo livro de Atos dos Apóstolos, uma obra inspiradora que nos leva aos primeiros dias da igreja cristã. Preparem-se

Ler mais »
de volta em israel
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
De volta a Israel

Estamos de volta em Israel para mais uma temporada por esse país que tanto admiramos. Em nosso primeiro dia por aqui, já atualizamos sobre a

Ler mais »
muralhas de jericó
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As Muralhas de Jericó

Você já ouviu falar sobre as lendárias Muralhas de Jericó? Esse sítio arqueológico, envolto em mistério e debate, serve como um fascinante ponto de encontro

Ler mais »