A Festa dos Pães Asmos

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A Festa dos Pães Asmos, também conhecida como Festa dos Pães sem Fermento, é uma das festas mais significativas do calendário religioso judaico. Instituída por Deus, essa festa tem um propósito especial e é celebrada com grande reverência e alegria pelos judeus até os dias de hoje. 

 

Vamos explorar a origem e o significado da Festa dos Pães Asmos, as passagens bíblicas que a mencionam e como era celebrada.

pães
A festa dos Pães Asmos é celebrada imediatamente após a páscoa | Imagem: Bing Create

Origem e Significado

 

A Festa dos Pães Asmos tem suas raízes na história do Êxodo, quando Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egito. Após a décima praga, na qual o anjo da morte passou pelas casas do Egito, poupando apenas os primogênitos das famílias que tinham o sangue do cordeiro pascal nas portas, o faraó finalmente permitiu que os israelitas partissem. No entanto, eles tiveram que sair às pressas, sem tempo para fermentar o pão.

 

Deus decretou que, a partir daquele momento, o povo de Israel deveria celebrar a Festa dos Pães Asmos como um memorial dessa libertação. O pão sem fermento simbolizava a pressa com que tiveram que deixar o Egito, mas também representava a pureza e a santidade exigidas por Deus.

 

Passagens Bíblicas 

 

A Festa dos Pães Asmos é mencionada em várias passagens bíblicas, sendo as principais: Êxodo 12, Êxodo 23  e Levítico 23. Nessas passagens, Deus instrui o povo de Israel a celebrar essa festa anualmente, durante sete dias, no mês de abibe (mais tarde chamado de mês de Nisã).

 

Celebração e Ritos

 

Durante a Festa dos Pães Asmos, o povo de Israel deveria remover todo o fermento de suas casas, simbolizando a remoção do pecado e da impureza. Durante os sete dias da festa, eles deveriam comer apenas pão sem fermento, como um lembrete constante da providência divina e da libertação do Egito.

 

Além disso, havia ofertas especiais a serem apresentadas no Templo, incluindo o sacrifício de um cordeiro pascal. Essa festa também era uma oportunidade para o povo se reunir em comunhão e adoração a Deus, compartilhando refeições festivas e lembrando-se das maravilhas que Ele havia realizado em sua história.

 

Relação com a Páscoa

 

A Festa dos Pães Asmos e a Festa da Páscoa são celebradas juntas e fazem parte da mesma celebração religiosa judaica. A Festa dos Pães Asmos é uma extensão da Festa da Páscoa e ocorre imediatamente após a Páscoa. 

 

Durante essa festa, os judeus comem pães sem fermento por sete dias, simbolizando a pressa com que o povo de Israel deixou o Egito, sem tempo para fermentar o pão. Portanto, embora sejam duas festas distintas, elas são celebradas em sequência e estão intimamente relacionadas.

Relevância Espiritual

 

A Festa dos Pães Asmos não é apenas uma celebração histórica, mas também possui um significado espiritual profundo. Ela nos lembra da importância de nos livrarmos do fermento do pecado em nossas vidas, buscando a pureza e a santidade diante de Deus. Além disso, nos lembra da fidelidade e da providência divina, que nos liberta das amarras do pecado e nos conduz à verdadeira liberdade em Cristo.

 

A Festa dos Pães Asmos é uma celebração rica em significado e história. Ela nos lembra da libertação do povo de Israel do Egito, mas também aponta para a libertação espiritual que encontramos em Cristo. 

 

Ao celebrarmos essa festa, somos convidados a refletir sobre nossa própria jornada de fé, buscando a pureza e a santidade diante de Deus. Que possamos sempre lembrar da providência divina em nossas vidas e celebrar a liberdade que encontramos em Cristo, o Cordeiro Pascal que foi sacrificado por nós.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

41 respostas

  1. A liberdade é algo maravilhoso!
    Ter a certeza de viver sem nenhuma escravidão na Pessoa no meu Senhor e Salvador Jesus Cristo é sensacional. Essa certeza me anima a viver hoje sabendo que essa vida nunca vai se acabar.
    Vamos celebrar a liberdade, sim!
    Não sou uma judia mas sou filha do Deus Criador, do Deus Fiel, do Deus de Amor que por meio do “Cordeiro que tira o pecado do mundo”, Jesus Cristo, me resgatou!
    Aleluia!
    Louvado seja o Senhor nosso Deus!
    Louvado seja o nosso Emanuel!

  2. Estou maravilhada com esses novos conhecimentos bíblicos, cada vez que leio mais amo ❤️ conhecer a história de como nosso Deus nos libertou e nos salvou.
    Obrigada Rodrigo Silva e toda sua equipe, vocês são bênção de Deus e instrumento nas mãos Dele.

  3. Graças e paz. Saber que pela graça e a.misericordia de nosso senhor Jesus Cristo, samos livre hoje e maravilhoso ainda mais que ele fez tudo por nós ama é mais lindo ainda. Gratidão senhor Jesus por tudo e me ensina a amar da forma que o senhor nos Amou 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿

  4. Louvado seja Deus, hoje somos libertos por Jesus Cristo que tira todo o pecado do mundo, Deus o abençoe muito pelo ensinamento sobre esta festa tão espiritual e simbolica, serve pra nós refletir muito sobre a nossa jornada com Cristo, como estamos nos comportanto🤔se estamos agradando a Deus 🤔,, e nos examinar se estamos deixando algum fermento entrar em nós 🤔meditamos e oramos, pra que Ele cresça, eu diminua e ele apareça em nós 🙏🙏🙏😪😪

    1. É gratificante aprender da Palavra de Deus, ler e compreender através de um filho de Deus tão dedicado e apaixonado pelo Pai Celestial, é uma dádiva. Amém ✋️.

