A Arca da Aliança: sua importância e onde ela se encontra hoje

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

A Arca da Aliança é o objeto sagrado onde, segundo a Bíblia, estavam guardadas as tábuas dos dez mandamentos e alguns outros itens importantes, e que também servia como um meio de comunicação de Deus com os homens. Ela é utilizada pelos Hebreus até aproximadamente a conquista de Jerusalém, onde a mesma é tida como desaparecida. 

Para saber mais a respeito da Arca e onde ela pode estar hoje, continue lendo o texto!

 

O que é a Arca da Aliança? 

A Arca da Aliança é um objeto sagrado que, segundo a Bíblia, foi construída com madeira e coberta por ouro, servindo de depósito para as tábuas dos dez mandamentos, para o cajado de Arão e um vaso com Maná (o alimento provido por Deus no deserto), sendo que estes objetos representavam a aliança entre o  povo de Israel e Deus.

 

Qual a origem da Arca da Aliança? 

O livro Êxodo diz que Moisés organizou a construção da Arca, a partir de instruções divinas. A Bíblia também detalha a aparência da Arca, narrando que se trata de uma caixa de madeira de acácia, de 2 côvados de comprimento e 1,5 côvado de altura e largura. Côvado é uma unidade de medida utilizada por algumas civilizações na antiguidade, equivalente a meio metro, aproximadamente. Outro detalhe descrito seria que a Arca foi coberta de ouro tanto do lado de dentro quanto de fora.

O propiciatório, nome dado à tampa da Arca, continha uma escultura em ouro de dois querubins virados um para o outro, com as asas servindo de cobertura para seus rostos.

A Arca também possuía argolas de ouro em suas extremidades, onde seriam encaixadas varas para transporte. Contudo, ela não poderia ser transportada por qualquer um, sendo essa função reservada apenas aos sacerdotes levitas.

 

Simbologia da Arca da Aliança 

A partir dos objetos que estão guardados no interior da Arca, ela é vista como o objeto mais sagrado, representando Deus na Terra. A Bíblia diz que Deus se revelava ali na forma de uma fumaça. Como não era permitido tocar a Arca, e esse ato era punido com morte daquele que a tocou, eram utilizadas hastes para o transporte seguro da mesma.

 

Arca usada como instrumento de guerra

Como dito anteriormente, a Arca era a maior representação de Deus na Terra, e essa crença motivou o povo hebreu a levar a Arca com seus exércitos durante as batalhas da conquista de Canaã. É mencionado na Bíblia que a presença da Arca era valiosa a ponto de possibilitar a vitória dos hebreus mesmo em desvantagem numérica com relação a seus opositores. 

Ao mesmo tempo, eles eram derrotados frequentemente sem ela. Neste contexto, Josué resolveu construir um local para a proteção da Arca, em Siló.

Arca da aliança
Mapa do Oriente Médio, região em que ocorrem as narrativas relacionadas com a Arca. | Foto: Freepik.

 

Filisteus capturam a Arca e retorno 

Em determinado momento, a segurança da Arca estava a cargo de três pessoas: o sacerdote Eli, e seus dois filhos Fineias e Hofni. O maior problema aconteceu quando  os três protetores da Arca foram condenados por crimes graças às revelações divinas dadas ao profeta Samuel. Após isso, segundo a Bíblia, o povo filisteu invadiu o território ocupado pelo povo de Israel e os derrotou.

O povo de Israel, observando a situação extrema em que estavam, optou por fazer uso da Arca, para auxiliá-los na batalha. No entanto, como parte do que foi previsto por Samuel, a Arca da Aliança não surtiu o efeito esperado pelo exército do povo de Israel, que foi derrotado e teve o objeto sagrado levado pelo povo filisteu.

Os filisteus, após levarem a Arca da Aliança para seu território, a armazenaram no templo de Dagom, onde atualmente está localizada a cidade de Asdode, no sul do país de Israel. No entanto, a partir desse momento, ocorrências anormais começaram a ser relatadas, como a estátua de Dagom aparecendo decepada duas vezes, um surto de ratos na cidade e outras maldições. Isso foi observado e sentido pelas lideranças dos filisteus, que optaram por enviar a Arca para Ecrom, uma outra cidade comandada pelo povo filisteu. No entanto, a população dessa nova cidade não recebeu bem o objeto, e resolveu enviá-lo de volta à Israel.

