Skip to content
  • Início
  • Cursos
    • Bíblia Comentada
    • A História do Povo de Deus
  • Blog
  • Livros
  • Sobre mim
Menu
  • Início
  • Cursos
    • Bíblia Comentada
    • A História do Povo de Deus
  • Blog
  • Livros
  • Sobre mim

O jeito certo de orar

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Vivemos em tempos de incertezas e perigos, onde as estradas nem sempre são seguras e nossas orações frequentemente são pedidos por proteção. Mas há uma promessa bíblica que nos oferece esperança de um futuro diferente, um futuro onde não haverá mais perigo e todos poderão viajar em paz e segurança. Essa promessa está descrita no livro de Apocalipse, capítulo 21.

 

A promessa de Apocalipse

 

O apóstolo João escreveu em Apocalipse 21 sobre a visão de um “novo céu e uma nova terra”. Ele viu a “santa cidade, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu noivo”. João ouviu uma voz vinda do trono dizendo: 

 

“Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles, eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos toda lágrima, e já não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque essas palavras são fiéis e verdadeiras.”

 

A contínua esperança

 

Estamos em 2024, e essa profecia ainda não se cumpriu. Continuamos a viver em um mundo cheio de sofrimentos e desafios, aguardando a realização dessa promessa. O apóstolo Pedro também falou sobre isso em 2 Pedro 3:10-13, descrevendo o “dia do Senhor” como um momento em que “os céus passarão com grande estrondo e os elementos se desfarão pelo fogo”.

 

Pedro nos encoraja a viver de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda de Deus. Ele nos lembra que, segundo a promessa de Deus, esperamos “novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça”.

 

O poder da oração

 

Enquanto aguardamos esse dia, a oração continua sendo uma ferramenta poderosa para nos conectarmos com Deus e buscarmos conforto e orientação. Orar é abrir o coração a Deus como a um amigo, compartilhando nossos medos, esperanças e gratidão. Jesus nos ensinou a orar de maneira sincera e humilde, evitando vãs repetições e exibições públicas de fé.

 

Ele nos deu um modelo de oração no Pai Nosso, que nos lembra de buscar a vontade de Deus acima de tudo e confiar em Sua provisão e perdão.

 

Jesus também valorizou a oração intercessora, pedindo aos seus discípulos que orassem com Ele no Jardim do Getsêmani. Orar pelos outros pode ser uma forma de aliviar nossos próprios sofrimentos, pois nos ajuda a tirar o foco de nossos problemas e a nos conectar com a dor e as necessidades dos outros.

 

Continue a confiar

 

Vivemos em tempos difíceis, mas a promessa de um novo céu e uma nova terra nos dá esperança. Enquanto aguardamos esse dia, a oração nos oferece um caminho para buscar a presença e o conforto de Deus, tanto para nós mesmos quanto para os outros. Que possamos continuar a orar com fé e fidelidade, confiando nas promessas de Deus e buscando viver de acordo com Sua vontade.

 

Assista ao vídeo completo onde conversamos sobre “O jeito certo de orar”.

Clique no vídeo abaixo e assista agora mesmo.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

