A Parábola da Moeda Perdida

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Quando lemos as parábolas de Jesus, somos convidados a mergulhar em histórias cheias de significado e lições profundas. Uma dessas parábolas é a da moeda perdida, encontrada em Lucas 15:8-10. Nessa parábola, Jesus nos revela verdades preciosas sobre o amor de Deus e a importância de cada pessoa aos olhos do Pai celestial.

moeda perdida
A parábola representa o amor de Deus por nós | Imagem: Bing Create

A moeda perdida

 

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.” (Lucas 15:8-9)

 

Na época em que Jesus contou essa parábola, assim como hoje, as moedas eram de grande valor e importância. Elas representavam riqueza e segurança financeira. A moeda mencionada na parábola era provavelmente uma dracma, que correspondia a cerca de um dia de trabalho. Para uma mulher daquela sociedade, perder uma moeda significava uma perda considerável, podendo afetar sua subsistência e bem-estar.

 

O papel da mulher

 

É interessante notar que Jesus escolheu uma mulher como protagonista dessa parábola. Naquela época, as mulheres não tinham o mesmo status social que os homens e muitas vezes eram marginalizadas. No entanto, Jesus valorizava e incluía as mulheres em suas histórias, mostrando que todos são importantes aos olhos de Deus, independentemente de seu gênero ou posição social.

 

A aplicação da parábola

 

A parábola da moeda perdida é uma ilustração do amor incondicional de Deus por cada um de nós. Assim como a mulher busca diligentemente pela moeda perdida, Deus nos busca com amor e dedicação. Ele não desiste de nós, mesmo quando nos afastamos ou nos perdemos. O valor que Deus atribui a cada pessoa é imensurável, e Ele está disposto a fazer tudo para nos encontrar e nos trazer de volta para o Seu amoroso abraço.

 

Deus se alegra

 

A parábola da moeda perdida nos lembra que somos preciosos aos olhos de Deus. Ele nos ama incondicionalmente e está sempre disposto a nos buscar, mesmo quando nos sentimos perdidos ou distantes. Assim como a mulher da parábola se alegra ao encontrar a moeda perdida, Deus se alegra quando nos encontramos com Ele e experimentamos a restauração e a plenitude de Sua presença.

 

Que possamos valorizar o amor de Deus em nossas vidas e compartilhar essa mensagem de esperança com aqueles ao nosso redor.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

18 respostas

  1. Obrigada pelo conteúdo, você é muito expressivo, de uma inteligência magnífica, fico encantada com seu conhecimento, e a maneira com a qual aborda o evangelho, enriquecendo nossos conhecimentos, nossas vidas. Deus te abençoe. Obrigada.

  2. Me parece que ha paralelo com a citaçao que diz que Deus se alegra muito mais com 1 mau que se coverte do que com 99 justos.
    A mulher procurou incesssntemente a 1 dracma perdida, apesar de ter consigo 9 outras, e se alegrou muito quando conseguiu acha-la!

  3. Eu amo ouvir e ler a palavra de DEUS e sou muito grata a DEUS por participar deste curso pois conheço um pouco o Dr.Rodrigo e será muito bom aprender com quem tem uma tão grande sabedoria um professor que Encina com excelência obrigada DEUS abençoe o Sr e sua equipe abraço

  4. A forma como são expostos os textos biblicos são como água pra um sedento…assim como eu.
    Consigo entender melhor as Escrituras.
    Obrigado por dividir o pão com a gente. Deus te abençoe abundantemente.

  5. Falo apartir de Angola (África).Agradeço á Deus todo poderoso por eu ter o privilégio de acompanhar os ensinamentos desta grande criatura Divina… Que Deus seja louvado hoje e para todo sempre amém !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
paulo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Paulo, o Artesão de Tendas

Na história bíblica, encontramos um personagem fascinante chamado Paulo, que desempenhou um papel fundamental na propagação do cristianismo. Além de ser um apóstolo e um

Ler mais »
páscoa
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Festa da Páscoa

A Festa da Páscoa é uma das festas mais significativas do calendário religioso judaico. Instituída por Deus, essa festa tem um propósito especial e é

Ler mais »
lei
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O principal mandamento da Lei

Nos Evangelhos, há um momento crucial em que um doutor da lei se aproxima de Jesus com uma pergunta desafiadora: “Qual é o principal mandamento

Ler mais »
tenda
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A tenda do encontro

Em Êxodo 33 encontramos um relato sobre uma tenda que pode muitas vezes passar despercebido. A história apresentada vai do versículo 7 ao 11, mas

Ler mais »
profetas menores
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Profetas Menores – Parte 1

Os livros dos Profetas Menores contemplam 12 escritos de profetas diferentes. Não se engane pelo nome, esses livros são extremamente importantes, e o título de

Ler mais »