Essa é uma dúvida recorrente entre os fiéis. Afinal, Maria foi virgem a vida toda? Quem são os irmãos de Jesus citados na Bíblia? Neste texto, vou refletir com você sobre o assunto, para que, juntos, possamos compreender melhor os tempos bíblicos e todo o contexto por trás da trajetória de vida da mãe de Cristo.

O chamado da Virgem Maria
Para compreendermos a história da mãe de Cristo, é importante começarmos brevemente nosso estudo a partir do chamado de Deus para ela. Assim, poderemos entender quais atribuições o Senhor deu a ela, como e porquê. Vejamos a seguir:
Anunciação
A passagem de Lucas 1:26-38 descreve o momento em que o anjo Gabriel apareceu para Maria e anunciou que ela iria conceber e dar à luz um filho chamado Jesus. Por um breve momento ela tem dúvidas, pois afirma ser virgem, porém o anjo explica que isso não seria problema, pois o Espírito Santo iria colocar o bebê em seu ventre.
Visitação
Em seguida, nesse mesmo texto, em Lucas 1:39-56, Maria visita sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista. No verso 46, a mãe de Jesus começa a louvar a Deus com um cântico conhecido por muitos como “magnificat”, em latim, traduzido para o português como “engrandecer”, que é o primeiro verbo usado na oração: “a minha alma engrandece ao Senhor”.
Nascimento de Jesus
No capítulo 2, partimos direto para o nascimento de Jesus. Do verso 1 ao 20, é narrada a chegada da criança, em Belém, a visita dos pastores ao estábulo e o anúncio de sua presença.
Apresentação no templo
Em Lucas 2:22-38, Maria e José levam o recém-nascido a um templo, em Jerusalém, para cumprir a tradicional lei judaica de apresentar o primogênito à comunidade. Ali, eles encontram Simeão e Ana, que profetizam sobre Jesus.
Fuga para o Egito e retorno
Após o nascimento do bebê, Maria e José fogem para o Egito para proteger Jesus de Herodes, que ordenou a morte de todas as crianças de até dois anos de idade. Eles retornam após a morte do rei, conforme descrito em Mateus 2:13-23.
Afinal, Maria teve outros filhos?
O cristianismo possui diferentes correntes de pensamento. Então, aqui trabalharemos com três hipóteses: teólogos católicos, teólogos cristãos e uma terceira vertente que eu estudei ao longo dos anos.
Teologia Católica
Para os teólogos católicos, Maria permaneceu virgem e pura a vida inteira, pois fez um voto perpétuo com Deus. Essa corrente de pensamento foi bastante aplicada por São Jerônimo de Estridão, um sacerdote cristão que tornou-se popular por ser o primeiro religioso a traduzir a Bíblia para o latim, tornando-a mais acessível às pessoas.
Teologia protestante
Contudo, conforme estudamos acima, o Senhor chamou Maria para ser mãe de Cristo, mas não há nenhuma passagem com outro mandamento direcionado a ela, como de não ter relação sexual com seu marido José, não ter outros filhos ou qualquer outra coisa semelhante. Sendo assim, para diversos teólogos protestantes ela não tinha nenhum tipo de limitação a esse respeito.
A interpretação deles é de que Maria teve outros filhos e, portanto, Jesus teve irmãos, pois há diversas referências bíblicas que nos dão indícios da presença de irmãos e irmãs, por exemplo:
- Mateus 12:46-47 – “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.”. Na sequência, até o verso 50, Jesus cita que se crerem no Pai, todos tornam-se seus irmãos e irmãs em Cristo.
- Mateus 13:55-56 – “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?”
- Marcos 6:3 – “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se por causa dele.”
Terceira hipótese
Afinal, e eu, o que penso sobre esse assunto? O fato é que Jesus era o primogênito de Maria. Isso é algo comum para todos. Então, esses irmãos de Jesus poderiam ser todos mais novos do que ele, porém aí temos um problema.