 

Jerusalém e Templo de Salomão

Davi, o segundo rei do Reino de Israel, ordenou que a Arca da Aliança fosse levada para Jerusalém para ser armazenada em uma tenda. Após refletir sobre sua decisão por algum tempo, Davi notou que a Arca da Aliança, reconhecida como a representação de Deus na Terra, estava em uma tenda, enquanto que ele se encontrava em um palácio, então deu-se início à construção de um templo para resolver essa questão. Por orientação divina, a construção teve de ser continuada pelo filho de Davi, Salomão.

 

A Arca desaparece 

Passada essa época, o povo babilônico começou a batalhar com o Reino de Judá. Na terceira batalha, liderados pelo rei da Babilônia Nabucodonosor II, o povo da Babilônia venceu e invadiu o território de Jerusalém. Então, um comandante do exército da Babilônia e conselheiro do rei ordenou que o exército incendiasse diversos edifícios, como o Templo do Senhor, o Palácio Real, e outros. Após isso, a Arca da Aliança não é mencionada novamente na Bíblia, dando margem para várias interpretações do que ocorreu com ela.

 

Busca pela Arca 

Não é possível dizer com certeza o que ocorreu com a Arca da Aliança. Em teoria, ela teria sido confiscada pelo exército babilônico após a invasão, mas isso não poderia assegurar sua proteção, porque nada impede que ela tenha sido desmontada para o uso de seu ouro. Mesmo que isso não tenha acontecido, a Babilônia foi invadida e pilhada por diversos outros povos.

A arca da aliança é um objeto que, até os dias atuais, desperta a curiosidade de muitos ao redor do mundo, e diversas expedições são realizadas na região. Alguns museus tentaram replicar a aparência da Arca seguindo a descrição da Bíblia, mas a original não foi encontrada até o momento.

 

Onde a Arca está hoje? 

Ou seja, não há como saber onde estaria a Arca da Aliança nos dias de hoje. As explicações que se contradizem e as falhas nas expedições arqueológicas não respondem se a Arca da Aliança foi levada pelos babilônicos, ou se os babilônios a preservaram ou não.

 

Estude Arqueologia Bíblica com Rodrigo SIlva 

Descubra as riquezas da Arqueologia Bíblica e aprofunde seus conhecimentos sobre outros assuntos como a importância da Arca da Aliança e a história da Bíblia e seu contexto histórico e cultural com o curso “A Bíblia Comentada” de Rodrigo Silva. Com a orientação de especialistas, explore as grandes descobertas da Arqueologia Bíblica em aulas semanais e amplie seus conhecimentos sobre a história da Bíblia. Não perca a oportunidade de conhecer cidades históricas como a cidade de Corinto e estudar Arqueologia Bíblica, com especialistas no assunto.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

45 respostas

  1. Eu amei a explicação, e acho que, em meio a essa informação, o mais importante é a crença na presença Divina em nossas vidas.

    1. Bom dia que Deus abençoe o reverendo Rodrigo silva que nos tem fornecido conhecimento raríssimo para esses dias atuais….

  2. Sou assinante e fico admirada com seu conhecimento e didática. Que Deus derrame bênçãos a ti e equipe, pois ajudam a evangelizar, aumentar o conhecimento de quem quer aprender e entender a Bíblia Sagrada.

  3. Acompanho seus vídeos, tem sido de grande relevância na minha vida, e me trouxe um amor para está área da Arqueologia passei a amar.

  4. Bom dia!
    Muito importante o comentário sobre a Arca da Aliança. Quem sabe aparecerão outras descobertas arqueológicas da localização da Arca?
    Eu sou aluna do curso a Bíblia comentada.

  5. Amo pesqisar assuntos da Bíblia, quando o Dr Rodigo explca, fica bem claro e amplia a visao biblica. Parabéns Dr. Rodrigo. Fico grata ao receber os artigos. Eles são valiosos.

  6. Maravilhoso; Deus nos traz grande conhecimento sobre a sua santa palavra ,através dos seus filhos do todo poderoso grato por tudo maravilhoso.