4 respostas

  1. Cristianne Gori Smith disse:
    5 de julho, 2024 às 4:03 am

    Pr Rodrigo, em nome de JESUS não perca sua essência e simplicidade. Quero ouvir o Espírito Santo, livramento para o Brasil, que cesse a cobiça na justiça e na religião. Nós cidadãos simples e extorquidos por todos NAO CONSEGUIMOS PAGAR por justiça, por saúde, por entendimento, por amor e bençãos. “Quero olhar o mundo com olhos cheios de amor”, mas não consigo. Quero acreditar novamente em nós, na verdade dessa nossa fraternidade, por cuidar-nos uns dos outros sem termos que pagar sem receber. Nós, do lado de cá, não estamos vivendo a mesma fase feliz que vc, Nigro, Vilela, Vieira entre tantos agora, todos com mulheres modelo, vivendo numa ilha de felicidade abençoados com dinheiro, prosperidade e idas constantes a Israel terrena e caríssima, que jamais poderemos, apesar da nossa pátria e a maioria de nós estar sendo esmagada pela corrupção moral, ética e religiosa do comunismo mentiroso e política cobiçosa e imposta por irmãos insensatos e exploradoradores em todos os segmentos das nossas vidas. Deus tenha misericórdia do Brasil derrube o governante e seus comparsas do judiciário, traga de volta nosso verdadeiro PR temente a Deus. Salve-nos, SENHOR, ninguém aguenta mais “esse deserto que atravessamos”, deserto de cristãos de verdade apesar de seguirmos para encontra-Lo, glorifica-Lo e viver eternamente só do Seu amor ara a Sua glória. Leve-nos depressa para a Nova Jerusalém, Senhor, no novo Céu. Misericórdia pelos presos políticos e pagadores, Senhor! Por todos carentes de amor e liberdade e Tua Presença Senhor.

    Responder
  2. Irene gomez disse:
    8 de setembro, 2024 às 4:12 am

    Por favor ore pelo meus filhos e netos andrew, diamond, jr.raymond que Deus desvie todo mal deles e ponha no caracao deles paz e esperanca que tenham um coracao e mente limpa para poder te adorar meu santo Deus Jeova,tambem meus filho e filhas Lisa, Veronica e youry. Leve e deixe esse pedido para israel

    Responder
  3. Simone disse:
    12 de setembro, 2024 às 7:06 pm

    A paz do Senhor, pastor Rodrigo! Peço ajuda em orações para vivenciar a fé do tamanho de um grão de mostarda que o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo menciona na Palavra Dele! Desde já lhe agradeço de coração, muito obrigada e que Deus continue abençoando você e toda a sua equipe!

    Responder
  4. Simone disse:
    12 de setembro, 2024 às 11:50 pm

    A paz do Senhor! Peço ajuda em orações para vivenciar a fé do tamanho de um grão de mostarda que o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo menciona na Palavra Dele! Muito obrigada e Deus abençoe grandemente! 🙏🙏

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem eram os “Juízes” mencionados na Bíblia?

A Bíblia relata que, após a morte de Josué, Israel entrou em um período de transição e desafios. Deus não designou um único líder para

Ler mais »
4 de abril, 2025 4 Comentários
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Benedictus: o hino de Zacarias

Quando abrimos o primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, somos transportados para um cenário carregado de expectativa, fé e revelação divina. Em meio a esse

Ler mais »
9 de maio, 2025 3 Comentários
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A figura do Centurião Romano

Você já ouviu falar do centurião romano nos Evangelhos? A imagem desse militar aparece em momentos bem marcantes da vida de Jesus — e não

Ler mais »
16 de maio, 2025 Nenhum comentário
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A confiança inabalável em Deus

A vida cristã não é isenta de desafios. Enfrentamos dificuldades, provações e, muitas vezes, somos questionados sobre nossa fé. Foi exatamente nesse contexto que o

Ler mais »
20 de março, 2025 11 Comentários
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
A bem-aventurança do perdão de Deus

Todos erramos. Todos, em algum momento, falhamos, desobedecemos a Deus e sentimos o peso da culpa. Mas a boa notícia é que Deus, em sua

Ler mais »
26 de março, 2025 8 Comentários
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A ordem cronológica da Bíblia

A Bíblia, como a conhecemos, não está organizada em ordem cronológica, mas sim por categorias literárias. Isso pode gerar dúvidas sobre a sequência real dos

Ler mais »
21 de março, 2025 10 Comentários
Carregar mais...
CATEGORIAS
  • Arqueologia Bíblica
  • Devocional
  • Dúvidas Bíblicas
  • Personagens Bíblicos
  • Arqueologia Bíblica
  • Devocional
  • Dúvidas Bíblicas
  • Personagens Bíblicos

© 2023 – Todos os Direitos Reservados | NEGEV PRODUCOES LTDA. – CNPJ 42025760000101

Políticas de privacidade | Termos de uso