Quando Jesus estava na Cruz do Calvário, ele virou para João, seu discípulo amado, e disse:
“E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” – João 19:25-27
A tradição da época era que o primogênito cuidasse da família, porém como Jesus estava próximo da morte, fez questão de deixar alguém de confiança que pudesse cumprir essa função. Logo, se Maria tivesse outros filhos, eles ficariam com essa responsabilidade.
“Ah, Rodrigo, então não podemos ficar com a hipótese de São Jerônimo?” Minha resposta é simples: não! A palavra prima no grego original é a tradução de “irmãos”.
Outro indício de que os irmãos citados não eram filhos de Maria é porque eles tinham comportamento de irmãos mais velhos, pois eles frequentemente davam ordens a Jesus e maltratavam ele. No Oriente Médio, o primogênito é extremamente respeitado e, portanto, jamais levantariam a voz ou mandariam nele se ele fosse o mais velho de todos.
Então, dá a entender que eles eram mais velhos. Entretanto, para serem mais velhos, se Jesus era o primeiro filho de Maria, a hipótese que nos sobra é de que esses irmãos eram, na verdade, filhos de José, pois quando casou-se com Maria ele já tinha a idade avançada.
Estude a Bíblia Sagrada comigo!
E aí, qual das três hipóteses faz mais sentido para você? Estudar as Escrituras Sagradas nem sempre é fácil, pois há muitos desafios no caminho e interpretações que necessitam de uma contextualização histórica e pesquisa mais aprofundada.
Por esse motivo, no curso A Bíblia comentada com Rodrigo Silva, eu preparei uma metodologia prática e simplificada para estudarmos a palavra do Senhor juntos, com mais segurança e informações sobre Arqueologia e História.
15 respostas
Estou amando esse curso Rodrigo da Silva . Muito explicado . Sempre tive dificuldades de entender a Bíblia . Gratidão 🙏
Olá .nunca consegui ler a Bíblia com freguesia .mas agora sinto que preciso entender mais . obrigada
Olá.
Diante das evidências nas hipoteses apresentadas, é possível ter uma conclusão?
Que ensino maravilhoso a compreensão da jente e muito maior muito obrigado por nos dar tanto a conhecer dá palavra de Deus Deus abençoe muito você e sua equipe
Estou amando aprender sobre a palavra de Deus, vc é um ótimo professor
A hipótese de que José teve outros filhos anteriores a Jesus é muito interessante! Acredito nessa possibilidade.
Estou amando esse passeio entre história, arqueologia e aprendizado bíblico.
Muito bom e gratificante aprender com o Dr Rodrigo,sempre acompanho ele na Tv Novo Tempo e suas explicações são bem claras e de uma importância muito grande para o nosso conhecimento.
Gratidão!
o Rodrigo Silva é a única pessoa que considero totalmente idônea no meio gospel, pois além de ter todo o embasamento histórico, filosófico e arqueológico, ele tem temor à Deus, e é comprometido com a Palavra, isento de dogmas e religiosidade . Louvado seja Deus por sua vida, Pastor . Eu te amo em Cristo Jesus . Obrigada por me ajudar ser uma cristã melhor, obrigada por contribuir tanto em um mundo catastrófico, obrigada por tudo ♥
Quero aprender a ler a bíblia corretamente para o meu aprendizado.
Vamos aprender juntos! Conheça A Bíblia Comentada: https://www.abibliacomentadaoficial.com.br/
Oi, a hipótese de José ter já outro família e filhos que se tornaram irmãos de Jesus Cristo, é estranho pois Deus criador escolher uma mulher virgem pra ser mãe do Salvador do mundo, escolher entre tantos jovens, um já com 04 filhos e Maria ser madastra dos demais🤔🤔
Quero saber mas
Mateus:27
56. Entre as quais estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu. O sepultamento do corpo de Jesus
Esse texto não faz menção a Maria?
Maria teve filhos pois na escritura tem menção que José a respeitou todos os meses de sua gravidez só depois a desposou