  7. Boa tarde
    Gosto muito de seus estudos , tenho aprendido bastante com seus vídeos ,palestras ,textos etc …
    Também compartilho com muitas pessoas .você é uma benção para todos que te ouve ou ler seus textos
    Grande abraço fraterno

  8. Acompanho já há algum tempo o Professor, Dr. Rodrigo Silva.
    Parabéns Rodrgo Silva pelos seus esclarecimentos sempre preciosos em busca da verdade bíblica. Muito bom o que faz para o nosso conhecimento e esclarecimentos preciosíssimo tudo isso.

  9. Cada assunto individual dos escritos da Bíblia, estudado com calma faz agente perceber mais detalhes nos assuntos.
    Quando é um assunto que me interessa eu até imprimo para ler com calma. Gratidão 🙏

  10. Muito obrigada equipe Rodrigo Silva equipe , pelos estudos sobre arca alianca ,golgota entre outros…uma grande bênção!! Boa tarde com Jesus !

  11. Me sinto honrada por receber esses comentários tão importantes para o nosso conhecimento, agradeço de coração. Graça e Paz!

  12. No momento só tenho agradecimento para o dr. Rodrigo Silva, pelo seu desempenho ao levar a Palavra de modo tão responsável e apaixonante. Gosto muito de estudar , pesquisar a respeito da Bíblia e o Rodrigo tem uma metodologia de ensino, que aguça cada vez mais a vontade de conhecer esse livro ímpar de lições e sabedoria inesgotável.
    Portanto, um achado em minha vida aos 72 anos.

  13. Eu tenho aprendido muito com este Mestre Rodrigo Silva, tudo que ele posta estou assistindo porque amo aprender mais da Bíblia e com ele é bem melhor ouvir, muito sábio Deus o abençoe sempre. Tenho um sonho de visitar a Terra Santa. Mas por enquanto fico só vendo kkk abraços, sou sua seguidora . Moro no Estado do Maranhão cidade pequena por nome Coroatá.

  14. Professor, não é um comentário mas sim uma dúvida. O que representa o ouro na divindade de Deus?. Desde os primórdios da humanidade, e até hoje, ouço falar sobre ruas de ouro no céu… e porquê a arca da aliança usa ouro em sua construção a pedido de Deus?. Sabemos que o ouro até hoje, é muito valioso, muitos o usam como ostentação, outros para mostrar sua condição abastada na sociedade. O fato é que o ouro até hoje é o metal mais precioso da terra além do diamante. Isso sobre maneira me deixa muito curioso, o que representa o ouro para Deus e para os homens?, Me esclareça por favor, muito obrigado.

    1. As ruas de ouro mostram como o céu é superior à terra. Aqui, brigamos por riquezas e ouro, no Reino de Deus, PISAREMOS E CAMINHAREMOS PELO OURO. O que aqui vale tanto, no céu será como o pó e a sujeira do chão. O ouro é lindo, e o olhar do homem o cobiça. Devemos colocar o olhar em Deus somente, porque Deus brilha mais do que todas as joias juntas. Essa é minha visão. Se eu estiver errado, Deus me perdoe, me corrijam pf. Deus o abençoe!

  15. boa noite,
    professor, admiro muito seu AMOR, em explanar tudo que se refere ao nosso Deus e nosso Jesus Cristo, eu viajo sinto uma paz tão grande na minha Alma, como gostaria de viver no tempo de jesus, qdo vou para o monteme sento na terra imagino jesus ensinando quanta PAZ, uma pena termos essa informação da ARCA, algo que representava o próprio DEUS,os sacerdotes carregando o poder das conquistas….povo de Josué…, parabéns pastor que Deus lhe der saúde …e sabedoria para nos dar mais estudos aprendizado que só nos faz bem e é o caminho para quem quer em espírito em verdade….o caminho da SALVAÇÃO NOSSO CRISTO ..BOA NOITE PAZ DE CRISTO JESUS..

  16. Bom dia Dr. Rodrigo Silva.
    Estou amando, ler e entender estas maravilhosas, situações que a Bíblia como entendemos a palavra de Deus, e conhecimento esplêndido que arqueologia, nos mostra e explicada por vc com muita convicção e habilidade vc esta de parabéns…que Deus continue te abençoando em todas as áreas amém!!