  5. Viver sem pecado é o sonho de todo aquele que conhece jesus , esses simbolismo são muito esclarecedores e em Cristo no poder do espírito santo podermos vencer o pecado que a em nós e no mundo e quando Cristo voltar aí sim a vida será completamente sem pecado pois seremos transformados a imagem e semelhança de Cristo. Eu desejo ver meu salvador e com ele estar para toda eternidade. Louvado seja o nome do senhor Jesus

  6. Louvado seja Deus, que nos deu o Cordeiro que seu sacrifício dura para sempre 🙏 Que possamos ser fiel a ele até o fim, então seremos salvo🙏🙏

  7. Louvado seja Deus por tanto conhecimento passado a mim através das aulas, livres, comentários… Esse curso foi o maior presente esse ano. Que Deus Deus você professor, sua família e toda equipe

  8. Se fomos enxertados por Cristo na Oliveira verdadeira que é Israel para que, com eles, sejamos povo de D’us, poque antes, nem povo éramos, não tinhamos D’us mas em Cristo fomos aproximados e agora so.os um povo, participantes da mesma ceiva, por que então, nós de qualquer denominação evangélica não celebramos, oficialmente, as festas do Eterno como Ele determinou que celebrássemos?

  9. Nossa cada dia um aprendizado, fico muito grata por passar estas histórias, estou aprendendo muito com vc Rodrigo cada dia . Obrigada

  10. Amos aprender as coisas santas de DEUS gosto de mais dos conteudos divinos as explicaçoes ainda vou fazer o curso assim que puder

  11. Agradeço a Deus pela oportunidade de aprender mais profundamente Sua Palavra para ser sempre mais parecida com Cristo, e ter a certeza da ressurreição e da Vida Eterna.
    Agradeço ao Pastor Rodrigo e peço que Deus abençoe sua vida e família em nome de Jesus.

  12. Sou muito grata a meu Deus por sua vida pastor.Apesar de não o conhecer-lo com a certeza de um dia nus veremos na cidade de meu Deus.

  13. Como é bom aprender o verdadeiro significado espiritual da Páscoa, e saber é entender sobre a providência divina, para nós libertar da escravidão do pecado. O pecado que nos distancia de deus; mas Deus em sua infinita misericórdia nos chama para próximo Dele e podermos usufruir de Suas bênçãos só re nossas vidas, louvado seja o Senhor no nome de Jesus, amém!

  14. Maravilhoso ensinamento !
    Amo os estudos que você envia.
    Glórias a Deus pela sua vida .
    Deus o abençoe muito .🙏🙏🙏🙏🙏

  15. Sempre e bom aprender mais e mais sobre as Escrituras Sagradas. Quero sim ter conhecimento das passagens bíblicas. Gratidão 🙏

  16. Agradeço o compartilhar.
    Amo as Festas Biblicas!
    Entretanto tenho uma dúvida:
    Nesse ano Páscoa no calendário Gregoriano será 29/03
    No Calendário Judaico, Páscoa se dará no dia correspondente ao nosso calendário dia 23 /04.
    Que dia vou comemorar a Páscoa e em seguida Pães Asmos?

  17. Bom Dia Pastor, Professor e Irmão Rodrigo Silva 🙏
    Estou amando conhecer mais sobre a Palavra de Deus 🙌
    Obrigada por esses ensinamentos, um forte abraço meu querido.

  18. Feliz sábado. Shalom! Sou grata a DEUS, por permitir receber do Pr Rodrigo Silva, todo o seu conhecimento teológico, arqueológico como o que tenho recebido pelo estudo da Bíblia Comentada. É um verdadeiro deleite aprender p/ viver segundo a sua PALAVRA 🙏

  19. Feliz sábado. Shalom! Quanto mais eu recebo as experiências compartilhadas do Pr Rodrigo Silva mais eu desejo aprender com ele Deus abençoe sempre

  20. Estou sendo muito abençoada com seu Ensino Dr. Rodrigo parabéns Deus te chamou nessa terra com um grande propósito alcançar almas pra jesus obrigado meu irmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
joias
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
As joias de 2700 anos atrás

Como as pessoas se vestiam nos tempos Bíblicos? O Museu de Arqueologia Bíblica apresenta artefatos que podem ajudar a responder essa pergunta! Conheça um deles

Ler mais »
Salmo 117
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 117

O Salmo 117 é curto, rápido, sucinto e direto ao ponto. Tendo apenas 2 versículos, pode passar despercebido para a maioria das pessoas que estão

Ler mais »
poéticos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Livros Poéticos

Uma das muitas divisões entres os livros da Bíblia são os livros poéticos. Como o próprio nome indica, esses livros tem uma característica literária poética,

Ler mais »
fé e tolerância
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Equilibrando fé e tolerância

Hoje estou aqui para compartilhar algo que tem me movido profundamente nos últimos tempos e que gostaria de discutir com todos vocês. Vamos falar sobre

Ler mais »
profissão
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Profissão de José e Jesus

Todos conhecem a história de Jesus e seu pai trabalhando como carpinteiros, conforme revelado na Bíblia (Mt 13.55 e Mc 6.3).    No entanto, o

Ler mais »