  17. Acho que a arca não deveria ser encontrada, a presença de Deus aqui na Terra é Jesus, é o Espírito Santo que impulsiona a Igreja. Glória a Deus por tudo que Ele construiu e como orienta seu povo, que hoje, somos todos nós batizados pela fé e em comunhão com o Espírito Santo!

  18. Muito revelador a explicação sobre o que representava a arca do SENHOR e o efeito que ela causava nos homens que a levavam principalmente em batalhas!
    Digo isso porque alguns podiam alegar que os soldados lutavam com mais afinco e valentia por saber que Deus estava com eles em determinada empreitada, dando a entender que a arca tinha um efeito placebo na mente daqueles homens!
    Mas sabe-se que issi não era verdade, que sim, que Deus se fazia presente para onde a arca estava; mas não só bastava isso, pois não adiantava nada a presença da arca se havia desobediência e impureza espiritual!
    Tanto que a passagem mencionada prova isso, Deus pode até está presente, mas se não houver aprovação de nada adiante tal empreitada!

  19. Excelente explicação sobre a Arca da Aliança. Como estudamos em Samuel, a Arca da Aliança foi levada na batalha, sem a ordenação de Deus, e o resultado foi catastrófico. Muitas especulações sobre o lugar que a Arca poderia estar escondida, ou talvez o próprio Jeremias a escondeu no deserto da Judéia. O fato é que com a vinda de Jesus entramos na “Arca” da salvação e fechamos o ciclo com o passado.

    Quem ainda não está fazendo o curso com o Professor Rodrigo Silva não tem ideia do que está perdendo. É de uma profundidade que torna o texto claro e acessível a todos. O estudo do contexto faz toda a diferença. O valor é insignificativo se levarmos em conta da grandeza e do aprendizado que não conseguiríamos adquirir a não ser em uma universidade. Além do aprendizado, algo mais importante ocorre: a transformação do nosso coração, pois se não houver mudança, não vale a pena. A Bíblia precisa entrar em nossas entranhas e nos fazer de novo, um novo ser.
    Precisamos das leis mosaicas que Jesus seguiu e por elas foi executado, precisamos do cajado de Arão, simbolizando os presbíteros que lideram os fiéis e precisamos do pão (maná). Disse Jesus: Eu sou o pão da vida! O que continha na arca precisa estar dentro do nosso coração.

  20. A paz do SENHOR JESUS CRISTO.
    Eu muito me alegro em participar desse estudo Bíblico.
    DEUS abençoe sempre sua vida Pastor Rodrigo.
    Muito obrigado 😊

  21. Estou entrando agora pela primeira vez aqui no estudo da bíblia, estou feliz, muito feliz mesmo, é emocionante entrar pelo lado espiritual.MUITO Obgd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
atos
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Atos dos Apóstolos

Vamos embarcar em uma emocionante jornada pelo livro de Atos dos Apóstolos, uma obra inspiradora que nos leva aos primeiros dias da igreja cristã. Preparem-se

Ler mais »
parábola das dez virgens
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A parábola das Dez Virgens

A parábola das Dez Virgens é uma das mais cativantes e significativas histórias contadas por Jesus. Encontrada no Evangelho de Mateus, esta parábola oferece lições

Ler mais »
oração
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Jesus e a oração

A chamada Oração do Senhor, também conhecida como Pai Nosso, é um dos ensinamentos mais fundamentais do cristianismo. Nos Evangelhos, encontramos duas versões dessa oração,

Ler mais »
cidade de tiro
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Queda de Tiro

Tiro, uma cidade de importância histórica e estratégica, situava-se numa ilha agora ligada ao continente por um aterro. Esta cidade fenícia era o porto mais

Ler mais »
Neemias
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Neemias?

Neemias é uma figura central na Bíblia, reconhecido por sua liderança, fé inabalável e visão para reconstruir Jerusalém após o exílio babilônico.    Neste blog,

Ler mais »
casa de pedro
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Casa de Pedro

A história da casa de Pedro é uma jornada fascinante que nos leva às raízes do cristianismo e revela como um local simples se tornou

Ler mais »